Eu Li: Malvados

Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é do livro Malvados, escrito por A
ndré Dahmer, edição da Quadrinhos na Cia. Grupo Companhia das Letras.

Sinopse
Não é exagero dizer que André Dahmer está entre os maiores cronistas do país hoje. Com mordacidade, seus quadrinhos de aparência simples demolem certezas e deixam à mostra as contradições dos "novos tempos". Em Malvados, como se tirasse um bicho de cima de si, o desenhista carioca arremessa o otimismo tolo e o autoengano para longe, entregando aos leitores uma visão desencantada e cheia de humor da realidade. Redes sociais, casamento, política, sexo, drogas, arte, Deus, depressão, meio-ambiente: nas 368 tirinhas aqui reunidas, nada escapa ao sarcasmo de suas "flores do mal". Os absurdos da vida filtrados por um riso cruel e maravilhoso, às vezes nervoso e incontrolável, que reverbera em cada página deste livro.
Este ano, uma das minhas proposta era ler livros em formatos e gêneros diferentes do que eu estou habituada, por isso quando vi este lançamento da Quadrinhos na Companhia, me interessei. Não conhecia o trabalho do André, mas fiquei bem curiosa para conferir esta leitura.

De cara uma coisa me chamou muito a atenção neste livro, o seu formato! Eu adorei. Com pouco texto e três quadrinhos por página, o autor consegue muito bem transmitir sua mensagem. Foi uma leitura bem diferente e bacana.
Críticas interessantes às redes sociais, principalmente ao Facebook, dilemas sobre relacionamentos, profissões, recebem textos recheados de ironia e sacarmos que funcionam muito bem. Me deixaram bem reflexiva e me peguei em diversas páginas balançando a cabeça, concordando com o texto.
Das 368 tirinhas, em algumas aparecem títulos como Malvados da depressão, palestra sobre novos tempos, a vida secreta dos otimistas
As tirinhas são bem simples, mas seu conteúdo é muito interessante e faz o leitor pensar. Apesar de ter 381 páginas, sua leitura é rápida e você não precisa ler em sequência.
Gostei muito do formato diferente do livro, da cor da sua capa e da diagramação, simples e ao mesmo tempo impactante da  Quadrinhos na Cia.
Sobre o autor
André Dahmer nasceu em 1974, no Rio de Janeiro. É desenhista e artista plástico, criador das séries de quadrinhos Malvados, Quadrinhos dos Anos 10 , Apóstolos, a Série, entre outras. Atualmente, suas tiras são publicadas pela Folha de S.Paulo e pelo jornal O Globo.
Malvados
Autor: André Dahmer
Ano: 2019
Páginas: 384
Editora: Quadrinhos na Cia.
Classificação 4/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das letras



Comentários

Postagens mais visitadas