Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Minha Resiliência

| Minha Resiliência | Thaisa Lima | 499 páginas |
| Skoob | Minha avaliação: 5/5 estrelas | Sinopse | Para comprar: Amazon |

Encerramos a Leitura Coletiva do livro Minha resiliência e hoje trago as minhas impressões. A autora disponibilizou o e-book para os parceiros desta leitura coletiva. Também achei bacana, o fato dela ter deixado o e-book disponível gratuitamente para todos os leitores interessados na leitura, por três dias.

O livro tem ingredientes que eu amo, livro, cachorros, blogs, família. Muito bacana! Foi uma leitura interessante e muito gostosa. Não conhecia a escrita da autora e gostei muito, tanto que pretendo ler a sua coleção de contos e em breve os trarei aqui também.

De cara a sinopse me chamou muito a atenção. O livro conta a história de Maria Clara, uma blogueira literária e youtuber, que vive da paixão pelos livros. Quem que ama livros, não gostaria de ter esta paixão como profissão? Eu pelo menos adoraria!
"Antes de começar a comer, observo tudo ao meu redor e tiro milhões de fotos para postar mais tarde em meu Instagram. Provavelmente farei um vlog sobre este passeio. Ainda bem que eu trouxe um livro na bolsa. A foto de hoje está garantida!" 
Acompanhamos suas lutas e reviravoltas, seus amores, dramas e relacionamentos familiares. Uma das coisas que mais me agradou neste livro foi o equilíbrio encontrado pela autora, pois ela mescla temas sérios e pesados, como adoção, relacionamento abusivo e doença na família, com outros mais leves como o mundo dos blogs literários, cafés, os cachorros da personagem principal e convivência com a família, com os irmãos, sobrinhos e pais.

Claro que não poderia faltar muito romance. Maria Clara é uma mulher romântica, mas que se machucou na vida e traz este medo de sofrer novamente. Dois homens aparecem na sua vida, um do seu passado e outro no seu presente. André e Otávio. Acompanhei com receio estes relacionamentos. Claro que na posição de expectadora é fácil imaginar como terminariam relacionamentos que contam, principalmente com interferências de parceiros anteriores. Os personagens são humanos e revelam seus pontos fracos, seus medos, dúvidas e receios. Nem tudo são flores, mas há momentos super românticos, cômicos, ternos e outros que dá vontade, no mínimo de chacoalhar uma personagem e "torcer" o pescoço de outra...
Outra coisa que me agradou muito foi a forma como a autora trabalhou um acompanhamento psicológico realizado pela personagem. Acredito muito que este tipo de informação agrega e pode ajudar muitos leitores. Confesso que no início da leitura tive dificuldade em entender porque Maria Clara não compartilhou informações e vivenciadas sofridas por ela com a sua família. No decorrer da trama a autora vai pontuando algumas situações e me pareceu que a personagem, após algumas situações difíceis, apresenta sintomas depressivos importantes.
"Recordei que as pequenas coisas são extremamente importantes e tenho colocado em prática tudo o que aprendi na terapia. Valorizar esses bons momentos e resgatar sentimentos bons, que me fazem sentir que estou viva e ter vontade de viver, são motivações que preciso aproveitar."
Me identifiquei com a personagem, não só enquanto blogueira, mas também enquanto filha. Algumas passagens vivenciadas pela Maria Clara, eu também vivenciei, mas não posso dar detalhes, para não dar nenhum spoiler para vocês. Eu me diverti, me emocionei, fiquei aflita e por várias vezes, balancei a cabeça discordando das atitudes da nossa mocinha, principalmente da sugestão que percebi no final. Se você ler/leu o livro, podemos conversar sobre estes pontos, combinado?

Como li a versão digital, não posso dizer se há diferenças da versão física, mas gostei muito desta edição. Achei a capa bonita e gostei do seu colorido, que combina com a personagem. O livro é narrado em primeira pessoa, o que nos deixa mais próximos da personagem e do seu universo. É como se estivéssemos lendo seu diário. A leitura foi bem fluida e a escrita da Thaisa é muito gostosa. Boa revisão e diagramação. Recomendo a leitura.


Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio


Comentários

  1. Claudia, sua linda, que resenha mais amor! Obrigada por ter participado da LC. Sobre a versão física, ela é igual ao ebook.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia!!! Saudades
    Leitura coletiva é tudo de bom, aprendemos tanto!!! Não conhecia a autora, mas adorei a sua resenha, deu para perceber que adorou a leitura, é uma delicia quando nos identificamos a história, então a dica esta anotada!!!
    Super Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Clauo! Adorei a sua resenha, realmente a escrita da Thaisa é fluida e bem gostosa. Sua pontuação sobre os possíveis problemas psicológicos da personagem foi bem interessante! Também senti isso durante a leitura. Adorei participar com você dessa LC e que venham outras por aí! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç