Resenha:Três, de Valérie Perrin, Editora Intrínseca


Resenha de hoje é do livro Três, de Valérie Perrin, Editora Intrínseca.

Sinopse
Adrien, Étienne e Nina se conhecem na escola aos dez anos, em 1986, e rapidamente se tornam inseparáveis. Eles passam o dia juntos nadando na piscina, trocando confidências e prometendo que um dia sairão do interior da França e se mudarão para Paris, onde viverão de música.
Os três não podiam ser mais diferentes: Étienne é o rebelde, Adrien, o ingênuo, e Nina, a emotiva. No entanto, a união entre eles é maior do que qualquer diferença. Um não se vê sem o outro. Mas, às vezes, nem mesmo o laço mais forte é capaz de resistir aos percalços da vida. Enquanto a infância vai ficando para trás, a forte conexão entre os três também começa a ceder aos obstáculos que surgem ao longo do caminho.
Trinta anos depois de se conhecerem, Adrien, Étienne e Nina se tornaram estranhos uns para os outros. A amizade que eles juraram que seria eterna não existe mais. Porém, um acontecimento inesperado pode trazer à tona segredos enterrados há muito tempo.
Um carro é encontrado no fundo de um lago, e Virginie, uma jornalista com um passado enigmático, começa a investigar o caso enquanto reflete sobre a relação entre os três amigos. À medida que ela se aproxima da verdade, uma sequência de eventos e mistérios que se estende por três décadas é revelada e o destino dos três se cruza novamente.



Minhas impressões
Eu estava muito ansiosa para conferir esta leitura e gostei muito, mas não amei como seu livro anterior. Água fresca para as flores continua sendo meu favorito!

Três traz a história de três amigos, Adrien, Étienne e Nina, que se conhecem na infância e juntos superam adversidades, unem forças e são vistos pelos colegas como uma tríade. Com o tempo se afastam e no início da leitura nem imaginava porque isso aconteceu.

Virginie é uma jornalista que volta à sua cidade e no começo fiquei bem intrigada com seu papel na trama.

Em capítulos que alternam passado e presente vamos acompanhar as mudanças dos personagens.

Confesso que levei um susto ao entender a trama proposta pela autora. Achei muito engenhosa e original.

É um livro que fala sobre vida e morte, sobre amizades, expectativas, sonhos e esperanças. Adorei que a infância dos personagens é ambientada na década de 80. O tempo atual se passa em 2017.

Uma das personagens trabalha num abrigo de cães e gatos e eu gostei muito desta ambientação.

Por algum motivo que foge do meu entendimento não consegui me vincular com os personagens e não me afeiçoei a eles. Talvez isso tenha me dado um certo distanciamento, que não me permitiu me apaixonar pelo livro como gostaria. Porque isso acontece? Não faço ideia...mas isso não tira o fato do livro ser muito bom.

A leitura é sempre muito subjetiva e a minha dica é que você leia sem saber muito mais que isso sobre a trama e depois me conte o que achou.

A escrita da Valérie continua maravilhosa e quero ler tudo o que ela escreve sim. Me parece que ainda tem um livro inédito dela. Alô Intrínseca, teremos por aqui também?!

Sobre a edição
Achei a capa interessante e gostei muito da combinação das cores. O projeto gráfico e as ilustrações é de Antonio Rhoden.
São 91 capítulos em 528 páginas. 
Os capítulos curtos dão um bom ritmo à trama. Boa diagramação, bom espaçamento, páginas amarelas e letras em tamanho confortável para leitura. 
A tradução é da Julia Sobral Campos.

Sobre a autora
Romancista e uma das autoras mais importantes no atual panorama literário francês, Valérie Perrin nasceu em 1967 em Remiremont, Vosges. Em 1986, saiu da Borgonha, onde cresceu, para se fixar em Paris. A Breve Vida das Flores, o primeiro romance da autora publicado em Portugal, está já traduzido em mais de 30 línguas, foi distinguido com os prémios Maison de la Presse e Prix des Lecteurs e tornou-se o livro mais vendido em Itália no ano da sua publicação. Valérie Perrin, que foi também fotógrafa de cena e cenógrafa, juntamente com o seu companheiro Claude Lelouch, vive na Normandia.

Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta!

📚 TRÊS
Autora: Valérie Perrin
Tradução: Julia Sobral Campos
Editora: Intrínseca
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Leitura 50 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon 


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Carol


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas