BLOGAGEM COLETIVA - ALIANÇA DOS BLOGS: Maio

 

Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva Aliança dos Blogs! 

Todos os meses, eu e dois amigos blogueiros super queridos: a Danielle e o Tom, apresentamos nos nossos BLOGS, as postagens da ALIANÇA DOS BLOGS.

Pensamos com muito carinho e cuidado no que agradaria nossos leitores e esperamos que vocês gostem da nossa seleção! 

Neste ano mudamos a data da postagem e vocês terão posts inéditos quase sempre na primeira quarta feira do mês. Sempre com um tema diferente para compartilhar com vocês. Esta é a quinta postagem do ano, neste projeto que amamos. 

O tema deste mês é PERSONAGEM MATERNO. Selecionei cinco mães na ficção, que me marcaram bastante, para compartilhar com vocês. São livros que eu adorei e personagens que me trouxeram (e ainda trazem só de pensar nelas) muitas reflexões importantes. Vamos conferir?

Água fresca para as flores, Valérie Perrin, Intrínseca

Violette, é a zeladora de um cemitério. Escuta confidências, lida com perdas o dia todo e não perde a ternura, nem a empatia. Traz uma história dramática, convive com o passado de forma peculiar e é simplesmente encantadora. O livro é maravilhoso e esta mãe francesa, é daquelas que eu adoraria encontrar um dia, para conversar sempre pressa, saboreando um bom chá. 

Olive Kitteridge, Elizabeth Strout, Companhia das Letras

Olive é daquelas personagens singulares, francas e autênticas que me conquistaram na primeira linha do livro. Professora de matemática aposentada, vive numa pequena cidade do Maine com o marido e o único filho, que sofrem nas suas mãos. Aparentemente rígida e intolerante, vamos descobrindo durante a leitura, uma mulher e mãe, calorosa e protetora, que demonstra seus sentimentos de uma forma original e peculiar.
 


Park So-nyo mora numa aldeia no interior da Coreia do Sul e é mãe de cinco filhos adultos. Ela simplesmente desaparece ao chegar a Seul para visitá-los. O marido, com quem Park é casada há mais de 50 anos, imaginando que a esposa o seguia, entrou num vagão do metrô e ela "não conseguiu" entrar junto. Vamos conhecer esta mãe através da percepção dos filhos e do marido, o que eu acho que é a grande sacada do livro. Um dos meus livros favoritos da vida, uma reflexão poderosa sobre invisibilidade, entrega e laços de afeto. Uma pena que está esgotado há anos, sem previsão de reimpressão!


Eva não queria ser mãe, ao contrário do seu marido, e Kevin é um menino entediado e cruel, que aterroriza as babás e vizinhos. Ela tenta cumprir automaticamente seu papel materno, até o nascimento da sua segunda filha, com consegue estabelecer um vínculo totalmente diferente do seu primeiro filho. Uma história chocante, que literalmente me deixou sem fôlego e me trouxe muitos questionamentos e reflexões, bem como um alívio imenso, por vivenciar a maternidade em outras circunstâncias e com outro olhar.


Valeria vive na década de 50, em Roma, com seu marido e um casal de filhos. Num caderno anota tudo o que vivencia e observa. Uma vida sem grandes emoções, uma mulher que se vê sem perspectivas e sem ambições. Vive para família e cuida de forma exemplar dos filhos. Que sentimentos se escondem por baixo de tamanha "normalidade"?  Me senti impotente e triste com esta mãe, igual a tantas da sua geração.

Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nossos amigos:

Danielle SV: " Nossa querida Aliança dos Blogs chega à quinta edição do ano com o tema personagem materno. Para ilustrar esse assunto, escolhi o livro O Chá-de-Bebê de Becky Bloom, de Sophie Kinsella, uma obra que aborda a maternidade com leveza e humor. Becky, entusiasmada com a chegada do bebê, mergulha em compras exageradas e tenta equilibrar sua impulsividade com a nova responsabilidade. Sua jornada revela os desafios e expectativas desse momento tão especial, tornando a maternidade o eixo central da narrativa." 

Tom Dutra"Olá, gente amiga! No clima do Dia das Mães, preparei uma lista especial com cinco figuras maternas marcantes dos desenhos animados! De rainhas a irmãs, de vovós a matriarcas cheias de personalidade, esses personagens mostram que amor de mãe pode vir de muitos jeitos diferentes. Vem conferir essa seleção cheia de carinho no novo post do Dicas do Tom! 💖🎬"


Postagens relacionadas:


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas