Pular para o conteúdo principal

MãeLiteratura na Biblioteca - Gramado

Eu AMO visitar e conhecer bibliotecas. São lugares especiais, para quem ama ler como eu. Sempre que viajo, procuro conhecer a biblioteca da cidade que visito, inclusive para mostrar para vocês. 
Na minha viagem a Gramado fui conhecer sua biblioteca e fiquei simplesmente encantada. Esta foi uma das bibliotecas mais aconchegantes e pitorescas que eu visitei.
A Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins fica no centro de Gramado, num espaço muito simpático e bonito. Por fora sua aparência é de uma casa térrea, por dentro ela é toda de madeira, com muitas estantes de livros e dois andares. No segundo andar fica  a área infantil. Há também um espaço para os leitores acessarem a internet, em computadores.
Um espaço acolhedor e muito bonito. A área externa é bem cuidada e os jardins lindos. Sempre penso que bibliotecas são oásis, espaços privilegiados para curtir nossos amados livros. Eu adorei conhecer esta biblioteca!
Atualmente conta com um acervo de 46 mil livros dos mais variados gêneros e possui três espaços diferenciados. 
Funciona de segunda à sexta feira e não fecha na hora do almoço. Interessante notar que em Gramado, muitos espaços fecham neste período. Segundo os funcionários, vários leitores aproveitam este horário para frequentar a biblioteca. 
O Coordenador da biblioteca é o Sr. Cléomenes Nogueira, que também administra a página da biblioteca no Facebook. Cléomenes foi muito simpático e me contou que os funcionários formam uma equipe maravilhosa, unida, e com o propósito de fazer a diferença. A bibliotecária  é  a Claudia Mezalira.
Na biblioteca acontecem eventos literários interessantes como a Roda de Leitura e contações de histórias. Todos os eventos, toda a movimentação é documentada com cuidado e capricho pelos funcionários.
O espaço infantil é bem colorido, interativo e fofo! Tem até um palco de  teatrinho de fantoches.
Me senti muito bem recepcionada, pela equipe e principalmente pela simpática Alessandra, funcionária da biblioteca, que me mostrou os espaços, me explicou sobre os projetos e eventos literários que acontecem por lá.
Se você é de Gramado ou da região, ou se vai passear por lá, recomendo muito uma visita à biblioteca. Você ficará encantado como eu. A Biblioteca Cyro Martins fica localizada na Rua São Pedro 369 - Fundos - Gramado
Se na sua cidade tem uma biblioteca bacana e você quer mostrá-la aqui no Blog MãeLiteratura, me escreva. Eu quero  publicar a sua dica. Até o próximo passeio às bibliotecas!

Comentários

  1. Adorei esse post, que biblioteca linda, achei o máximo. Lugar gostoso e bem convidativo para a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau! Pelo visto, você aproveitou bastante a viagem! Eu também amo conhecer bibliotecas e a de Gramado é realmente lindíssima (pelas fotos que você colocou)! Amei também o espaço infantil, eu adoraria estar ali numa contação de histórias! Um beijo. Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é