Resenha: Brasília e o Sonho Encantado | Editora Edebê



Hoje eu trago para vocês um livro infanto-juvenil lindo, lindo! Brasília e o sonho encantado, escrito pelo Alexandre Parente, ilustrado pelo Gustavo Ramos, uma edição belíssima da Editora Edebê.

Estou sempre de olho no catálogo da Edebê, pois as suas edições são muito caprichadas e bonitas. Quando vi este livro, fiquei muito curiosa para ler. Ao chegar, o livro me surpreendeu ainda mais, ele é muito bonito! Fiquei encantada com este conto de fadas moderno e sua leitura foi uma delícia. Acabei de ler com um sorriso nos lábios.


Em um palácio encantado, na região Centro-Oeste, vivem o rei Cerradão e a sua amada rainha Primavera. Os dois esperam a chegada do herdeiro e eis que nasce, pela mãos do doutor Juscelino, a princesa Brasilinha.

O tempo passa e Brasilinha, uma menina sapeca e sorridente, tem um sonho muito especial. Ela sonha com dois amigos, um construtor de brinquedos, chamado de Candanguinho e Oscarzinho, que é o desenhista destes brinquedos.


Assim de forma lúdica, onírica e muito mágica, neste sonho, os três brincam, passeiam e se divertem pelos principais cartões postais de Brasília. Brasilinha acorda do sonho com o chamado do seu professor, Bosco. Ao contar o sonho para seu pai, este chama os principais construtores do reino, para colocá-los em prática.

As ilustrações de Gustavo Ramos são coloridas e lindas. O artista explica que produziu cada ilustração com tinta acrílica e guache sobre papel. Esta técnica é a mesma que era utilizada nos livros da sua infância.


A edição é linda, linda. Eu amei a capa e seu recorte diferente e caprichado. O formato (25x25) é ótimo para leitura e o seu colorido em tons terrosos, me encantou. No final da história, há um espaço para o leitor ser o arquiteto e fazer a  sua releitura de um dos monumentos apresentados. Há ainda três texto, um sobre o Instituto Niemeyer, um sobre o autor e outro sobre o ilustrador.

O autor presta uma linda homenagem aos grandes nomes de Brasília. Eu, muito fã, adorei a homenagem aos padrinhos desta princesinha linda. Que vontade de visitar Brasília após esta leitura. Leiam! E se encantem como eu.

Brasília e o Sonho Encantado
Autor: Alexandre Parente
Ilustrador: Gustavo Ramos
Ano: 2020
Páginas: 40
Editora: Edebê
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Edebê

Comentários

  1. Clauo, que livro lindo!!! A história é bastante envolvente e as ilustrações, meu Deus! Ficaram com um quê de foto antiga, mas ao mesmo tempo, tem traços modernos. As cores também combinam muito e eu fiquei encantada. Vou colocar na lista para ler pra Mari futuramente. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo, Brasilia é associada a tantas "coisas" ruins, é bom contar às crianças sobre sua criação e belezas com uma outra ótica mais lúdica, precisamos criar e cuidar.
    Abração e bom domingo, Claudia, é sempre muito bom estar por aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário