Fim - #12livrospara2019 - Dezembro

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Fim, da Fernanda Torres, da nossa parceira Companhia das Letras.

Escolhi este livro para ser o livro de dezembro da nossa TAG #12livrospara2019. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens!

Chegamos a última postagem do ano deste projeto tão gostoso! O tempo passou muito rápido! A cada dia 12 postei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia era ler preferencialmente livros  esperavam na fila de leitura.  Com este post finalizo o projeto deste ano. 


Sinopse
O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Recentemente, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas do jornal Folha de São Paulo, em colaborações para a revista Piauí e na revista Veja. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras e mostra que nesse âmbito é uma artista tão completa quanto no palco ou diante das câmeras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: arrependimentos, casamentos, festas, inibições, manias e separações. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de drogas e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou uma sobrevida sexual com o viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos, mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes.
Para este mês escolhi o livro Fim, da Fernanda Torres. O principal motivo foi que acabei de ler a biografia da sua mãe, Fernanda Montenegro e fiquei curiosa para conhecer sua escrita também.

Tenho que confessar que o livro me surpreendeu muito positivamente, não imaginava que fosse gostar tanto da sua escrita. Já sabia que a Fernanda era muito talentosa como atriz, seu desempenho em Os Normais, série exibida pela TV Globo na década de 90 não me deixa mentir, mas não conhecia seu talento como escritora.

O livro conta o final da vida de cada um dos 5 integrantes de uma turma de amigos. Cada história começa pelo seus fim, já idosos, estes velhos amigos vão rememorando suas trajetórias, amores, sofrimentos, desilusões.

Que trama bacana, diferente e muito, muito bem escrita. Gostei do tom que a Fernanda encontrou para estes amigos. Um quê de nostalgia, revolta, arrependimento, misturo com um humor ácido, non sense, recheado de sarcasmos e racionalidade. Sobram rememorações, recordações, dúvidas e falta amor, entrega e disponibilidade interna. 

Ranzinzas, impacientes e carentes, assim são estes velhotes, que rememoram suas mocidades, amizades e paixões. Suas faltas e excessos. O livro não é triste, nem piegas, taí o mais bacana, o tom que Fernanda encontra nesta trama. É um livro reflexivo, sobre as oportunidades que temos na vida e que nem sempre aproveitamos.

Adorei o título, forte, simples e impactante, FIM. O final, o término, o envelhecer, tema tão pesado, ao mesmo tempo tão previsível, que todos enfrentaremos e que nunca estamos preparados para tal empreitada...

Gostei muito da capa, achei muito criativa e bacana, pois nossos personagens são cariocas e têm forte ligação com praia. Diagramação excelente da Companhia das Letras. 

Foi uma leitura fluida e intensa. Recomendo! Leiam Fim e me contem o que acharam, eu vou adorar saber.

Sobre a autora
Fernanda Torres (Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1965), é uma premiada atriz e escritora brasileira.

Fim
Autor: Fernanda Torres
Ano: 2013
Páginas: 203
Editora: Companhia das Letras
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das Letras

Minha avaliação: 5/5

Comentários

  1. Hey, I really like this post and all your blog: D
    I am following you and invite you to me
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Clauo, não conhecia esse livro, nem sabia dessa veia jornalistica da Fernanda Torres. Vou conferir depois o livro. Valeu pela dica de leitura e por participar desse projeto tão legal como o 12 livros. S2
    Boas festas!

    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas