Mais Um Dia Magnífico no Mar #12livrospara2019 - Maio


Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Mais Um Dia Magnífico no MarGeoff Dyer, da Companhia das letras.

Escolhi este livro para ser o livro de maio da nossa TAG #12livrospara2019. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens!
Todo dia 12 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. 



Sinopse
O inglês Geoff Dyer é conhecido pela capacidade de transcender gêneros - é autor de romances que podem ser lidos como não ficção e de ensaios que parecem pura imaginação. É esse escritor sem fronteiras que encontramos novamente neste livro. Dyer relata aqui a experiência de passar duas semanas num porta-aviões norte-americano. Em 45 pequenos capítulos, escritos no estilo elegante e divertido que o tornou célebre, Dyer descreve cada aspecto da vida num navio de guerra - os marinheiros encarregados de administrar freezers gigantescos de comida processada, a academia de ginástica repleta de oficiais obcecados por musculação, o bloco prisional ocioso, que transforma os vigias em verdadeiros cativos obrigados a supervisionar celas vazias. É um cotidiano completamente oposto aos hábitos do autor. Alto, magro, incapaz de andar no convés sem se curvar, é também, em suas próprias palavras, um ranzinza cheio de restrições alimentares, com aversão a motores, ruído e combustível, e disposto a infernizar a tripulação até conseguir uma cabine privativa - luxo impensável a bordo de um porta-aviões. Ainda assim, seu relato é leve e generoso, cheio de curiosidade e respeito pelo trabalho incansável dos tripulantes: consertar aviões, lançá-los ao céu e recebê-los quando voltam da missão. Um inglês típico frente a um mundo profundamente americano, com suas constantes incitações ao sucesso e à superação, Dyer registra com brilho o cotidiano no navio. O porta-aviões é a representação de uma sociedade em que disciplina, conformidade, dedicação e otimismo se transmutam em formas de identidade. "Mais um dia magnífico no mar" deixa claro por que Geoff Dyer tem sido largamente celebrado como uma das vozes mais originais - e engraçadas - da literatura contemporânea.
Minhas impressões
Escolhi este livro porque eu adoro histórias sobre aviões e sobre o mar. Tenho muita curiosidade para saber como funciona um porta-aviões e adoraria visitar um deles pessoalmente. Esta foi uma oportunidade de "conhecer" um deles por dentro e assim comecei esta viagem.

O título diferente e original deste livro era parte da mensagem diária do capitão do porta-aviões SS George H. W. Bush. Neste livro conhecemos diversos personagens que trabalhavam em diferentes setores deste porta-aviões. O autor passou algumas semanas a bordo e trouxe suas impressões sobre esta vivência tão interessante.

Encontrei dificuldade em compreender as piadas deste jornalista inglês. Geoff tem um ótimo currículo e outros livros editados pela Companhia das letras, mas não curti seu estilo de escrita. O tema é ótimo, mas achei o autor chato e acredito que ele perdeu uma ótima oportunidade de transformar um assunto tão diferente em algo muito bacana e interessante. Ele não foi uma boa companhia nesta viagem.

A dinâmica do porta-aviões e as histórias de seus tripulantes são super interessantes, mas as descrições do autor são vagas e a ênfase que ele dá às suas piadas e considerações são chatas e pelo menos para mim, não fizeram muito sentido. 

Uma pena, mas não foi uma leitura fluida, apesar do tema tão interessante. Tive dificuldade para terminar a leitura, mas insisti porque queria saber mais sobre este tema tão fascinante e por conta da nossa tag #12livrospara2019. Continuo com vontade de conhecer um porta-aviões!

Achei a capa interessante. A diagramação é boa, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, boa revisão. Gostei das fotos  bacanas de  Chris Steele - Perkins. A Companhia das letras mais uma vez caprichou nesta edição. 

Sobre o autor
Geoff Dyer é um romancista e ensaísta inglês nascido em 1958. Entre os seus livros mais conhecidos estão "Ioga para quem não está nem aí" e "O instante contínuo", que busca criar uma espécie de história alternativa da fotografia. Dyer vive atualmente em Londres.


Mais Um Dia Magnífico no Mar 
Autor: Geoff Dyer
Ano: 2016
Páginas: 240
Editora: Companhia das letras
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das letras | Amazon

Comentários

  1. Fiquei muito interessado quando você apresentou esse livro, mas agora fiquei meio receado depois que disse sobre a leitura meio difícil. Mas quem sabe, futuramente eu leia, pois gosto muito dessa temática.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau, tudo bem? Eu li a resenha e assisti ao vídeo s/ o livro que você postou no Facebook do Mãe Literatura (e adorei a inovação, conforme comentei lá!). Quanto ao livro, creio que não seja o meu tipo de leitura e que pena que não fluiu tão bem para você, mas adorei a novidade e as fotos! Tenho amado esse nosso desafio! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  3. Oi Clauo, eu não conheço esse livro, nem o autor. Mas nem sempre a gente tem uma leitura fluida como imagina, né? Bjks e até o mês que vem.

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas