Eu Li: Lupus In Fabula

Olá!
Hoje é dia da resenha do livro Lupus In Fabula, escrito por Marco Mattos, Editora Chiado Books.

Sinopse
Nada andava muito bem na vida de Karim. Depois de uma noite de balada, brigas, bebedeira e perdas no pôquer, ele volta pra casa, coloca algumas roupas na mala, o passaporte no bolso e pega a Marginal Tietê, rumo ao aeroporto. No transito escolhe o destino: Montevidéu. Sonhador mas realista, destemido e apostador, Karim, o Lobo na Fábula, enfrenta, uma a uma, as complicações que a vida lhe impõe.

Recebi um e-mail do autor, me convidando para ler seu livro. Marco foi muito simpático e recebi seu livro, com uma bonita dedicatória.

Lupus in fabula, me deixou curiosa antes até da sua leitura. Achei a sinopse diferente. O livro me surpreendeu positivamente, achei muito bem escrito. Uma leitura diferente e muito fluida. Comecei a ler, assim que ele chegou. Li numa tarde, achei bem interessante.

O personagem principal é Karim, um homem que tem dificuldade em manter um trabalho fixo e relacionamentos duradouros. Segundo o autor, Karim é um sonhador mas realista, destemido e apostador, o Lobo na Fábula, que enfrenta, uma a uma, as complicações que a vida lhe impõe. O que eu achei mais interessante na trama, é que Karim sempre se reinventa, não se deixa abater por muito tempo. Trabalha, produz, é muito inteligente, mas quando esbarra numa grande dificuldade, operacional ou de relacionamento, ele joga a toalha. Deixa o emprego, e começa tudo de novo.
"Apesar de não gostar de ditos populares e frase motivacionais, tem uma que usa como lema de vida: Se a porta não abriu é porque não é sua."
Num certo sentido, esta fábula me lembra o mito de Sísifo, aquele que carrega a pedra, sobe a montanha, cai e recomeça, sempre. O fato da história ser narrada em terceira pessoa, traz um certo distanciamento do protagonista, o autor nos conduz pela história como observadores atentos e curiosos.
"Ele quer se casar, mas não acredita no casamento. Acha muito difícil conviver com alguém até o fim da vida, ou mesmo por um período extenso de tempo."
Adorei a capa, achei linda! A diagramação da Chiado Books é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, revisão impecável. Gostei da dedicatória do livro, Lupus in Fabula é um livro fino, são 13 capítulos, divididos em 78 páginas, mas que traz boas reflexões. Recomendo a leitura.

Sobre o autor
Nasceu em São Paulo, cidade onde, literalmente, vive.

Lupus In Fabula
Autor: Marco Mattos
Ano: 2019
Páginas: 78
Editora: Chiado Books
Classificação 4,5/5
Livro cedido pelo autor
Adicione no Skoob
Para comprar: Chiado Books


Comentários

  1. Clauo, linda resenha, fiquei super interessada na leitura do livro, tendo em vista que se trata de uma vida comum, que é cheia de recomeços. Quero ler! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas