Eu Li: Os Garotos do Brasil



Olá!
Hoje é dia da resenha do livro Os Garotos do Brasil, escrito por 
Ruy Castro, Editora Foz.

Sinopse
Ruy Castro passeia pela alma dos craques com a ginga que só os melhores têm, revelando o caráter, os sonhos e as motivações de alguns dos nossos maiores ídolos. Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, entre outros campeões, são apresentados nesse livro por um torcedor -ele próprio- que usa as palavras para conduzir a bola e chutar a gol, nos mostrando o essencial sobre esses homens que consagraram o futebol brasileiro.

Que delícia de livro! Crônicas saborosas para quem curte o bom futebol. Não me lembro como este livro veio parar na minha estante, eu acho que comprei numa das muitas promoções da Amazon.

Amo crônicas, gosto muito da escrita do Ruy e adoro futebol! O gosto pelo futebol é herança do meu avô Roberto, italianão apaixonado pelos verdões, Palmeiras e Guarani. Cresci vendo o vô assistindo e torcendo e peguei gosto também. Foi assim que no domingo passado mergulhei nestas histórias, que Ruy, exímio contador de casos nos traz.

Revisitei personagens que ouvia meu avô contar, apaixonado sobre dribles fantásticos e sobre o verdadeiro futebol arte. Por este livro desfilaram Bellini, Pelé, Tostão e a turma dos primeiros campões das copas do mundo.
Zico, Júlio César, também ganham destaques, pois Ruy é um flamenguista apaixonado e relembra os principais ídolos do seu time do coração.

Aprendi curiosidades como Mario Filho, que dá nome ao Maracanã, que era o irmão mais velho de Nelson Rodrigues. Nelson foi, segundo Ruy, o maior cronista de futebol que tivemos.

Casos e detalhes interessantes e curiosos, formam estas histórias saborosas. Momentos de terno, emocionantes, engraçados e dolorosos, são apresentados de forma magistral, por este excelente escritor.
Uma leitura fluida e muito interessante. Devorei este livro numa manhã e recomendo muito esta leitura para todos os apaixonados por futebol, independente de torcida, idade e de gênero.

Gostei do capítulo da copa de 70, quando os jogos ainda não eram televisionados e as rádios enviaram suas equipes para cobrirem os jogos. Quanta diferença para os dias de hoje...

O capítulo sobre Sócrates é um alerta sobre o poder devastador de um vício. O atleta tão talentoso, médico de formação, morreu vítima de cirrose, sem admitir ser viciado em cerveja. Ruy expõe de forma clara e honesta esta questão, ele mesmo que já divulgou ter vencido sua dependência no álcool.

Capa linda, ótima diagramação da Editora Foz, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, que tornam a leitura melhor ainda. Adorei esta leitura e super recomendo, para quem gosta de futebol e de boas histórias.

32/100
Título: Os garotos do Brasil
Autor: Ruy Castro
Páginas: 136
Classificação: 5 estrelas
Editora: Foz
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio


Comentários

  1. Oi Clauo! Apaixonada que sou por futebol, amei a dica!!! Aqui herdei a paixão do meu pai, a quem com certeza quero presentear com essa belíssima edição. Beijos. Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas