Pular para o conteúdo principal

Resenha: Sua segunda Vida Começa Quando Você Descobre Que Só Tem Uma - Raphaëlle Giordano - Editora Benvirá


A minha dica de hoje é o livro Sua segunda vida começa quando você descobre que só tem uma, escrito pela francesa Raphaëlle Giordano, da Editora Benvirá.


Eu acredito que são os livros que nos escolhem! Você também pensa assim?

Eu AMO, ADORO, livros com títulos bem diferentes e quando vi os livros da Raphaelle, pensei, preciso ler! Comecei com este, que é o primeiro livro que ela lançou e que vendeu meio milhão de exemplares pelo mundo.


Como não costumo ler a sinopse antes da leitura, pois acho que pode diminuir a graça da surpresa, não sabia exatamente o que encontraria. Foi uma boa surpresa!


O livro começa com um encontro inusitado entre Camille e Claude. O carro dela, quebra na volta do trabalho num lugar meio deserto, nos arredores de Paris, seu celular está sem sinal e ao procurar uma casa para telefonar e buscar socorro, toca a campainha da casa de Claude. 


Camille é uma  mulher de 38 anos, casada, tem um filho de oitos anos, trabalha meio período para ter mais tem com seu filho e se encontra desmotivada, irritada e desanimada. Na conversa rápida com seu “salvador”, um senhor distinto, elegante e atencioso, descobre que ele é um “rotinólogo”, um profissional que trabalha com quem está cansado da sua rotina. 


Apesar de nunca ter ouvido falar nesta profissão, Claude faz uma proposta extravagante e muito tentadora para Camille, acompanhá-la e trabalhar com sua rotina durante algumas semanas. Se ela gostar do resultado, ela pagará pelo acompanhamento o quanto achar que ele vale, caso contrário, ela não lhe deve nada.


Num dia de irritação e frustração máximas, Camille resolve aceitar a proposta e começa seu acompanhamento. A autora trabalha temas importantes como independência financeira, papel da mulher, maternidade, amor, desejo e sexualidade, entre outros, de forma sutil.


Achei a leitura bem interessante e diferente, cheia de humor, reflexões, empoderamento e leveza. É inevitável fazer uma comparação com o que acontece na minha vida e como eu faria se também tivesse uma consultoria com um rotinólogo.


No decorrer da história vamos acompanhando a transformação de Camille, os métodos pouco usuais, mas muito interessantes de Claude, seus treinamentos, reforços positivos. 


O pano de fundo é a vida familiar e o universo dela. Todos são afetados pelas mudanças. Acompanhamos os progressos, seu empenho, as recaídas, as insatisfações e questionamentos. Vale a pena sair de um trabalho cômodo? Lutar por um sonho? 


Adorei passear por Paris com esta dupla improvável, acompanhar o dia a dia desta francesa. Um livro leve, que distrai e me faz pensar na rotina e nas possibilidades de mudança.


Leitura interessante, o livro é um misto de romance com técnicas de autoajuda, descritas de forma diferente e interessante. A escrita da autora é fluida e envolvente. Termino o livro pensando em começar logo a leitura do seu segundo livro.


A capa é linda e, remete à uma das cenas mais simbólicas do livro. Adorei o título! Edição caprichada e cuidadosa da Benvirá, ótima diagramação e revisão. 


Recomendo esta leitura inspiradora para quem quer refletir sobre mudanças, desejos e anseios próprios. A Letícia também leu e gostou muito desta leitura! Você também gosta de títulos bem diferentes? Conhece este livro? Quer ler? Que tal ler e comentar comigo?



Ficha Técnica
Título: 
Sua Segunda vida começa quando você descobre que só tem uma
Autor: 
Raphaëlle Giordano
Tradutor: Daniel Santos
Ano: 2017
Páginas: 240
Editora: Editora Benvirá.
Classificação: 4/5 estrelas
Adicione no Skoob
Livro cedido pela editora
Para comprar: Benvirá
Sinopse: 
Camille, de 38 anos, aparentemente tem tudo para ser feliz: saúde, emprego, família... Mas por que se sente triste e desmotivada o tempo todo? Para onde foi toda a sua alegria? Quando Claude, um rotinólogo, se propõe a ajudá-la, as coisas pouco a pouco começam a melhorar. Ao passar por experiências surpreendentes e cheias de significado, Camille percebe que transformar a própria vida e retomar sonhos perdidos é mais fácil do que parece. Fenômeno editorial na França, com meio milhão de livros vendidos, este livro vai ajudá-la a repensar sua vida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç