RESENHA: O Nadador de Auschwitz, DE Renaud Leblond, L&PM EDITORES
A resenha de hoje é do livro O Nadador de Auschwitz, escrito por Renaud Leblond, lançamento da L&PM Editores.
Que livro emocionante! Ele tem duas características que eu amo encontrar numa leitura. É um romance baseado em fatos reais e é ambientado na Segunda Guerra Mundial.
Nunca tinha ouvido falar em Alfred Nakache e graças ao trabalho meticuloso deste autor, pude conhecê-lo.
Um atleta, nadador campeão talentoso, que quebrou recordes mundiais e foi perseguido por ser judeu. Nascido em Constantina, na Argélia, foi um dos campeões franceses de natação.
Os capítulos são alternados, começam com Alfred menino, morrendo de medo de nadar e o início da perseguição nazista. Casado com Paule e com uma filha de pouco mais de um ano, Annie, foi professor e dedicava sua vida ao esporte.
Apesar do autor ficcionalizar algumas passagens, ele explica que fez um cuidadoso trabalho de investigação sobre Alfred, com entrevistas e leituras de biografias de pessoas que conviveram com ele. Isso, com certeza, deixa o livro muito interessante.
Uma história forte e triste. Um livro que mostra que não podemos, em hipótese nenhuma, permitir que o radicalismo volte a imperar no mundo.
A capa é simplesmente sensacional! Uma das mais bonitas e criativas que já vi. Forte e impactante, chama a atenção de cara e representa exatamente a trama. Páginas brancas, letras em tamanho confortável para a minha leitura e boa diagramação. Gostei muito da edição caprichada da L&PM Editores.
No final da leitura corri no Google para ver as fotos de Alfred e de outros personagens. Leiam, vale a pena.
Você já leu ou quer ler? Me conta.
Comentários
Postar um comentário