Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Os Garotos do Brasil



Olá!
Hoje é dia da resenha do livro Os Garotos do Brasil, escrito por 
Ruy Castro, Editora Foz.

Sinopse
Ruy Castro passeia pela alma dos craques com a ginga que só os melhores têm, revelando o caráter, os sonhos e as motivações de alguns dos nossos maiores ídolos. Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, entre outros campeões, são apresentados nesse livro por um torcedor -ele próprio- que usa as palavras para conduzir a bola e chutar a gol, nos mostrando o essencial sobre esses homens que consagraram o futebol brasileiro.

Que delícia de livro! Crônicas saborosas para quem curte o bom futebol. Não me lembro como este livro veio parar na minha estante, eu acho que comprei numa das muitas promoções da Amazon.

Amo crônicas, gosto muito da escrita do Ruy e adoro futebol! O gosto pelo futebol é herança do meu avô Roberto, italianão apaixonado pelos verdões, Palmeiras e Guarani. Cresci vendo o vô assistindo e torcendo e peguei gosto também. Foi assim que no domingo passado mergulhei nestas histórias, que Ruy, exímio contador de casos nos traz.

Revisitei personagens que ouvia meu avô contar, apaixonado sobre dribles fantásticos e sobre o verdadeiro futebol arte. Por este livro desfilaram Bellini, Pelé, Tostão e a turma dos primeiros campões das copas do mundo.
Zico, Júlio César, também ganham destaques, pois Ruy é um flamenguista apaixonado e relembra os principais ídolos do seu time do coração.

Aprendi curiosidades como Mario Filho, que dá nome ao Maracanã, que era o irmão mais velho de Nelson Rodrigues. Nelson foi, segundo Ruy, o maior cronista de futebol que tivemos.

Casos e detalhes interessantes e curiosos, formam estas histórias saborosas. Momentos de terno, emocionantes, engraçados e dolorosos, são apresentados de forma magistral, por este excelente escritor.
Uma leitura fluida e muito interessante. Devorei este livro numa manhã e recomendo muito esta leitura para todos os apaixonados por futebol, independente de torcida, idade e de gênero.

Gostei do capítulo da copa de 70, quando os jogos ainda não eram televisionados e as rádios enviaram suas equipes para cobrirem os jogos. Quanta diferença para os dias de hoje...

O capítulo sobre Sócrates é um alerta sobre o poder devastador de um vício. O atleta tão talentoso, médico de formação, morreu vítima de cirrose, sem admitir ser viciado em cerveja. Ruy expõe de forma clara e honesta esta questão, ele mesmo que já divulgou ter vencido sua dependência no álcool.

Capa linda, ótima diagramação da Editora Foz, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, que tornam a leitura melhor ainda. Adorei esta leitura e super recomendo, para quem gosta de futebol e de boas histórias.

32/100
Título: Os garotos do Brasil
Autor: Ruy Castro
Páginas: 136
Classificação: 5 estrelas
Editora: Foz
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio


Comentários

  1. Oi Clauo! Apaixonada que sou por futebol, amei a dica!!! Aqui herdei a paixão do meu pai, a quem com certeza quero presentear com essa belíssima edição. Beijos. Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç