Eu Li: A Bússola e o Leme

Hoje trago a resenha do livro A Bússola e o leme, escrito por Haroldo Dutra Dias, da Editora LetraMais.
Sinopse
Haroldo Dutra Dias, neste livro fantástico e inovador, traz o resultado de vinte anos de estudos e pesquisas demonstrando que somos portadores de um inato senso de direção e sentido e aponta caminhos para ativarmos esses potenciais em momento oportuno. Ele nos auxilia a tomarmos decisões e mudar o rumo quando os desafios aparecem, mas acima de tudo para agirmos com antecedência e nos prepararmos para as turbulências de nossa vida pessoal, social e corporativa. Qual a direção e qual o sentido da sua existência? Como você está se sentindo durante sua viagem? Você tem seguido a melhor rota? A Bússola e o Leme nos convida a refletir sobre natureza, tempo, jornada, trajeto e sobre o próprio viajante. Ao reconhecer, compreender e utilizar os padrões que regem essa verdadeira “odisseia”, você poderá fazer escolhas mais adequadas, tornar-se alguém melhor e, finalmente, aproveitar a viagem.
Quando eu soube deste lançamento, fiquei muito curiosa para ler. Acompanho com entusiasmo a trajetória do Haroldo, um dos nossos maiores estudiosos hoje, em espiritismo. Imaginei que o livro tratasse de temas espíritas e no começo confesso que estranhei um pouco. A Bússola e o leme é livro diferente e inovador. O autor traz suas pesquisas e metáforas para falar de temas que fazem todo o sentido no nosso dia a dia, independente da religião ou crença do leitor.

Não foi uma leitura rápida, nem muito fluida, pois é necessária bastante atenção para apreender os conceitos exemplos explicados neste livro. Me chamou a atenção, logo de início, as comparações que Haroldo faz com a aviação, com aves migratórias, com piloto e todo tipo de voo. Como filha de piloto esta linguagem sempre me atrai e me fisga.

A escrita do Haroldo é excelente e didática, o que facilita a compreensão dos muitos conceitos explicados de forma dinâmica e interessante. Ele utiliza muitos exemplos, o que contribuiu para esclarecer a teoria. A mesma desenvoltura que vejo nos seus videos, encontrei nos seu texto, neste livro.
"O que mudaria se você soubesse, além da data de seu nascimento, a data da sua morte? Essa questão coloca um destaque: O valor do tempo. A duração da vida humana é limitada, portanto, preciosa. E a única maneira de honrar essa dádiva, à altura do seu valor, é encontrar o propósito de nossa vida. Viver com Propósito é a maior expressão de gratidão que um Ser Humano pode atingir" (página 195)
O livro é dividido em três partes: O céu e a embarcação, a navegação e os exercícios. Gostei desta divisão e acho que ela facilitou a leitura. Achei a capa simples e ao mesmo tempo bonita, passa a mensagem da simplicidade e do equilíbrio que o autor transmite, gostei muito também da combinação de cores escolhidas. Páginas brancas, bom espaçamento e letras em tamanho confortável. A diagramação do livro é excelente, bem feita. Gostei muito das figuras e desenhos do texto. Ao final do livro, o leitor encontra exercícios que ajudam a assimilação dos temas propostos.
Sobre o autor
Haroldo Dutra Dias é um juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, escritor, tradutor, e conferencista brasileiro. Ele também se destaca como palestrante e escritor, se tornando um dos principais divulgadores do Espiritismo.
A "Bússola e o Leme" nos convida a refletir sobre natureza, tempo e sobre o viajante. É um chamado para acionarmos a nossa bússola e tomarmos conta do nosso leme, que vai determinar a direção e o sentido da nossa existência e, finalmente, aproveitar a viagem!

A Bússola e o Leme
Autor: Haroldo Dutra Dias
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: Editora LetraMais
Adicione no Skoob
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4/5
Para comprar: Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas