Pular para o conteúdo principal

Blogagem Coletiva - Aliança dos Blogs: Janeiro

 
#BlogagemColetiva ⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva! Estamos de volta, agora na versão 2022!

Começamos este projeto ano passado e foi tão gostoso que vamos continuar durante todo este ano.
⁣⁣⁣
Todos os meses, eu e três amigos blogueiros super queridos: a Danielle, o Lucas e o Tom, apresentaremos nos nossos BLOGS, as postagens da ALIANÇA DOS BLOGS. ⁣⁣O tema deste mês é LEITOR.⁣⁣⁣⁣⁣

⁣⁣⁣
Escolhi contar sobre as minhas manias enquanto leitora. Todos têm as suas, não é mesmo?

Algumas das minhas manias de leitora:
1. Durante a leitura, marco as páginas do livro com post-it, combinando a cor com a capa. Antes eu usava marcador de páginas, mas parei por dois motivos: primeiro porque ele caia toda hora e depois porque já peguei vários spoilers resgatando o marcador do final do livro (quero morrer com isso, credo!).

2. Não leio a sinopse antes, só depois que acabo a leitura. Não gosto de saber o que vai acontecer na trama, porque fico super ansiosa e esperando os acontecimentos, nem curto muito a leitura. Prefiro ser surpreendida sempre.

3. Detesto parar a leitura no meio da página, principalmente da esquerda. Esta é uma das minhas manias mais sem sentido, mas fazer o que, né? Quando eu leio antes de dormir isso acontece muito, às vezes fico insistindo em terminar aquela página e no dia seguinte tenho que ler a página inteira de novo, porque não lembro mais nada...rs. Estou tentando melhorar esta questão.

4. Não leio agradecimentos quando vêm antes do texto, só leio no final (e gosto que ele venha sempre por último). Sinceramente não consigo entender a lógica de agradecer por algo que ainda não sabemos o que é, antes da leitura do livro!

5. Quando eu gosto muito de determinada frase ou passagem releio várias vezes antes de seguir a leitura. Percebo que isso acontece muito, às vezes leio e releio e fico apaixonada pelo texto!

6. Brigo mentalmente com o autor quando não concordo com o desfecho do livro. Sim, principalmente quando percebo que o autor fez "uma pegadinha" comigo. Uma coisa é ser surpreendida, outra é mudar totalmente o rumo para criar um final mega surpreendente, aí, eu fico muito brava.

7. "Escuto" a voz do autor, quando o conheço pessoalmente, narrando a história pra mim. Isso acontece com você? Comigo acontece direto e eu gosto bastante.

8. Não gosto de ler livros pesados antes de dormir. Acho que não durmo direito, principalmente se for um thriller ou livros de guerra.

9. Anoto os detalhes da leitura num diário e tenho um caderno só para anotar os livros finalizados (uso este processo há muitos anos). Eu gosto de anotar os detalhes assim que acabo a leitura e muitas vezes durante. Isso me ajuda na hora de fazer as resenhas. Há anos mantenho um caderno só para anotar os livros finalizados. Coloco o título, nome do autor, data que terminei a leitura e outros detalhes. Já enchi vários cadernos assim.

10. Sempre que acabo de ler um livro, dou um beijo nele e o abraço, agradecendo a leitura. Quando não gostei da leitura este processo é bem rápido, e quando adoro é bem mais caprichado. É a minha forma de despedir dele. É engraçado porque quando meu marido ou meus filhos me vêm fazendo isso, perguntam na hora o que eu achei do livro.

Sua vez! Conta, aqui nos comentários, suas manias de leitor.

Abaixo está o nosso cronograma com os temas que escolhemos para cada mês. Se você quiser participar também, será super bem vindo. Te espero em fevereiro!
⁣⁣⁣

Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nossos amigos:

Danielle SV

Leitor dos Sonhos 

Tom Dutra




Comentários

  1. Amei todas as manias e me identifiquei demais com 💛 8 - também não gosto de ler nada pesado antes de dormir! 😅 Hora de dormir tem que ser reparadora né amiga! Mais um ano com a Aliança dos blogs e mais um ano de muita alegria entre nós. Estou muito feliz 😘☀️💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dani! A hora do sono precisa ser a mais relaxante possível.
      Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Eu AMO a nossa parceria nesta BC!
      Beijos

      Excluir
  2. Que demais, Clau!! Amei suas manias e achei muito fofa a maneira de finalizar a leitura!! ^^ Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Fico muito feliz, querido Tom!
      Sempre finalizo assim :)
      Beijos e até o mês que vem

      Excluir
  3. Amei o post, Clau! Eu particularmente não ligo de ler coisas pesadas a noite, não me afetam tanto. O que eu não gosto é ler livros difíceis/complexos, pois a noite minha cabeça já não da mais conta de processar muita coisa hahahh E eu brigo mentalmente com o autor quando os finais são abertos! ODEIO! Se não for fazer continuação tem que finalizar a trama de cada personagem SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lucas, eu super entendo sobre os livros complexos e penso como você.
      kkkkk....eu não ligo para finais fechados, pois assim eu imagino como termina o livro
      Beijão, querido

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet