Resenha: A Deliciosa História da França | Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel | Editora Seoman


Olá!
Hoje eu trago para vocês o livro A Deliciosa História da França, Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel, lançamento da Editora Seoman, do Grupo Editorial Pensamento



Eu sou apaixonada pela literatura francesa e doida para conhecer este pais tão especial, então claro que este lançamento me chamaria a atenção. 

Escrito por um casal, ele francês e ela americana, o subtítulo explica bem a intenção do livro: as origens, fatos e lendas por trás das receitas, vinhos e pratos franceses mais populares de todos os tempos. 

Embarcar nesta  leitura foi uma verdadeira viagem a este país tão rico em termos gastronômicos. Foi simplesmente deliciosa e já te deixo a dica, aprecie com calma, degustando e saboreando a leitura.

O livro traz muitas curiosidades e fatos interessantes. Todos os capítulos começam com uma contextualização histórica da região citada e seus "ingredientes" mais famosos, que pode ser um tipo de vinho, uma receita francesa.

Eu amo livros que trazem curiosidades gastronômicas, mas até agora não tinha lido nenhum tão caprichado, com tantos estudos e fatos interessantes quanto encontrei neste livro. Nem preciso dizer que fiquei o tempo todo com água na boca.

Os queijos famosos, patrimônios franceses, os molhos-mães, bases de receitas fantásticas, os vinhos, o amor dos franceses pelas frutas e a heresia vegetariana são alguns dos capítulos que destaquei durante a minha leitura. Todos com seus respectivos fatos históricos, trazem graça e sabor à esta trama tão especial.

As guerras, batalhas, os reis, os papas, Napoleão Bonaparte também estão por aqui, assim como suas predileções, descobertas, curiosidades e dificuldades.

O orgulho francês por seus pães e sua dificuldade em aceitar as batatas como prato presente na suas mesas. O "vinho do diabo", a champanhe que engarrafada, explodia sem explicação depois de um tempo. São tantas histórias deliciosas que é injusto destacar apenas algumas.

Você sabia que a maioria das atividades ligadas a alimentação conta com santos padroeiros? Vários destes são mostrados num dos capítulos do livro.

Os franceses são famosos por comer iguarias muito apreciadas somente por lá e que causariam no mínimo espanto, entre outras emoções, num leitor com estômago mais sensível.

Adorei saber como surgiram delícias como o Queijo Roquefort, produzido numa cidade chamada Aveyron, nos Pirineus Franceses. Conta a lenda que um camponês, após deixar para trás queijos de cabra e pães dentro de uma caverna, foi em busca de uma dama, por quem estava enamorado. Voltou tempos depois e os encontrou, esquecidos, no mesmo lugar, cobertos de bolor. Não se intimidou e comer o queijo azulado mesmo, descobrindo nele um sabor simplesmente delicioso.

Outra curiosidade bacana, vários queijos como Roquefort, Brie, Camembert, recebem o selo AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) e só podem receber esta denominação naquela sua região, pois obedecem rígidos controles de qualidade. Outros artigos franceses como vinhos e até um tipo de frango, também são certificados pelo AOC.

Questões como a introdução de ingredientes como a fluer de sel (flor de sal), açúcar, café e chocolates, recheiam as páginas de curiosidade e mantém a atenção do leitor aguçada.

Os croissants, os crepes, as castanhas e as ostras também são algumas iguarias típicas francesas que têm suas histórias abordadas nos capítulos. 

A capa do livro é linda. Eu adorei a edição da Seoman, que sempre capricha nas suas produções. Diagramação excelente, com gravuras interessantes recheando os capítulos.
Por falar neles, são 52 capítulos distribuídos em 416 páginas saborosas. Um livro para ser apreciado como um manual, de consultas. Minha dica é esta. Você até pode ler de uma vez, mas voltará várias vezes neles, pode esperar.

Terminei o livro ontem e hoje, sexta feira, é dia de saborear queijos e vinho por aqui. Adivinha quais capítulos vou consultar?

A Deliciosa História da França
Autores: Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel 
Tradutor: Drago
Ano: 2020
Páginas: 416
Editora: Seoman
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Seoman

Comentários

Postagens mais visitadas