Resenha: Com o Corpo Todo - Lucila Losito Mantovani @PolenLivros


Olá leitores!
Hoje trago para vocês o livro Com o Corpo Todo, escrito pela Lucila Losito Mantovani, da Pólen Livros.
Sinopse
O primeiro livro de Lucila Losito Mantovani é poético e concreto, denso e suave, como o movimento do corpo. Nele, a autora traça o caminho tortuoso de um relacionamento tóxico e o relacionamento consigo mesma, no que tem de mais essencial. E é do corpo que a escrita de Lucila brota. É cura em cada palavra, sem pudores, sem economias.


Recebi um exemplar cheio de carinho deste livro , com uma dedicatória linda, que aqueceu meu coração e me preparou para uma leitura muito especial. Mergulhei na escrita da Lucila sem pré-julgamentos e pouco preocupada em entender racionalmente a leitura e foi a melhor coisa que fiz. Alguns livros necessitam disso, você precisa deixar de lado as explicações racionais e deixar-se sentir, fluir com a leitura. Foi uma experiência diferente e única. Lucila narra em primeira pessoa a construção de um romance, da narradora com Paco, um estrangeiro exótico, atraente e com dificuldades em formar vínculos. Ao mesmo tempo que descreve o livro em construção, a narradora vai mostrando facetas de sua personalidade, contando a história de sua vida. Única menina, entre quatro irmãos (e posteriormente um novo meio irmão), presencia a separação dos pais e sente-se tão traída quanto a mãe, quando o pai, médico, abandona a sua família, para morar com outra mulher. A trama mostra o caminhar desta mulher, suas percepções, seu crescimento.

Questões como pertencimento, amor filial, fraterno, inseguranças, medos e fragilidades, entremeiam-se nas memórias da narradora e refletem na sua etapa de vida atual. Acompanhamos o amadurecimento desta mulher, a identificação dela com uma amiga especial, com mulheres que a ajudam a construir sua identidade. 

O que a leitura fez brotar em mim? Pergunta a autora. Me fez ficar mais atenta ao meu eu, me proporcionou um mergulho profundo nas minhas emoções. Ancestralidade, o sagrado feminino e outras imagens vigorosas, tornam esta leitura saborosa, diferente e muito especial. A escrita da Lucila é muito bonita e poética, cheia de sentimentos e de intensidade. Leiam, sentindo e se emocionando, vale muito a pena!


A edição deste livro merece um destaque muito especial. Uma das mais bonitas e diferentes que vi. A capa é maravilhosa, me lembra uma aquarela. Adorei suas cores, a combinação de verdes e o vermelho, que também está na contra-capa interna. Páginas amarelas e letras em verde, com uma diagramação muito bonita. Logo após o final da história narrada, o leitor deve virar o livro para continuar a leitura do texto, achei este recurso muito interessante e simbólico. 

Junto com o livro, recebi um marcador especial que propõe um ritual, após sua leitura, o leitor pode plantar as sementes que estão dentro dele. Eu voltarei mais tarde com a foto do que brotou do meu. Confesso que estou morrendo de dó de estragar este marcador lindo, mas achei o simbolismo desta ação muito bonito.

Ficha Técnica Título: Com o Corpo Todo Autor: Lucila Losito Mantovani Ano: 2019 Páginas: 168 Classificação: 5/5 estrelas Editora: Polén Livros E-book cedido pela autora Adicione no Skoob Para comprar: Polén Livros


Comentários

  1. Olá Clau, concordo que a edição desse livro merece um destaque especial, amei essa edição. Achei um trabalho lindo e bem detalhista.
    Estou louca para ver quais sementes vão nascer, ansiosa para ver a plantinha se formando.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Clauo, que primor de leitura! Realmente é uma oportunidade rara de voltar pra dentro de si mesmo com esse tipo de leitura. Que ideia mágica do marcador com sementes. Já quero ver o que brotou por aí. Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas