Eu Li: Você Tem a Vida Inteira

Olá!!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Você tem a vida inteira, do Lucas Rocha, Galera Record. Recebi este livro no meu kit Clube Leitura de junho.

Sinopse
As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada. Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays. Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados. Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém. Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida. Ian sequer sabe se será capaz de amar. Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias. 
Eu adoro ler livros de autores nacionais contemporâneos e quando vi a indicação da Babi Dewet para o mês, escolhi na hora. Antes de começar a leitura comecei a acompanhar o seu autor, Lucas Rocha, pelo Instagram. E o mais bacana, o encontrei na Flipop, com direito a tietagem e pose para foto.
Eu adorei esta leitura! Lucas encontrou o tom exato para tratar um tema ainda envolto em preconceitos e dúvidas. O livro começa narrando o momento em que dois personagens recebem o resultado para HIV. Um tem o resultado positivo e o outro negativo. Suas vidas vão se cruzando no decorrer da trama e acompanhamos seus dilemas, temores e receios. Nunca é fácil receber um diagnóstico de uma doença crônica, ainda mais o HIV, cujo desconhecimento sobre o tratamento, ainda hoje gera idéias erradas e preconcebidas.

Embora o livro seja indicado para leitores jovens, acredito que leitores de todas as idades serão beneficiados com esta leitura, leve, bem humorada e ao mesmo tempo séria.

Gostei da forma como Lucas estruturou o livro. Ele é narrado por três personagens, Ian, Henrique e Victor e os três alternam-se na narrativa dos capítulos. Cada um tem um estilo de família diferente, uma delas não aceita a homossexualidade do filho, a outra mostra-se neutra e a última apoia o filho e mantém relacionamento familiar saudável. Os personagens secundários são bons, irmãos, amigos e vizinha dos protagonistas formam um núcleo interessante.

Além dos três rapazes, Eric, amigo com quem do Henrique divide seu apartamento é um destaque vistoso e muito interessante. Trabalha como a Drag Queen Bibi Montenegro e arrasa nas produções. Tem uma turma de amigas drags e juntas apresentam-se em shows.
Só teve um ponto do livro que não concordo. O papel da psicóloga que dá o resultado do exame de HIV para um dos personagens. Ok ela não ser simpática e parecer fria, mas dar diagnóstico NÃO é papel de psicólogo e sim do médico. Ele é o profissional que está habilitado para dar diagnóstico médico e não colegas psicólogos. Este é o único "senão" do livro.

A linguagem é atual e a leitura foi fluida e rápida. Adorei a capa, achei que ficou linda e passa a mensagem do livro. Ótima diagramação da Galera Record.

Não posso entrar em detalhes, sob o risco de soltar um spoiler para vocês, mas quero que prestem atenção no grand finale do livro. Lucas arrasou neste momento! A música, os personagens, a ação orquestrada são simplesmente sensacionais. Eu adorei e vibrei com este momento. Leiam e depois me contem o que acharam, vou adorar saber.
Sobre o autor
Lucas Rocha é um bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publicados em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos O Outro Lado da Cidade e Todas as Cores do Natal. Você tem a vida inteira, um livro LGBTQ+ que mostra a importância das amizades quando tudo parece não fazer sentido, é o seu primeiro romance.

Você Tem a Vida Inteira
Autor: Lucas Rocha
Ano: 2018
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon






Comentários

Postagens mais visitadas