Eu Li: Adeus Gordura

Olá!
Hoje eu trago para vocês o livro Adeus Gordura, da Sharee Samuels, lançamento da Editora Seoman, do Grupo Editorial Pensamento


Sinopse
Sharee Samuels tinha 17 anos e 116 quilos quando atingiu o fundo do poço de sua autoestima. Sem casos de obesidade em sua família, com uma determinação incrível e uma atitude positiva e automotivadora, perdeu para sempre mais de 45 kg ao longo de cinco anos em uma jornada rumo a uma vida mais saudável e feliz. Quando começou a documentar sua trajetória, ela não esperava se tornar uma voz poderosa de referência no campo da saúde, da autossuperação e do amor-próprio. Logo, seu blog, chamado A Funeral For My Fat, se tornou um guia inspirador para milhares de pessoas que procuram apoio e aconselhamento em suas próprias jornadas de emagrecimento com saúde. Se você está acima do peso e precisa de incentivo, prepare-se, pois Sharee tem uma história inspiradora de coragem e determinação que vale a pena ser lida.
Quando soube deste lançamento da Seoman, fiquei muito curiosa para ler e fiquei mais feliz ainda ao ver que ele veio no meu kit de boas vindas da renovação da parceria com o Grupo Editorial Pensamento.

Adeus gordura, tem no seu título original o mesmo nome do blog que a autora criou para ajudá-la no seu processo de emagrecimento: A Funeral for my fat. Achei o título incrível e achei uma pena a editora não ter mantido o original em português, pois é muito criativo, diferente, bem bolado e chama a atenção de cara.

Adoro livros com esta temática. Comecei a leitura e logo me peguei balançando a cabeça e concordando com o relato da autora. Não é fácil emagrecer (e mais difícil ainda permanecer magra), não há fórmulas mágicas (que todos procuram), mas sim um caminho de auto-descobrimento. A autora é corajosa ao mostrar seus pontos fracos, sua luta e sua disposição. Esta empatia gera confiança e faz com que os leitores se sintam motivados também.
A GRANDE sacada do livro, é mostrar que é preciso mudar hábitos para hábitos saudáveis e duradouros. A autora é bem honesta e conta seus processo de sabotagem, seu amadurecimento, como começou a ser vegana (porque era bacana) e como comia muito errado, apesar de tudo.

O fato de ter uma família magra e bonita e ser a única "diferente", grande e gorda, a impactou muito. Os pais sempre lhe deram força e apoio, a mãe sempre foi magra e loira. Todo este cenário ao invés de ajudá-la, lhe deixava mais angustiada e gerava mais cobranças internas.

Esta foi uma ótima e inspiradora leitura. Um livro fluido, cheio de motivação, de dicas e de incentivo. Eu acho que ele vai agradar leitores de todas as idades, mas principalmente jovens, que poderão se identificar com as carências, dúvidas e dilemas da autora.

Adorei saber também sobre o processo de criação e manutenção do seu blog. O que começou como um lugar de reflexão, na internet, em contraponto com tantos espaços que incentivam distúrbios alimentares gravíssimos como anorexia e bulimia, ganhou espaço, a tornou muito conhecida.
Shareen traz experiências interessantes no decorrer do livro. Conta que passou um ano fora, em Edimburgo, na Escócia, num programa de intercâmbio e se viu num supermercado enorme sem ter o que comer, pois sua alimentação era muito restrita e errada, e que a partir daí começou a buscar outras alternativas de alimentação mais saudáveis. Mostra ainda que neste mesmo período, o hábito de andar muito a pé, ao contrário do que fazia nos EUA lhe propiciaram 12 quilos a menos, no final daquele ano.
"Em última análise, uma dieta restritiva e de baixíssima caloria combinada a uma rotina de exercícios digna de treinamento militar não é uma coisa saudável".
Ter uma atividade física que de prazer, ter consciência que se quando alcançar o peso desejado, voltar à comer sem controle, perderá tudo que conquistou, fazem parte das explicações de Shareen aos seus leitores.
"Sou uma pessoa muito mais feliz agora que compreendo ser minha vida uma tarefa contínua em vez de um projeto concluído"
Adorei a capa, ela passa bem a mensagem do livro. Gostei também da combinação das cores. O livro é dividido em catorze capítulos e traz reflexões propostas pela autora, com espaço para serem respondidas, lista de compras e perguntas frequentes. Gostei muito das fotos da autora que retratam várias fases da sua vida. A edição da Seoman está linda, muito caprichada, páginas amarelas, letra em tamanho confortável. A tradução do livro foi feita por Leonardo Castilhone. Recebi este livro num kit lindo, com um planner destacável para o blog, que eu adorei!

Adeus Gordura
Autora: Sharee Samuels
Ano: 2020
Páginas: 296
Editora: Seoman
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Seoman



Comentários

Postagens mais visitadas