Pular para o conteúdo principal

Antes de tudo acabar #12livrospara2019 - Outubro

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Antes de tudo acabar, da Mary C. Müller, selo Outro Planeta, da nossa parceira Planeta de Livros.

Escolhi este livro para ser o livro de outubro da nossa TAG #12livrospara2019. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens!
Todo dia 12 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler preferencialmente livros que são meus e esperam na fila de leitura. 


Sinopse
Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.
Para o desafio deste mês escolhi este livro, que ganhei num evento da Editora Planeta, ano passado, na Bienal do Livro, aqui em São Paulo. A capa e a sinopse já tinham me deixado curiosa. A autora já tinha feito muito sucesso ao publicar este livro pelo Wattpad, alcançando mais de dois milhões de leituras!

Foi uma leitura muito interessante, Mary construiu uma trama juvenil muito boa, com personagens empáticos, simpáticos e cativantes. Estes personagens seguraram bem a trama pesada e com temas importantes e difíceis de serem abordados, como dependência química, automutilação, abuso sexual e violência doméstica. Trouxeram uma certa leveza à trama, com seus comportamentos adolescentes, certa ingenuidade, seus medos, sonhos, expectativas e descoberta do amor e do sexo.

O livro gira em torno de três personagens principais, Rafael, nosso protagonista, Anne, sua amiga de infância e Kaori, novata na escola e que ganha coração do nosso mocinho. Para agregar emoção à trama, temos Ferreira, Rafael também, amigo deles, um rapaz gay numa família que não aceita a homossexualidade.

A história mostra a dificuldade de aceitação na escola, os relacionamentos abusivos, bullying, de uma forma honesta e bem tratada. Eram alunos considerados "diferentes" que não se encaixavam nos padrões. Escondida na rebeldia, nas roupas diferentes, encontramos jovens carentes, inseguros, mas ao mesmo tempo sensíveis, fragilizados e amorosos. 

Rafael e seus amigos têm pais com problemas de comportamento. Interessante acompanhar a evolução e tratamento da sua mãe ao longo da trama. Temos ainda a questão da descoberta de uma irmã, do segundo casamento do seu pai e seu relacionamento distante difícil com o mesmo.

A culpa, ansiedade, frustrações e inseguranças que podem acompanhar esta fase da vida são retratadas aqui neste livro. Gostei muito deste olhar e desta abordagem.

Adorei a capa, achei linda a combinação de cores. Boa edição da Planeta, páginas amareladas, letras em tamanho confortável. Gostei muito da escrita da autora, só não entendi porque ela usa um "pseudônimo estrangeiro", Mary C. é Maria Claudia (nome lindo!) e num primeiro momento não pensei em colocar este livro na tag de literatura nacional, pois imaginei que ela fosse americana. Que bom que é uma autora nacional, de Blumenau. 

Não consegui largar o livro até o seu final e foi uma leitura muito fluida. Gostei bastante. Recomendo para leitores de todas as idades.


Sobre a autora
Maria Claudia Müller nasceu em 1988, em Blumenau. Designer gráfica, publicou três livros de forma independente pela plataforma Wattpad. Antes de tudo acabar alcançou o primeiro lugar entre os mais lidos na categoria teen, atingindo 2 milhões de leituras. Possui contos publicados nas coletâneas O outro lado da cidade (Aquário Editorial, 2015), Nós estamos aqui (Editora Draco, 2014) e na quarta edição da Revista Trasgo. Vive em Belo Horizonte com o marido e uma gata caolha que se acha a dona do mundo.

Antes de tudo acabar
Autor: Mary C. Müller
Ano: 2017
Páginas: 256
Editora: Outro Planeta
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta
Minha avaliação: 4,5/5

Comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu amei esse livro, está na minha lista de leitura e espero conseguir ler em breve. Trás mais resenhas assim.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Clau, estou querendo um livro assim que eu égue e não largue até acabar. Quero um leitura fluida. Também gostei da capa e da história.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é