Pular para o conteúdo principal

Resenha: 1001 Fantasmas ⁣ | Heloisa Prieto⁣ | Editora Seguinte


A resenha de hoje é do livro 1001 Fantasmas, da Heloisa Prieto, Editora Seguinte, Grupo Companhia das Letras.


Eu estava de olho neste livro há tempos e agora que saiu sua nova edição, não perdi a oportunidade.

Que delícia de leitura!

No prefácio, Heloisa conta que sempre adorou ler e que quando leu os livros de Edgard Allan Poe, aprendeu o que é ler sem parar. Este livro é a sua homenagem ao seu autor predileto.

1001 fantasmas é uma sociedade secreta milenar, que ajuda crianças e jovens em situações arriscadas. Eles só se comunicam por cartas, mesmo nos dias de hoje.

Estes jovens estão em perigo, porque caçadores de fantasmas apertam o cerco, para capturar estes seres, que ajudam e permanecem ao lado dos seus protegidos.

Vitor é um menino que ficou em casa com o tio, enquanto seus pais estão viajando. Só depois descobre que o tio não é tio de verdade e que ele quer prender o Guimarães, um fantasma que mora na casa do Vitor e que o protege.

A narrativa é toda através de cartas, só este formato já teria ganho meu coração, eu amo livros epistolares.

A primeira carta enviada por Vitor para os 1001 Fantasmas foi em 26 de junho de 2001. Ele mora em São Paulo.

Outro ponto que achei muito interessante são as reflexões, aparentemente simples, mas profundas que a autora traz. Por exemplo, quando morre a mãe ou o pai, muitas vezes é explicado para a criança, que o ente querido virou uma espécie de anjo da guarda e que o protegerá do céu. Se esta criança disser que viu um fantasma, já saem dizendo que é assombração.

"A Morte não mata a vida. A morte é só uma transformação. A morte só mata a memória. Este é o grande perigo.

Um livro que aborda o poder das amizades. Vitor, que se julgava sozinho, conhece uma turma muito especial e diferente de amigos, todos dispostos a ajudá-lo.

A escrita da Heloisa é muito boa! Fluida, leve, divertida e interessante, prendeu minha atenção e me fez viajar na leitura.

Li a versão em e-book, pela Plataforma NetGalley, através da minha parceria com a Companhia das Letras.

Achei a capa linda. A edição da Seguinte é muito caprichada.

Li de uma vez e foi uma experiência tão boa, que em seguida li o outro livro da autora, 1002 fantasmas. Ah, mas isso é história para a próxima postagem!

Adorei! Apesar de ser indicado para leitores a partir de 8 anos eu recomendo para leitores de todas as idades. Você leu ou quer ler? Me conta!



Heloisa Prieto é autora de 88 obras de ficção e fantasia voltadas para públicos diversos. Detentora dos principais prêmios de literatura brasileira, teve diversas obras adaptadas para o teatro, cinema e televisão.

📚 1001 Fantasmas
Leitura #30 de 2022
Autora: Heloisa Prieto
Ilustrações: Veridiana Scarpelli
Ano: 2022
Páginas: 96
Editora: Seguinte
E-book cedido pela Editora
Minha avaliação: 5,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon






Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é