Resenha: Libertação | Imogem Kealey | Planeta de Livros

 

Eu AMO livros sobre guerras baseados em fatos reais e por isso quando soube deste lançamento da Planeta, solicitei na hora.

Libertação traz ingredientes deliciosos, uma heroína destemida, esperta e muito humana e o melhor, real! Nancy Wake realmente existiu e deu um baile nos alemães!

Nancy nasceu na Nova Zelândia em 1911 e após viver nos Estados Unidos, mudou-se para França quando casou com o industrial Henri Fiocca. Henri foi seu grande amor e aliado na luta contra o nazismo, fornecendo dinheiro e prestígio para o trabalho da resistência, no qual Nancy estava profundamente infiltrada.

Apelidada de Rato Branco, pela sua agilidade e ousadia, Nancy ajudou muitos judeus e outros foragidos de guerra escaparem. Sua cabeça valia muito e ela foi caçada pelos nazistas, que demoraram a perceber que Rato Branco era uma mulher.

Claro que o livro não é cem por cento fiel à realidade, temos aqui uma história romanceada, mas o bacana é imaginar justamente o que é real ou criado pelos autores, já que tudo é muito incrível.

O livro foi escrito pela dupla de autores, Darby Kealey e Imogen Robertson. Imogen Kealey é o pseudônimo usado pelo casal. A escrita deles é ótima, o texto fluido, fácil e interessante. Fiquei completamente envolvida por esta trama.

Os personagens secundários são formados pelos combatentes da resistência, uma turma de homens rudes, brigões e por vezes violentos. Destaque especial para Denis Rake, conhecido pelos amigos por Denden, que se torna um dos melhores amigos de Nancy.

O livro tem um ótimo ritmo, muita expectativa, aflição, tensão e doses de coragem. Li tensa, mas doida para saber o que aconteceria em seguida.

A história se passa entre janeiro de 1943 e junho de 1944. O livro é dividido em três partes. Adorei a capa. Edição caprichada da Planeta, com ótima diagramação e revisão impecável. Logo no início temos um mapa da França e no final uma nota histórica.

Eu adorei ler esta nota histórica, pois é onde os autores explicam os dados reais e as adaptações que fizeram na trama. Não vou contar os detalhes para não dar nenhum spoiler, mas recomendo muito a atenção nesta parte da leitura.

Uma curiosidade, o livro estará em breve nos cinemas, com a atriz Anne Hathaway no elenco e na produção. Talvez por isso, durante a minha leitura a "minha Nancy" tinha a cara da Anne. Isso acontece também com você?

Termino a leitura ansiosa para assistir o filme e maravilhada com a vida intensa que esta heroína escolheu para si. Recomendo muito esta leitura inspiradora para quem gosta do tema de guerra e de personagens fortes. Vale a pena. Leia e depois me conta o que achou, eu vou adorar saber as suas impressões.

Libertação
Autor: Imogem Kealey
Tradutor: Flavia Souto Maior
Ano: 2020
Páginas: 336
Editora: Planeta
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4,5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon



Comentários