Resenha: Olhando a vida de pernas para o ar - Claudia Chapier @novoseculoeditora


Olá leitores!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Olhando a vida de pernas para o ar, de Claudia Chapier, Grupo Novo Século.

Sinopse
Juliana é uma menina legal! Tem pais coroas, um irmão bem mais velho e uma turma na escola sem gêneros ou preconceitos. Falta muito pouco para ela quinzar e sua vida virou de pernas pro ar nos últimos meses. Também é muita coisa acontecendo pra dar conta: primeiro, conheceu um menino de Edimburgo que mexeu com a sua cabeça. Delícia, o primeiro beijo! Mas, depois do primeiro beijo, veio a primeira decepção. Com a primeira decepção, veio também o primeiro porre. Mas, afinal, a vida é mesmo cheia de primeiros, né? Primeira menstruação, primeiro sutiã, primeiro show, primeiro rolê, primeiro dia de aula… Na família de Juliana tem sempre uma novidade. No ano passado, Juju viajou com os pais e um monte de primos para a Itália. Que top, eles alugaram uma van e atravessaram o país com muitas aventuras. Voltaram já pensando no próximo destino: a França! Cada dia, um dia diferente. É nesta vibe, sempre acompanhada do seu fiel amigo Sandro, que Juju vai nos apresentando personagens incríveis, em histórias inesquecíveis e divertidas, que fazem da adolescência, sem dúvida alguma, a melhor fase de nossas vidas!
Minhas impressões
Que delícia de livro! Narrado em primeira pessoa, nesta trama, ou diário, vamos conhecer e acompanhar o universo da Juliana. Que gostoso acompanhar sua rotina. Me peguei sorrindo, concordando e mexendo a cabeça, em várias passagens, rindo, relembrando e até me emocionando com esta menina cheia de vida.

Interessante perceber que apesar adorar e estar acostumada a ler muito livros juvenis, percebi que nesta leitura me identifiquei tanto enquanto mãe, quanto enquanto filha. Durante a leitura, quando Juju narra sua mãe penteando seu cabelo, relembrei passagens exatas de quando minha mãe penteava o meu e o sofrimento que eram estes momentos, eu detestava! E ao mesmo tempo que me identifiquei muito com a mãe da Juju. Uma mulher bacana, companheira, que quer o melhor para a sua família. O pai da Juju também é muito interessante, um jornalista de sucesso, que tem um filho mais velho do primeiro casamento. Todos se dão bem e convivem numa boa. Uma família cheia de afetos, muitas emoções, alguns perrengues e muito amor.

Juju é uma menina de 14 anos que começa a descobrir e vivenciar emoções como a primeira paixão, o primeiro rolê, o primeiro porre. Ela se dá bem com os amigos e tem uma vida normal, cheia de descobertas, dilemas e dúvidas, como toda garota da sua idade. Gostei da forma como a autora mostrou o relacionamento da nossa mocinha com os pais, com os amigos e com os possíveis namorados. Dois capítulos se destacaram na minha leitura. Um deles mostra um show que Juju vai com a mãe e a prima Lau e o outro, a viagem à Itália. Eu viajei junto! Também me chamou a atenção a sensibilidade da autora ao mostrar detalhes sutis nos relacionamentos de Juju, como o afastamento e a reaproximação da prima Lau (Juju e ela, sempre se deram super bem, se afastam e depois retomam a proximidade por conta da diferença de idade entre elas).

A capa do livro me conquistou de cara, achei linda, cheia de significados e detalhes fofos, assim como a linda combinação das cores. Edição cuidadosa e bonita da Novo Século, ótima revisão e diagramação. A escrita da Claudia é leve, fluida, interessante e ao mesmo tempo leva à reflexão. O livro tem um ritmo muito legal, é um livro curto, o que é ótimo pra moçada não desanimar da leitura, mas ao mesmo tempo, é intenso, tem muita coisa bacana. Juju é tão antenada que ganhou um Instagram real para ela, cheio de dicas e de fofuras.

Que delícia de texto.Eu sempre ressalto que adoro livros escritos por jornalistas e este aqui só reforça meu gosto. Claudia, jornalista, construiu um livro que agradará leitores de todas as idades. Conheça Juju e sua turma, você também vai gostar, é um livro muito gostoso e bem escrito. Super recomendo.

Ficha Técnica
Título: Olhando a vida de pernas para o ar
Autora: Claudia Chapier
Ano: 2020
Páginas: 128

Classificação: 5/5 estrelas
Livro cedido pela autora
Para comprar: Amazon | Livraria da Vila


Comentários