Pular para o conteúdo principal

Eu Li: A Bússola e o Leme

Hoje trago a resenha do livro A Bússola e o leme, escrito por Haroldo Dutra Dias, da Editora LetraMais.
Sinopse
Haroldo Dutra Dias, neste livro fantástico e inovador, traz o resultado de vinte anos de estudos e pesquisas demonstrando que somos portadores de um inato senso de direção e sentido e aponta caminhos para ativarmos esses potenciais em momento oportuno. Ele nos auxilia a tomarmos decisões e mudar o rumo quando os desafios aparecem, mas acima de tudo para agirmos com antecedência e nos prepararmos para as turbulências de nossa vida pessoal, social e corporativa. Qual a direção e qual o sentido da sua existência? Como você está se sentindo durante sua viagem? Você tem seguido a melhor rota? A Bússola e o Leme nos convida a refletir sobre natureza, tempo, jornada, trajeto e sobre o próprio viajante. Ao reconhecer, compreender e utilizar os padrões que regem essa verdadeira “odisseia”, você poderá fazer escolhas mais adequadas, tornar-se alguém melhor e, finalmente, aproveitar a viagem.
Quando eu soube deste lançamento, fiquei muito curiosa para ler. Acompanho com entusiasmo a trajetória do Haroldo, um dos nossos maiores estudiosos hoje, em espiritismo. Imaginei que o livro tratasse de temas espíritas e no começo confesso que estranhei um pouco. A Bússola e o leme é livro diferente e inovador. O autor traz suas pesquisas e metáforas para falar de temas que fazem todo o sentido no nosso dia a dia, independente da religião ou crença do leitor.

Não foi uma leitura rápida, nem muito fluida, pois é necessária bastante atenção para apreender os conceitos exemplos explicados neste livro. Me chamou a atenção, logo de início, as comparações que Haroldo faz com a aviação, com aves migratórias, com piloto e todo tipo de voo. Como filha de piloto esta linguagem sempre me atrai e me fisga.

A escrita do Haroldo é excelente e didática, o que facilita a compreensão dos muitos conceitos explicados de forma dinâmica e interessante. Ele utiliza muitos exemplos, o que contribuiu para esclarecer a teoria. A mesma desenvoltura que vejo nos seus videos, encontrei nos seu texto, neste livro.
"O que mudaria se você soubesse, além da data de seu nascimento, a data da sua morte? Essa questão coloca um destaque: O valor do tempo. A duração da vida humana é limitada, portanto, preciosa. E a única maneira de honrar essa dádiva, à altura do seu valor, é encontrar o propósito de nossa vida. Viver com Propósito é a maior expressão de gratidão que um Ser Humano pode atingir" (página 195)
O livro é dividido em três partes: O céu e a embarcação, a navegação e os exercícios. Gostei desta divisão e acho que ela facilitou a leitura. Achei a capa simples e ao mesmo tempo bonita, passa a mensagem da simplicidade e do equilíbrio que o autor transmite, gostei muito também da combinação de cores escolhidas. Páginas brancas, bom espaçamento e letras em tamanho confortável. A diagramação do livro é excelente, bem feita. Gostei muito das figuras e desenhos do texto. Ao final do livro, o leitor encontra exercícios que ajudam a assimilação dos temas propostos.
Sobre o autor
Haroldo Dutra Dias é um juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, escritor, tradutor, e conferencista brasileiro. Ele também se destaca como palestrante e escritor, se tornando um dos principais divulgadores do Espiritismo.
A "Bússola e o Leme" nos convida a refletir sobre natureza, tempo e sobre o viajante. É um chamado para acionarmos a nossa bússola e tomarmos conta do nosso leme, que vai determinar a direção e o sentido da nossa existência e, finalmente, aproveitar a viagem!

A Bússola e o Leme
Autor: Haroldo Dutra Dias
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: Editora LetraMais
Adicione no Skoob
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4/5
Para comprar: Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é