Resenha: Maneiras de temer o fim do Mundo, de Maria Alice Stock, Helvetia Editions


A resenha de hoje é do livro Maneiras de temer o fim do mundo, de Maria Alice Stock, Helvetia Editions.

Sinopse
Nesta narrativa breve e singular, Alice Stock se afirma como escritora e nos encanta com seu olhar cinematográfico e sua escrita atenta. Temperado com imagens e canções. Maneiras de temer o fim do mundo é um belo bordado de relatos sobre o espanto de estar viva diante de percursos incontornáveis.

Minhas impressões

Maneiras de temer o fim do mundo é composto de narrativas curtas, lembranças da vida da autora.
Me identifiquei muito!

Alice fala sobre ciclos, suas mudanças e seus finais. Reflete sobre a sua infância, sobre a perda de entes queridos, sobre a maternidade.

O choro no aeroporto, aguardando o retorno de parentes e a certeza de que um dia partiria para morar fora do Brasil (Alice mora em Genebra atualmente). As visitas aos avós, os momentos de rotina com os pais. A infância em São Paulo, onde a autora nasceu. Tudo escrito de uma forma fluida, calorosa e afetuosa.

Gostei muito da leitura, foi uma viagem, um mergulho de encontro à minha infância também.

Lembro do meu horror quando alguém muito sem noção (ainda bem que não lembro quem é) falou no meu aniversário de 9 anos que o mundo acabaria. Claro que estragou com a minha alegria. Alice aborda esta questão que dá título ao seu livro.

No livro reencontrei ainda a bala de violeta, que assim com aconteceu com ela, recebi de presente "vinda de fora", que me deixou completamente nostálgica. Até hoje eu lembro do gosto desta bala, já tinha até procurado na internet, mas sem sucesso. E olha só, ela levou a bala para o lançamento do seu livro!

A trilha sonora (disponível no Spotify com o nome do livro) me acompanhou por vários dias e é a cara dos anos 80.

"As pessoas não sabem os presentes que elas nos dão, mesmo quando acham que não estão fazendo grandes coisas. É preciso uma avó que ouse usar um decote, mesmo que ela fale de si em um tom autodepreciativo, para a gente aprender a amarrar firme os próprios sapatos e sair andando pela vida."

Depois da leitura participei de um bate papo com a autora e um time de leitores. Foi uma ótima experiência e amanhã trarei a postagem para vocês.


Sobre a edição
Gostei bastante da capa da Anael Medeiros, bem como da combinação de cores.
O livro é dividido em três partes e os capítulos são curtinhos, o que dá um bom fôlego à leitura. Páginas amareladas, letras em tamanho confortável para a leitura, bom espaçamento e boa revisão. No final do livro encontramos a lista de músicas, os agradecimentos e o QR Code com a playlist. Meu livro veio autografado (adoro!), com um marcador de página e um card em forma de postal.

Uma delícia de leitura. Um livro curtinho, intenso e muito bom de ser lido. Recomendo!

📚 Maneiras de temer o fim do mundo
Autora: Maria Alice Stock
Editora: Helvetia Editions
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Livro cedido pela autora
Leitura 61 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Helvetia

Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Carol


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas