Cuscuz Paulista - Receita


Algumas receitas tem um sabor muito afetivo, despertam sentimentos que guardamos no fundo do coração. Assim é com o cuscuz paulista. Minha avó materna, Zélia, sempre fazia esta gostosura e minha mãe também. Eu adoro e acho que é perfeita para dias mais frescos ou para o jantar. Quando a saudade aperta, lá vou eu fazer esta receita.

Trouxe para vocês uma versão que peguei no site Tudo gostoso. Fiz algumas adaptações, pois eu detesto sardinha e não gosto de atum, então eu quase sempre substituo estes ingredientes por frango desfiado. Por isso também que eu quase nunca como quando outras pessoas fazem...rs. Fica ótimo também com camarão ou simplesmente sem a proteína. Não faço a receita com as quantidades exatas, uso e você também pode usar sua intuição e colocar aproximadamente os ingredientes. Experimenta fazer e depois me conta o que achou. Eu adoro!


INGREDIENTES
1/2 xícara (chá) de azeite
02 dentes de alho bem picadinhos
1 lata ou caixa de molho de tomate
2 latas de água
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
01 caixa de tomatinho cereja
Azeitonas a gosto
1 porção de frango desfiado
cheiro verde a gosto
sal e temperos a gosto
1 tablete de caldo de legumes ou do seu sabor preferido
3 xícaras de farinha de milho grossa
3 ovos cozidos (eu gosto de substituir por ovos de codorna)
MODO DE PREPARO
Refogue no azeite, a cebola, o pimentão, as azeitonas, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o cheiro-verde, a sardinha, os temperos e o tablete de caldo .
Coloque a água, deixe ferver, coloque a farinha de milho e cozinhe.
Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, os tomatinhos e azeitonas por baixo.
Coloque a massa na forma, deixe ficar morno e desenforme.


Comentários

  1. Uau!!! Que delícia de foto. Confesso que aqui não temos o hábito de cuscuz. Me lembro de ter feito apenas uma vez. Também não gosto tanto de sardinha atum, mas com frango desfiado deve mesmo ter ficado maravilhoso. Amo essas receitas com o gosto que vai mto além dos ingredientes! Beijos. Karla Samira

    ResponderExcluir
  2. Claudia, minha vó também fazia desse modo, ela usava sardinha mesmo, ela me deixava colocar os "enfeites" na forma antes de colocar a mistura de farinha de milho...ai que saudade!
    O seu ficou lindo, parece delicioso!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas