Pingado e Pão na Chapa - #12livrospara2019 - Junho

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Pingado e Pão na Chapa, escrito pela 
Luciana Mastrorosa, da Editora Memória visual.
Escolhi este livro para ser o livro de junho da nossa TAG #12livrospara2019. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens!
Todo dia 12 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. 
Sinopse
Neste livro, a autora comenta os itens clássicos do café da manhã e fala sobre hábitos brasileiros e mundiais na primeira refeição do dia. Além disso, dá dicas para montar um brunch com a família e os amigos, sugere receitas e pratos para um café a dois e oferece ideias para um café da manhã festivo, sempre com receitas para acompanhar.
 
Minhas impressões
Este é o terceiro livro que leio desta editora, que faz pequenas jóias literárias (pequenas no tamanho físico). Estes livros são lindos, edições super caprichadas e bem cuidadas. Então quando encontro um deles, compro correndo! Este me fisgou de imediato.

Além da editora, o tema e a sinopse me fisgaram completamente. Adoro livros sobre gastronomia, livros que intercalam receitas com reflexões e textos sobre alimentação.

Eu AMO tomar um bom café da da manhã e você? Não abro mão dele. Acordo mais cedo para tomar café com calma e também amo tomar café na padoca e em hotéis, durante nossas viagens. Nos nossos aqui em casa incluo ovos mexidos ou  pão na chapa, às vezes outras delícias como bolos, além é claro do quase obrigatório pingado, nosso bom e velho café com leite.

Neste livro tão saboroso, a autora, Luciana mostra que entende do riscado. Assim como eu, ela é boa de garfo e adora tomar café da manhã. Esta leitura foi uma viagem gastronômica muito interessante e apetitosa.

O livro é divido em temas e estes em capítulos e eu adorei este tipo de organização. Os temas são: os clássicos do café da manhã; é do Brasil; pelo mundo; café da manhã de hotel; brunch para amigos e família; café da manhã pós-festa; um café para nós dois. Traz ainda uma bibliografia no final do livro.

A leitura é deliciosa, fluida e rápida. Dona de uma escrita muito boa, Luciana entremeia os textos, as memórias, com receitas simplesmente deliciosas. Separei várias para testar. Dá dicas de como montar um brunch, curiosidades sobre os diferentes hábitos matinais dos brasileiros, dependendo da região. Conta também sobre hábitos alimentares em diversos países, alguns causam estranheza por serem tão diferentes dos nossos. Países orientais que servem sopas e comidas com peixes no café da manhã. Estas extravagâncias eu acho que não encaro...rs, mas tudo isso depende da cultura do país, como nos mostra a autora.

A capa do livro é linda e a diagramação bem caprichada. A Editora Memória visual arrasou mais uma vez com esta edição. Os textos são curtos e interessantes. Adoro o formato do livro, menorzinho, de bolso e bem estiloso.

Eu adorei a leitura. Este é um livro para você ler e reler, apreciar e degustar, sem pressa e com muito prazer. Super recomendo esta deliciosa leitura.

Pingado e Pão na Chapa
Autor: Luciana Mastrorosa
Ano: 2017
Páginas: 136
Editora: Memória visual
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Comentários

  1. Clauo, que delícia de leitura! Confesso que vou lhe decepcionar com relação ao pingado, pois não curto café com leite. Mas café puro e pão na chapa é a minha dupla preferida! Também amo acordar um pouco mais cedo e preparar meu café da manhã e me esbaldo em cafés de hotel para começar bem o dia. Adorei a dica! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas