Pular para o conteúdo principal

Resenha: Com o Corpo Todo - Lucila Losito Mantovani @PolenLivros


Olá leitores!
Hoje trago para vocês o livro Com o Corpo Todo, escrito pela Lucila Losito Mantovani, da Pólen Livros.
Sinopse
O primeiro livro de Lucila Losito Mantovani é poético e concreto, denso e suave, como o movimento do corpo. Nele, a autora traça o caminho tortuoso de um relacionamento tóxico e o relacionamento consigo mesma, no que tem de mais essencial. E é do corpo que a escrita de Lucila brota. É cura em cada palavra, sem pudores, sem economias.


Recebi um exemplar cheio de carinho deste livro , com uma dedicatória linda, que aqueceu meu coração e me preparou para uma leitura muito especial. Mergulhei na escrita da Lucila sem pré-julgamentos e pouco preocupada em entender racionalmente a leitura e foi a melhor coisa que fiz. Alguns livros necessitam disso, você precisa deixar de lado as explicações racionais e deixar-se sentir, fluir com a leitura. Foi uma experiência diferente e única. Lucila narra em primeira pessoa a construção de um romance, da narradora com Paco, um estrangeiro exótico, atraente e com dificuldades em formar vínculos. Ao mesmo tempo que descreve o livro em construção, a narradora vai mostrando facetas de sua personalidade, contando a história de sua vida. Única menina, entre quatro irmãos (e posteriormente um novo meio irmão), presencia a separação dos pais e sente-se tão traída quanto a mãe, quando o pai, médico, abandona a sua família, para morar com outra mulher. A trama mostra o caminhar desta mulher, suas percepções, seu crescimento.

Questões como pertencimento, amor filial, fraterno, inseguranças, medos e fragilidades, entremeiam-se nas memórias da narradora e refletem na sua etapa de vida atual. Acompanhamos o amadurecimento desta mulher, a identificação dela com uma amiga especial, com mulheres que a ajudam a construir sua identidade. 

O que a leitura fez brotar em mim? Pergunta a autora. Me fez ficar mais atenta ao meu eu, me proporcionou um mergulho profundo nas minhas emoções. Ancestralidade, o sagrado feminino e outras imagens vigorosas, tornam esta leitura saborosa, diferente e muito especial. A escrita da Lucila é muito bonita e poética, cheia de sentimentos e de intensidade. Leiam, sentindo e se emocionando, vale muito a pena!


A edição deste livro merece um destaque muito especial. Uma das mais bonitas e diferentes que vi. A capa é maravilhosa, me lembra uma aquarela. Adorei suas cores, a combinação de verdes e o vermelho, que também está na contra-capa interna. Páginas amarelas e letras em verde, com uma diagramação muito bonita. Logo após o final da história narrada, o leitor deve virar o livro para continuar a leitura do texto, achei este recurso muito interessante e simbólico. 

Junto com o livro, recebi um marcador especial que propõe um ritual, após sua leitura, o leitor pode plantar as sementes que estão dentro dele. Eu voltarei mais tarde com a foto do que brotou do meu. Confesso que estou morrendo de dó de estragar este marcador lindo, mas achei o simbolismo desta ação muito bonito.

Ficha Técnica Título: Com o Corpo Todo Autor: Lucila Losito Mantovani Ano: 2019 Páginas: 168 Classificação: 5/5 estrelas Editora: Polén Livros E-book cedido pela autora Adicione no Skoob Para comprar: Polén Livros


Comentários

  1. Olá Clau, concordo que a edição desse livro merece um destaque especial, amei essa edição. Achei um trabalho lindo e bem detalhista.
    Estou louca para ver quais sementes vão nascer, ansiosa para ver a plantinha se formando.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Clauo, que primor de leitura! Realmente é uma oportunidade rara de voltar pra dentro de si mesmo com esse tipo de leitura. Que ideia mágica do marcador com sementes. Já quero ver o que brotou por aí. Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet