Resenha: A Essência - Ivete Contieri Ferraz - AS Editorial


Livros sobre psiquiatria e saúde mental, sempre chamam minha atenção. Acredito que tudo que leio nesta área contribui para minha formação contínua. Por isso quando soube desse lançamento, fiquei curiosa para ler.

A Essência é um livro diferente e muito interessante. Sua autora, a médica psiquiatra Ivete Contieri Ferraz construiu um texto único, mesclando sua experiência profissional com a liberdade da arte literária e o resultado é ótimo.

O que eu mais gostei e me tocou neste livro, foi a sinceridade da autora no seu relato. Dra. Ivete relata sobre suas dúvidas, sobre o início dos seus atendimentos, sobre a inerente imaturidade do profissional que começa a carreira na área psi e tem a teoria, mas lhe falta a prática. Me identifiquei muito com a sua fala.

A autora descreve suas impressões ao trabalhar em ambientes voltados para a saúde mental, como hospitais psiquiátricos e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que são espaços de referência no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Me lembrei muito, com certa nostalgia da época que fui monitora num hospital psiquiátrico. Assim como a autora, eu também participei deste processo antes da reforma psiquiátrica ocorrida no Brasil em 2001.

Gostei muito das descrições e relatos de casos que Ivete faz dos seus “grupões”, que eram os atendimentos mediados por ela, com um grupo grande de pacientes no CAPS que ela trabalhava. É importante ressaltar o aspecto humano e terapêutico do trabalho da psiquiatra e isso me encantou. Os relatos de atendimentos têm muitas emoções, humor, ternura, tragédias, entre outros sentimentos e percepções.

Destaco entre os relatos, um que particularmente me chamou muito a atenção. Neste, a psiquiatra trabalha terapeuticamente o Hino Nacional, pois os pacientes iriam participar de um evento e não sabiam a letra do hino. Ela faz um paralelo muito interessante, utilizando esta vivência, numa lembrança de uma das formatura dos seus alunos, na graduação de medicina.

Os casos são chocantes e podem parecer fictícios, mas sabemos que eles acontecem sim, aos montes, infelizmente. Ao lado destes casos, a postura empática da médica, seus questionamentos, suas dúvidas e suas percepções, me trazem sentimentos de identificação e de simpatia.

A capa do livro é bonita e transmite muito bem a mensagem do texto. Edição caprichada da AS Editorial. Páginas amareladas, ótima diagramação, boa revisão.

A autora discorre sobre assuntos importantes e pertinentes em saúde mental, como suicídio, dependência química, doenças psiquiátricas, de forma lúcida, clara e sem termos excessivamente técnicos e portanto, acessíveis para os leitores que não são da área psi.

A essência, que dá título ao livro é algo sutil, difícil de ser definido, subjetivo e extremamente importante, que eu particularmente entendo como “manter a chama acesa”. Que para mim significa se importar, se colocar no lugar do outro, ser empático, não atuar no automático.

E foi perceber esta postura, perceber a essência na escrita da Dra Ivete, que me conquistou e me fez gostar tanto deste livro. Leitura importante para profissionais da área psi. Recomendo não só para estes profissionais, mas para todos leitores que gostam de ler sobre relações humanas e sobre saúde mental. 

Sobre a autora: Ivete Contieri Ferraz é médica psiquiatra e mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Atuou na área acadêmica por cinco anos, chegando a ser coordenadora de Pós-Graduação em Psiquiatria pela Universidade Positivo. Sua paixão, porém, é o atendimento clínico, com foco no bem-estar global do paciente. É uma das profissionais pioneiras no tratamento da depressão utilizando a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), técnica aprovada e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2012.


Ficha Técnica
Título: A Essência
Autor: Ivete Contieri Ferraz
Ano: 2020
Páginas: 168 
Classificação: 4/5 estrelas
Editora: AS Editorial
Livro cedido pela autora
Adicione no Skoob
Para comprar: AS Editorial
Sinopse: A pessoa humana por trás do profissional técnico na área médica.No livro A Essência, a médica psiquiatra Ivete Contieri Ferraz, por meio de relatos de casos, intensas experiências dentro de ambientes de tratamento clínico, além de um acontecimento surreal, revela a realidade dos modelos de Saúde, emocionando, informando e criando reflexões profundas sobre a Essência da vida.

Comentários

  1. Oi Clauo! Achei bem interessante essa visão mais humana da profissão. É difícil para um profissional falar sobre seu início, seus medos, erros e acertos de maneira tão bela e sincera. Afinal, toda profissão tem seus desafios, mas, no meu sentir, os profissionais da saúde normalmente têm missões maiores. Amei a indicação e vou colocar na lista. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!
      Temos uma grande responsabilidade e este compartilhar de experiências e sentimentos é muito bom!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas