Pular para o conteúdo principal

Livro: A Bruxa do Batom Borrado

Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é do livro infanto-juvenil, A Bruxa do Batom Borrado, escrito por Anderson Novello, da Editora Palavras Arteiras.

Sinopse
A Bruxa deste livro é realmente diferente de qualquer outra. Ela não faz mal a ninguém. Só quer viver sua vida tranquilamente, lendo revistas de moda, tomando chá e... indo para o seu ritual de todo o dia: o ritual de passar batom. Sua rotina seria realmente muito sossegadinha e elegante se não fossem as crianças que moravam na Rua das Peraltices. O maior prazer dessa garotada era usar da criatividade para atrapalhar o ritual diário da Bruxa. Eles não esperavam, porém, que um dia seriam tão surpreendidos a ponto de mudar completamente a sua rotina e a rotina da nossa protagonista. Uma história divertida e poética que encontra espaço para o arrependimento, a camaradagem e o afeto.
 Recebi este livro em parceria com o Anderson, um escritor muito talentoso, que eu admiro muito. A leitura foi deliciosa e hoje trago para vocês as minhas impressões. Anderson e Alessandra, vocês ganharam mais uma fã, estou encantada com o trabalho lindo de vocês!

Pontos em destaque

  • Uma história muito bem escrita, que traz reflexões importantes sobre empatia, se colocar no lugar do outro e quebra de estereótipos.
  • Edição linda e muito caprichada. Adorei o formato, as cores e os detalhes em destaques brilhantes. Uma delícia ler um livro tão lindo.
  • Fiquei apaixonada pelas ilustrações lindas, coloridas e vibrantes da Alessandra Tozi, que criou uma bruxinha linda, mega estilosa e um universo mágico, que combinaram perfeitamente com a trama. 
  • O livro tem tudo para agradar leitores de todas as idades e não apenas os pequenos.
  • Estes livro faz parte de um projeto lindo, que Anderson lançou nas redes sociais, na quarentena e eu explico melhor no final do post.
  • Terminei a leitura com um sorriso no rosto e corri para passar meu batom também!

Nesta deliciosa história, temos uma bruxa que adora moda, ela também adora passar batom e faz disso um ritual de beleza. Me identifiquei com esta bruxinha estilosa, pois aprendi desde pequena, com a minha avó materna, a usar sempre um batom, ela me dizia, não saia de casa sem batom, nunca! Eu já sai sem documento, sem batom nunca mesmo...
Só que seu ritual era sempre atrapalhado por uma turminha pra lá de peralta, que no momento exato, quando a bruxa estava passando seu batom, toda concentrada, lhe dava um grande susto e com isso o batom ficava todo borrado. Isso acontecia todos os dias da semana e a cada dia, ela ficava assustada de uma forma diferente  (bem trabalhada pelo autor).As crianças sempre saiam correndo com medo do castigo, com receio que a bruxa fizesse um feitiço e os transformasse em outras coisas.
Isso tinha que parar, a bruxa, que era do bem e não fazia mal a ninguém não poderia continuar sofrendo estes sustos assim, coitada. Finalmente a bruxa encontrou, sem querer uma solução. Ao mostrar seus sentimentos, ela fez com que as crianças repensassem esta situação sem controle e aí...tudo mudou. Do choro, fez-se o riso e do riso, a empatia. 
Atenção esta história fofa, cheia de simbolismo, neste momento que atravessamos, faz parte de um PROJETO lindo do autor. Anderson DOARÁ o valor integral de 200 exemplares deste livro, em cestas básicas, para famílias carentes. em Palmeira, no Paraná. Vamos ajudar? Para colaborar, você pode comprar o livro, diretamente com ele, pelo seu Instagram. Eu que já tinha me apaixonado pela história, fiquei ainda mais encantada com este autor querido e seu trabalho lindo. Parabéns, Anderson!
Sobre o autor
Mestre em Literatura, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras. Possui experiência na área de Letras e Artes no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Ministra palestras, treinamentos, capacitações, oficinas e cursos por todo o Brasil. Seus principais temas são: Oratória, Leitura e Produção Textual, Contação de Histórias, Literatura Infantil e Escutatória. Autor dos livros de Literatura Infantil “A bruxa do batom borrado” e “O pintinho ruivo de raiva” e "Filomenos, o cabrito aflito". Autor do livro de crônicas para jovens e adultos intitulado "Anacrônicas e quase inventadas". Membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo. Palestrante e contador de histórias convidado para compor o painel Educação, no evento Focus Brazil (Londres 2018/2019 - Nova York 2019).

Ficha técnica
Título: A Bruxa do Batom BorradoAutor: Anderson Novello
Ilustrações: Alessandra Tozi

Ano: 2019 
Páginas: 32
Formato: 28X21 cm

Editora: Palavras arteiras
Adicione no Skoob
Livro cedido em parceria com o autor
Para comprar: Anderson Novello



Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio



Comentários

  1. Olá!
    gostei da capa desse livro e gostei da sua resenha, tinha imaginado uma história diferente mas, lendo a sua resenha eu leria este livro.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é