Pular para o conteúdo principal

Resenha: Libertação | Imogem Kealey | Planeta de Livros

 

Eu AMO livros sobre guerras baseados em fatos reais e por isso quando soube deste lançamento da Planeta, solicitei na hora.

Libertação traz ingredientes deliciosos, uma heroína destemida, esperta e muito humana e o melhor, real! Nancy Wake realmente existiu e deu um baile nos alemães!

Nancy nasceu na Nova Zelândia em 1911 e após viver nos Estados Unidos, mudou-se para França quando casou com o industrial Henri Fiocca. Henri foi seu grande amor e aliado na luta contra o nazismo, fornecendo dinheiro e prestígio para o trabalho da resistência, no qual Nancy estava profundamente infiltrada.

Apelidada de Rato Branco, pela sua agilidade e ousadia, Nancy ajudou muitos judeus e outros foragidos de guerra escaparem. Sua cabeça valia muito e ela foi caçada pelos nazistas, que demoraram a perceber que Rato Branco era uma mulher.

Claro que o livro não é cem por cento fiel à realidade, temos aqui uma história romanceada, mas o bacana é imaginar justamente o que é real ou criado pelos autores, já que tudo é muito incrível.

O livro foi escrito pela dupla de autores, Darby Kealey e Imogen Robertson. Imogen Kealey é o pseudônimo usado pelo casal. A escrita deles é ótima, o texto fluido, fácil e interessante. Fiquei completamente envolvida por esta trama.

Os personagens secundários são formados pelos combatentes da resistência, uma turma de homens rudes, brigões e por vezes violentos. Destaque especial para Denis Rake, conhecido pelos amigos por Denden, que se torna um dos melhores amigos de Nancy.

O livro tem um ótimo ritmo, muita expectativa, aflição, tensão e doses de coragem. Li tensa, mas doida para saber o que aconteceria em seguida.

A história se passa entre janeiro de 1943 e junho de 1944. O livro é dividido em três partes. Adorei a capa. Edição caprichada da Planeta, com ótima diagramação e revisão impecável. Logo no início temos um mapa da França e no final uma nota histórica.

Eu adorei ler esta nota histórica, pois é onde os autores explicam os dados reais e as adaptações que fizeram na trama. Não vou contar os detalhes para não dar nenhum spoiler, mas recomendo muito a atenção nesta parte da leitura.

Uma curiosidade, o livro estará em breve nos cinemas, com a atriz Anne Hathaway no elenco e na produção. Talvez por isso, durante a minha leitura a "minha Nancy" tinha a cara da Anne. Isso acontece também com você?

Termino a leitura ansiosa para assistir o filme e maravilhada com a vida intensa que esta heroína escolheu para si. Recomendo muito esta leitura inspiradora para quem gosta do tema de guerra e de personagens fortes. Vale a pena. Leia e depois me conta o que achou, eu vou adorar saber as suas impressões.

Libertação
Autor: Imogem Kealey
Tradutor: Flavia Souto Maior
Ano: 2020
Páginas: 336
Editora: Planeta
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4,5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet