Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Deliciosa História da França | Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel | Editora Seoman


Olá!
Hoje eu trago para vocês o livro A Deliciosa História da França, Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel, lançamento da Editora Seoman, do Grupo Editorial Pensamento



Eu sou apaixonada pela literatura francesa e doida para conhecer este pais tão especial, então claro que este lançamento me chamaria a atenção. 

Escrito por um casal, ele francês e ela americana, o subtítulo explica bem a intenção do livro: as origens, fatos e lendas por trás das receitas, vinhos e pratos franceses mais populares de todos os tempos. 

Embarcar nesta  leitura foi uma verdadeira viagem a este país tão rico em termos gastronômicos. Foi simplesmente deliciosa e já te deixo a dica, aprecie com calma, degustando e saboreando a leitura.

O livro traz muitas curiosidades e fatos interessantes. Todos os capítulos começam com uma contextualização histórica da região citada e seus "ingredientes" mais famosos, que pode ser um tipo de vinho, uma receita francesa.

Eu amo livros que trazem curiosidades gastronômicas, mas até agora não tinha lido nenhum tão caprichado, com tantos estudos e fatos interessantes quanto encontrei neste livro. Nem preciso dizer que fiquei o tempo todo com água na boca.

Os queijos famosos, patrimônios franceses, os molhos-mães, bases de receitas fantásticas, os vinhos, o amor dos franceses pelas frutas e a heresia vegetariana são alguns dos capítulos que destaquei durante a minha leitura. Todos com seus respectivos fatos históricos, trazem graça e sabor à esta trama tão especial.

As guerras, batalhas, os reis, os papas, Napoleão Bonaparte também estão por aqui, assim como suas predileções, descobertas, curiosidades e dificuldades.

O orgulho francês por seus pães e sua dificuldade em aceitar as batatas como prato presente na suas mesas. O "vinho do diabo", a champanhe que engarrafada, explodia sem explicação depois de um tempo. São tantas histórias deliciosas que é injusto destacar apenas algumas.

Você sabia que a maioria das atividades ligadas a alimentação conta com santos padroeiros? Vários destes são mostrados num dos capítulos do livro.

Os franceses são famosos por comer iguarias muito apreciadas somente por lá e que causariam no mínimo espanto, entre outras emoções, num leitor com estômago mais sensível.

Adorei saber como surgiram delícias como o Queijo Roquefort, produzido numa cidade chamada Aveyron, nos Pirineus Franceses. Conta a lenda que um camponês, após deixar para trás queijos de cabra e pães dentro de uma caverna, foi em busca de uma dama, por quem estava enamorado. Voltou tempos depois e os encontrou, esquecidos, no mesmo lugar, cobertos de bolor. Não se intimidou e comer o queijo azulado mesmo, descobrindo nele um sabor simplesmente delicioso.

Outra curiosidade bacana, vários queijos como Roquefort, Brie, Camembert, recebem o selo AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) e só podem receber esta denominação naquela sua região, pois obedecem rígidos controles de qualidade. Outros artigos franceses como vinhos e até um tipo de frango, também são certificados pelo AOC.

Questões como a introdução de ingredientes como a fluer de sel (flor de sal), açúcar, café e chocolates, recheiam as páginas de curiosidade e mantém a atenção do leitor aguçada.

Os croissants, os crepes, as castanhas e as ostras também são algumas iguarias típicas francesas que têm suas histórias abordadas nos capítulos. 

A capa do livro é linda. Eu adorei a edição da Seoman, que sempre capricha nas suas produções. Diagramação excelente, com gravuras interessantes recheando os capítulos.
Por falar neles, são 52 capítulos distribuídos em 416 páginas saborosas. Um livro para ser apreciado como um manual, de consultas. Minha dica é esta. Você até pode ler de uma vez, mas voltará várias vezes neles, pode esperar.

Terminei o livro ontem e hoje, sexta feira, é dia de saborear queijos e vinho por aqui. Adivinha quais capítulos vou consultar?

A Deliciosa História da França
Autores: Stéphane Hénaut e Jeni Mitchel 
Tradutor: Drago
Ano: 2020
Páginas: 416
Editora: Seoman
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Seoman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç