Resenha: Rita e o Manual para ser Astronauta | Vinícius Campos | Editora Melhoramentos


Hoje a resenha é de um lançamento muito especial! Rita e o Manual para ser Astronauta, de Vinícius Campos, lançamento da Editora Melhoramentos.

Uma menina que sonha em ser astronauta e para isso cria um manual, assim é Rita. Esperta, sapeca, sensível e muito gente boa, vai narrando sua história e nos apresentando seu universo.

Rita mora num abrigo, onde vive desde que foi abandonada pela mãe. Não abandona o sonho de que ela volte para buscá-la e com o tempo vai se esquecendo do seu rosto.

No abrigo convive com outras crianças, algumas não são tão legais, como Zé, que pega no pé de Rita, que implica com a menina e por isso também ganhou o apelido de "espantatoso", uma mistura de espantalho com espantoso.

Lá também tem os tios e tias que tomam conta da turma, alguns são muito bacanas e o mais especial é o tio Miguel, que escuta com carinho e se preocupa com a menina. Outras são irritadas, sérias e mais rígidas, como a senhora Rosimeire, diretora do orfanato.
É neste cenário que um dia acontece algo muito diferente e único na vida de Rita, algo que vai trazer ainda mais material e inspiração para o seu manual para ser astronauta. O que será? Não vou contar, para não estragar a surpresa, mas te convido para ler este livro especial e descobrir por si só.

Esta foi uma leitura muito prazerosa e divertida. A escrita do Vinícius é muito boa e seu texto atual e fluido, tem humor, tem sensibilidade, tem emoção.

Fiquei enternecida com  esta menina que espera uma mãe que não retornará, mas isso não a transforma em alguém amarga ou extremamente triste.

O livro mostra a rotina de um orfanato, as regras, as despedidas, a agitação de várias crianças morando juntas. Vinícius mostra também que sempre há esperança, sonhos e desejos e que alguns podem se transformar em realidade.

Na dedicatória do livro, ele explica que a personagem nasceu inspirada em seus filhos e que ela tem um pouco de cada um deles.

A edição da Melhoramentos é linda e muito caprichada. Adorei a capa e os detalhes dela. Diagramação bonita, gostei dos tons de laranja também. 

As ilustrações de Lila Cruz trouxeram personalidade e ainda mais leveza à esta menina especial, adorei.

Uma história simbólica que aqueceu meu coração. Recomendo muito esta leitura inspiradora. Ficou com vontade de ler também? Me conta!
Rita e o Manual para ser Astronauta
Autor: Vinícius Campos
Ilustrador: Lila Cruz
Ano: 2020
Páginas: 77
Editora: Melhoramentos
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon 

Participam também do BEDA: Lunna Obdulio | Chris | Drica | Neto | Darlene Carol | Ale

Comentários

  1. Oi, Clau!
    Eu gosto dos livros da Melhoramentos! Eles tem um jeito fácil de conectar as pessoas com as histórias dos livros. Linguagem fluida e muito interessante.
    A rotina de um orfanato não deve ser nada fácil, principalmente para as crianças, que já sofrem por terem sido abandonadas por quem deveria cuidar delas. A gente sabe que alguns pais não tem muitas opções e é preferível deixar as crianças aos cuidados de uma boa instituição, mas também sabemos de todo o sentimento de rejeição dos pequenos, além da dolorosa adaptação a outras crianças. Mas, tudo isso é um processo bem pessoal!
    Gostei demais da dica e de saber que Rita não desiste de seus sonhos!
    Abração, linda!
    Drica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas