Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Você Tem a Vida Inteira

Olá!!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Você tem a vida inteira, do Lucas Rocha, Galera Record. Recebi este livro no meu kit Clube Leitura de junho.

Sinopse
As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada. Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays. Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados. Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém. Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida. Ian sequer sabe se será capaz de amar. Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias. 
Eu adoro ler livros de autores nacionais contemporâneos e quando vi a indicação da Babi Dewet para o mês, escolhi na hora. Antes de começar a leitura comecei a acompanhar o seu autor, Lucas Rocha, pelo Instagram. E o mais bacana, o encontrei na Flipop, com direito a tietagem e pose para foto.
Eu adorei esta leitura! Lucas encontrou o tom exato para tratar um tema ainda envolto em preconceitos e dúvidas. O livro começa narrando o momento em que dois personagens recebem o resultado para HIV. Um tem o resultado positivo e o outro negativo. Suas vidas vão se cruzando no decorrer da trama e acompanhamos seus dilemas, temores e receios. Nunca é fácil receber um diagnóstico de uma doença crônica, ainda mais o HIV, cujo desconhecimento sobre o tratamento, ainda hoje gera idéias erradas e preconcebidas.

Embora o livro seja indicado para leitores jovens, acredito que leitores de todas as idades serão beneficiados com esta leitura, leve, bem humorada e ao mesmo tempo séria.

Gostei da forma como Lucas estruturou o livro. Ele é narrado por três personagens, Ian, Henrique e Victor e os três alternam-se na narrativa dos capítulos. Cada um tem um estilo de família diferente, uma delas não aceita a homossexualidade do filho, a outra mostra-se neutra e a última apoia o filho e mantém relacionamento familiar saudável. Os personagens secundários são bons, irmãos, amigos e vizinha dos protagonistas formam um núcleo interessante.

Além dos três rapazes, Eric, amigo com quem do Henrique divide seu apartamento é um destaque vistoso e muito interessante. Trabalha como a Drag Queen Bibi Montenegro e arrasa nas produções. Tem uma turma de amigas drags e juntas apresentam-se em shows.
Só teve um ponto do livro que não concordo. O papel da psicóloga que dá o resultado do exame de HIV para um dos personagens. Ok ela não ser simpática e parecer fria, mas dar diagnóstico NÃO é papel de psicólogo e sim do médico. Ele é o profissional que está habilitado para dar diagnóstico médico e não colegas psicólogos. Este é o único "senão" do livro.

A linguagem é atual e a leitura foi fluida e rápida. Adorei a capa, achei que ficou linda e passa a mensagem do livro. Ótima diagramação da Galera Record.

Não posso entrar em detalhes, sob o risco de soltar um spoiler para vocês, mas quero que prestem atenção no grand finale do livro. Lucas arrasou neste momento! A música, os personagens, a ação orquestrada são simplesmente sensacionais. Eu adorei e vibrei com este momento. Leiam e depois me contem o que acharam, vou adorar saber.
Sobre o autor
Lucas Rocha é um bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publicados em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos O Outro Lado da Cidade e Todas as Cores do Natal. Você tem a vida inteira, um livro LGBTQ+ que mostra a importância das amizades quando tudo parece não fazer sentido, é o seu primeiro romance.

Você Tem a Vida Inteira
Autor: Lucas Rocha
Ano: 2018
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet