Pular para o conteúdo principal

Conheça Os Perigos E Cuidados Do Sistema Respiratório Neste Inverno - Dr Jamal Azzam

Recebi um convite muito especial do Dr Jamal Azzam e da Rojas Comunicação e na quinta feira participei de um almoço delicioso na Churrascaria Fogo de Chão. Neste ótimo evento aprendi um pouco mais sobre cuidados respiratórios no inverno. 
Este é o segundo evento que participo e mais uma vez fiquei encantada com o trabalho deste conceituado otorrinolaringologista. Além de muito competente, o Dr. Jamal é muito simpático e atencioso. Ele explica de uma forma didática e de fácil entendimento questões importantes sobre aparelho respiratório. Eu aprendi várias coisas importantes e vou compartilhar aqui com vocês.
Vocês sabiam que nesta época do ano aumentam em mais de 40 % as infecções respiratórias? Pois é, eu fiquei bem surpresa, todo cuidado é importante.
De acordo com o Dr. Jamal Azzam, “o clima frio gera uma diminuição das defesas do sistema respiratório, pois as secreções são mais dificilmente eliminadas, uma vez que existe uma diminuição dos movimentos dos pequenos cílios que revestem toda nossa árvore respiratória”.  Estes cílios não são os pelos do nariz e sim estruturas microscópicas que ficam em todo nosso sistema respiratório.

Outra situação favorece as doenças respiratórias: os vírus se propagam mais rapidamente e sobrevivem mais tempo, tornando o risco do contágio maior ainda. Aumentam significativamente no inverno as gripes, resfriados, rinites, sinusites, laringites, tosses, dores de garganta, crises de asma e bronquite, sem contar com o risco maior, que é da pneumonia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos os anos temos cerca de 1 bilhão de casos de gripe no mundo todo, com 3 a 5 milhões de casos graves e com cerca de 500.000 mortes no mundo, decorrentes da gripe.  No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, tivemos mais de 2.000 óbitos decorrentes das complicações da gripe. No país, o período de maior crescimento da gripe é entre abril e outubro, portanto é hora de reconhecer os sintomas e se cuidar!
A vacina para gripe é indicada para toda população e deve ser tomada, exceto quem tem as contraindicações clássicas (alergia ao imunizante), sendo que não há mais restrição para quem tem alergia ao ovo.“De qualquer forma, recomendo que todas as pessoas procurem se vacinar, mesmo que seja na rede particular” ressalta Dr. Jamal Azzam.

E em relação aos cuidados gerais é preciso se cuidar antes mesmo do inverno, veja como:
- tomar muita água;
- borrifar soro fisiológico no nariz;
- fazer inalações somente com soro fisiológico;
- manter o umidificador ligado 24 horas;
- estender toalhas úmidas no quarto e deixa-las a noite toda;
- evitar fumar e evitar ficar ao lado de quem fuma;
- ventilar o ambiente;
- nunca tossir ou espirrar no ambiente;
- lavar as mãos o tempo todo;
- proteger a tosse ou espirros com um lenço de papel descartável;
- usar álcool gel para higienizar as mãos;
- ter uma alimentação saudável e balanceada;
- ter um sono reparador;
- descansar o suficiente;
- evitar o uso do ar condicionado.

DR. JAMAL AZZAM
Dr. Jamal Azzam é médico formado pela USP em 1986, com residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. O especialista tem mais de 30 anos de experiência em atendimentos e cirurgias na área de otorrinolaringologia. Dr. Jamal atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. É membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e ministra palestras em diversos congressos nacionais e internacionais.

Você pode acompanhar o excelente trabalho do Dr Jamal pelas suas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç