05 Dicas Para Ler Mais

Eu amo ler e leio sempre, todos os dias. Não me canso de ler. Fui daquelas meninas que andava tropeçando, porque fazia as coisas que minha mãe mandava com o livro nas mãos, lendo.  O que mais escuto é a pergunta, como você consegue ler tanto? E hoje vou responder, compartilhando um pouco do meu amor pelos livros e o que funciona pra mim. Separei cinco dicas de ouro para te mostrar. Vamos lá?



Tenha sempre um livro com você
Pode parecer óbvio, mas se você tiver sempre um livro por perto, fica fácil ler pelo menos algumas páginas, aliás não se prenda a quantidade. Tem gente que pensa, ah, agora não tenho muito tempo, nem adianta pegar o livro. Adianta sim! Quando você sai e leva o livro com você, a espera no dentista, um intervalo no trabalho, a volta para casa, podem ser melhor aproveitados. Leia! Trate o livro como um companheiro querido, seu melhor amigo e habitue-se a carregá-lo sempre com você. 

Desligue o celular ou fique um pouco longe dele
Hoje esta é a dica de leitura que mais me ajuda! Claro que é importante interagir nas redes sociais, visitar os blogs amigos, comentar no perfil daquele amigo querido, no instagram, mas se não tomarmos cuidado perdemos horas e horas no celular, olhando os perfis e não fazemos mais nada da vida. O celular drena a atenção! Desligue o celular, ou deixe ele um pouco longe de você e aproveite para ler. Você vai ver como as leituras rendem!

Leia mais de um livro ao mesmo tempo
Alternar gêneros literários diferentes ajuda na leitura, na motivação e na concentração. Vou dar um exemplo, para explicar melhor. Livros de crônicas e de contos, podem se tornar cansativos se lidos de uma vez só, mas se você intercalar estas leituras com um romance, com um livro de ficção, pode ser muito interessante. Em tempos normais, eu costumo ler três livros, um em casa, outro que deixo no consultório (e leio nos intervalos dos atendimentos) e outro no Kindle. Funciona bem, experimenta.

Participe de grupos literários
Uma das grandes alegrias de quem gosta de ler, é ter com quem comentar e discutir as impressões sobre a sua leitura. Não ter com quem conversar sobre aquele livro que você adorou (ou detestou), é uma das maiores reclamações dos leitores. Os grupos de literatura são ótimos para isso, neles você encontra motivação, outros apaixonados por livros e troca dicas, faz amizades, acompanha lançamentos literários e curiosidades sobre os autores. Estes grupos estão nas redes sociais. Vou deixar aqui o link do nosso grupo, o Desafio dos 100 livros em um ano, grupo querido e muito motivador. Aqui se encaixam ainda os clubes de leitura, que são ótimos também. Eles podem ser presenciais ou virtuais. 

Anote suas leituras
Pode parecer besteira, mas anotar os livros que você leu ajuda a te dar uma idéia do seu ritmo de leitura, além de te mostrar seu panorama enquanto leitor. A escrita é terapêutica e sempre ajuda, até neste caso. Acredite, é muito gratificante observar no final do mês, do ano, depois de um tempo, o quanto você leu e o que você leu. Aqui você pode optar pelo analógico ou pelo tecnológico, ou pelos dois, como é o meu caso! Anoto todos os livros que leio (título do livro, autor e término da leitura) num caderno que escolhi apenas para estas anotações e registro os mesmos dados no meu Skoob.

Acredito que com estas dicas você pode ficar mais motivado e ler mais e melhor. Coloque em prática e me conta o que achou das dicas. Boa leitura!


Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio

Comentários

  1. Oi Clauo! Adorei as dicas! Já faço algumas dessas coisas, como sempre ter um livro à mão (ou o kindle) e anotar sempre as leituras. Mas algo que não tem fluído para mim é me afastar um pouco das redes sociais. Tá complicado! Mas quero melhorar! Beijos e parabéns pelas dicas! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas