Conheça Os Perigos E Cuidados Do Sistema Respiratório Neste Inverno - Dr Jamal Azzam

Recebi um convite muito especial do Dr Jamal Azzam e da Rojas Comunicação e na quinta feira participei de um almoço delicioso na Churrascaria Fogo de Chão. Neste ótimo evento aprendi um pouco mais sobre cuidados respiratórios no inverno. 
Este é o segundo evento que participo e mais uma vez fiquei encantada com o trabalho deste conceituado otorrinolaringologista. Além de muito competente, o Dr. Jamal é muito simpático e atencioso. Ele explica de uma forma didática e de fácil entendimento questões importantes sobre aparelho respiratório. Eu aprendi várias coisas importantes e vou compartilhar aqui com vocês.
Vocês sabiam que nesta época do ano aumentam em mais de 40 % as infecções respiratórias? Pois é, eu fiquei bem surpresa, todo cuidado é importante.
De acordo com o Dr. Jamal Azzam, “o clima frio gera uma diminuição das defesas do sistema respiratório, pois as secreções são mais dificilmente eliminadas, uma vez que existe uma diminuição dos movimentos dos pequenos cílios que revestem toda nossa árvore respiratória”.  Estes cílios não são os pelos do nariz e sim estruturas microscópicas que ficam em todo nosso sistema respiratório.

Outra situação favorece as doenças respiratórias: os vírus se propagam mais rapidamente e sobrevivem mais tempo, tornando o risco do contágio maior ainda. Aumentam significativamente no inverno as gripes, resfriados, rinites, sinusites, laringites, tosses, dores de garganta, crises de asma e bronquite, sem contar com o risco maior, que é da pneumonia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos os anos temos cerca de 1 bilhão de casos de gripe no mundo todo, com 3 a 5 milhões de casos graves e com cerca de 500.000 mortes no mundo, decorrentes da gripe.  No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, tivemos mais de 2.000 óbitos decorrentes das complicações da gripe. No país, o período de maior crescimento da gripe é entre abril e outubro, portanto é hora de reconhecer os sintomas e se cuidar!
A vacina para gripe é indicada para toda população e deve ser tomada, exceto quem tem as contraindicações clássicas (alergia ao imunizante), sendo que não há mais restrição para quem tem alergia ao ovo.“De qualquer forma, recomendo que todas as pessoas procurem se vacinar, mesmo que seja na rede particular” ressalta Dr. Jamal Azzam.

E em relação aos cuidados gerais é preciso se cuidar antes mesmo do inverno, veja como:
- tomar muita água;
- borrifar soro fisiológico no nariz;
- fazer inalações somente com soro fisiológico;
- manter o umidificador ligado 24 horas;
- estender toalhas úmidas no quarto e deixa-las a noite toda;
- evitar fumar e evitar ficar ao lado de quem fuma;
- ventilar o ambiente;
- nunca tossir ou espirrar no ambiente;
- lavar as mãos o tempo todo;
- proteger a tosse ou espirros com um lenço de papel descartável;
- usar álcool gel para higienizar as mãos;
- ter uma alimentação saudável e balanceada;
- ter um sono reparador;
- descansar o suficiente;
- evitar o uso do ar condicionado.

DR. JAMAL AZZAM
Dr. Jamal Azzam é médico formado pela USP em 1986, com residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. O especialista tem mais de 30 anos de experiência em atendimentos e cirurgias na área de otorrinolaringologia. Dr. Jamal atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. É membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e ministra palestras em diversos congressos nacionais e internacionais.

Você pode acompanhar o excelente trabalho do Dr Jamal pelas suas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas