Resenha: A Torre Eiffel - Verdades e Lendas, de François Vey, L&PM Editores

 

A resenha de hoje é do livro A torre Eiffel - Verdades e Lendas, de François Vey, lançamento da L&PM Editores

Sinopse
A torre Eiffel foi criada para ser uma instalação temporária da Exposição Universal de 1889, que aconteceu em Paris, mas acabou por se tornar o símbolo máximo da capital francesa e da França. Com mais de 130 anos, ela é a quarta atração turística mais visitada da França. Todos já viram imagens da torre Eiffel... mas será que a conhecemos de verdade? Em uma prosa envolvente, este livro responde a diversas perguntas sobre a torre Eiffel, passando a limpo a rica e fascinante história do símbolo maior da Cidade Luz.


Minhas impressões
Estava muito curiosa para conferir este lançamento da L&PM Editores por dois motivos. Primeiro porque eu sou apaixonada por esta torre e quero muito conhecê-la pessoalmente, assim como Paris e depois porque neste momento estão acontecendo os jogos olímpicos na Cidade Luz.

Mergulhei nesta leitura de não ficção e gostei bastante, principalmente das curiosidades que ela traz. Gustave Eiffel foi um empresário visionário que  acreditou no projeto de tal forma que mudou o seu sobrenome para Eiffel. Ele foi apelidado de "mago do ferro" por ter construído mais de mil estruturas de ferro durante a sua carreira

No início sua construção foi muito criticada por vários artistas importante e a princípio ela teria uma vida curta, sendo desmontada depois de alguns anos, o que nunca aconteceu. Uma história muito interessante.

Mundialmente famosa, fez muito sucesso desde a sua inauguração. Durante alguns anos atraiu menos visitantes que o esperado, passou por várias mudanças, remodelações e hoje atrai mais de 6 milhões de visitantes por ano. Curioso ler que ela atrai muita gente de fora de Paris, muitos parisienses a ignoram solenemente.

Alguns capítulos trazem fatos curiosos e inéditos pra mim como as façanhas de vários visitantes, que escalaram e saltaram da torre. Atualmente Eiffel conta com modernos sistemas antiterrorismo e de prevenção para que ninguém se atire dela. Um número me chamou muito a atenção, segundo o autor desde 1989 entre 350 e 400 pessoas se mataram pulando da torre. Só em 1965 foi instalado um dispositivo antisuicídio. 

Durante a Segunda Guerra Mundial ela ficou sob custódia dos alemães e depois dos americanos até voltar aos franceses em tempos de paz.

O livro conta ainda sobre os sistemas de elevadores, os restaurantes, bem como sua manutenção com as pinturas e sistema de iluminação. 

Sua imagem foi avaliada em 434 bilhões de euros. Muito mais que o Coliseu de Roma, avaliado em 91 bilhões, ou da Torre de Londres, estimada em 70 bilhões de euros.

O único ponto que achei negativo foi que o autor repete muitas informações de um capítulo para o outro. Achei este recurso cansativo e confesso que me cansou e me desanimou um pouco, mas mesmo assim foi uma leitura bem interessante e me deixou com mais vontade ainda de conhecê-la.


Sobre a edição
Gostei bastante da edição, achei a capa belíssima. As folhas são brancas, letras em tamanho confortável para a leitura, boa diagramação. São 22 capítulos e no final encontramos os marcos históricos e a bibliografia selecionada.

Sobre o autor

FRANÇOIS VEY é um jornalista com atuação em vários veículos da imprensa francesa desde 1981, entre os quais a Agence France-Presse, o jornal Libération, os periódicos Lire, Magazine Littéraire e Journal du Dimanche. Foi cofundador e editor da revista Le Parisien e colaborador da cadeia radiofônica France Culture. É professor de comunicação da Universidade Paris-Dauphine. A torre Eiffel é seu primeiro livro publicado no Brasil. é um jornalista com atuação em vários veículos da imprensa francesa desde 1981, entre os quais a Agence France-Presse, o jornal Libération, os periódicos Lire, Magazine Littéraire e Journal du Dimanche. Foi cofundador e editor da revista Le Parisien e colaborador da cadeia radiofônica France Culture. É professor de comunicação da Universidade Paris-Dauphine. A torre Eiffel é seu primeiro livro publicado no Brasil.

📚 A Torre Eiffel - Verdades e Lendas
Autor: François Vey
Tradução: Julia da Rosa Simões
Editora: L&PM Editores
Minha avaliação: 4/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Leitura 62 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | L&PM Editores



Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Carol


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas