Clube MãeLiteratura de Julho
Foi simplesmente incrível a nossa discussão do Clube MãeLiteratura de julho em parceria com a @intrinseca!
O nosso 50º clube da leitura online. Um clube maravilhoso! É fantástico mediar um grupo tão querido. Aproveito também para agradecer a participação de cada um dos nossos leitores.
Foi muito interessante ler e discutir o livro Os Grandes casos do Disque Denúncia, Mauro Ventura. Foi maravilhoso discutir este livro com o autor também! Mauro aceitou o nosso convite e participou do clube. A participação do autor é muito rica para todos!
Nos anos 1990 uma onda de sequestros aterrorizou a população do Rio de Janeiro, a ponto de o estado ostentar uma marca assustadora: dez pessoas presas em cativeiro simultaneamente. Em meio à escalada na violência, começa a ser desenhado o projeto de uma central telefônica para receber ligações anônimas relatando crimes, semente de uma iniciativa pioneira que reuniria sociedade civil, imprensa e forças policiais.
Experiente na cobertura da segurança pública no estado do Rio, Mauro Ventura acompanhou de perto o nascimento do Disque Denúncia, que desde sua criação, em 1995, recebeu quase 3 milhões de denúncias, que resultaram na prisão de mais de 20 mil bandidos e na apreensão de cerca de 42 mil armas e munições, além de 33 toneladas de entorpecentes.
Após três anos de pesquisa, Mauro Ventura reuniu os casos mais dramáticos dos 28 anos de atuação do serviço. Com pleno acesso ao banco de dados e à equipe do Disque Denúncia, graças ao apoio de Zeca Borges, gestor do projeto durante mais de duas décadas, Ventura não apenas reconstitui os crimes como também a experiência de quem os vivenciou de perto: atendentes do DD, parentes das vítimas, policiais envolvidos nas investigações, promotores públicos.
Sobre o autor
Mauro Ventura começou a carreira como jornalista em 1985. Trabalhou como repórter, repórter especial, editor e colunista em veículos como Isto É, Jornal do Brasil e O Globo, onde assinou, de 2007 a 2018, a coluna “Dois Cafés e a Conta”. Com a reportagem “Tribunal do Tráfico”, venceu os prêmios Esso e Embratel. É autor do livro O espetáculo mais triste da terra – O incêndio do Gran Circo Norte-Americano, vencedor do prêmio Jabuti, e da coletânea de crônicas PorVentura, além de coautor de Diário de uma angústia – A força da escrita na superação da doença. É editor do site Testemunha Ocular, do Instituto Moreira Salles, dedicado à difusão e preservação do fotojornalismo brasileiro.
Nossos encontros, discussões e conversas acontecem no espaço que criei especialmente para o nosso Clube da Leitura. Temos um Instagram fechado, o @ClubeMaeLiteratura, exclusivo para os nossos leitores. Todas as nossas atividades são gratuitas.
Você participa de clubes da leitura? Me conta!
Participam também do BEDA:
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.
Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário