Eu Li: ABCDelas

Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é de um livro muito lindo, ABCDelas, escrito e ilustrado por Janaina Tokitaka, lançamento da Companhia das Letrinhas, do grupo Companhia das Letras.


Sinopse
Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas "masculinas". Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. O leitor será convidado a descobrir a história da aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado, da bióloga inglesa Margaret Elizabeth Fountaine, da chef de cozinha francesa Eugénie Brazier e de tantas outras profissionais incríveis.
Este ano uma das minhas propostas é ler mais livros infantojuvenis, que eu considero ótimas leituras para todas as idades. Quando vi este lançamento da Companhia das Letrinhas, foi amor à primeira vista! Que edição mais linda. Quando ele chegou, só confirmei o quanto ABCDelas é uma lindeza, o livro é um presente.
Janaina Tokitaka é uma artista paulista, extremamente talentosa e transformou este livro, numa arte linda. Este é um trabalho de empoderamento feminino, que alia a força das histórias, de mulheres que se destacaram nas suas profissões, que enfrentaram todo tipo de dificuldade para isso, com a leveza das ilustrações belíssimas.
A autora já me conquistou na dedicatória, pois dedica seu livro "a todas as professoras que teve durante a vida".
ABCDelas traz o perfil de 26 mulheres, com histórias de vida interessantes, mulheres que lutaram para conquistar seu espaço e fizeram a diferença na vida de muita gente. Elas me chamaram muito a atenção, pois a autora foi criativa e cuidadosa na sua pesquisa. Todas são muito interessantes. Destaco a aviadora Anésia Pinheiro Machado, já conhecia sua história e a quem sempre admirei muito. Adorei encontrá-la aqui também, aliás como o primeiro perfil. 
Gostei muito da forma que Janaina apresenta estas mulheres para seus leitores. Cada perfil tem como título a profissão e em seguida o nome e as datas e locais de nascimento e morte (algumas personalidades ainda estão vivas). Apresenta ainda um resumo breve e informações sobre curiosidades e sem seguida, Janaina escreve em formato de conto sobre cada uma delas. Os perfis são apresentados sempre da mesma forma, em uma página, o texto, na página ao lado a ilustração da personagem com a sua letra correspondente. Muito linda esta apresentação.
Amei a capa, adorei o formato grande do livro, as ilustrações em aquarelas lindíssimas, as cores. Diagramação maravilhosa e impecável da Companhia das Letrinhas, que sempre capricha muito e arrasa. Cada detalhe é pensado com cuidado e carinho inclusive a numeração diferente das páginas, adorei! Leiam ABCDElas! É um livro lindo e importante para leitoras e leitores de todas as idades. Um livro para ler, reler, ler com/para as crianças e dar de presente. Super recomendo esta leitura inspiradora.
Sobre a autora
Janaina Tokitaka nasceu em São Paulo, em 1986, e é bacharel em artes plásticas pela USP. Além de escrever e ilustrar para crianças e adolescentes, ela ministra cursos e oficinas sobre ilustração. Ela já publicou Tem um monstro no meu jardim e Eugenia e os robôs, entre dezesseis outros títulos.

ABCDelas
Autor: Janaina Tokitaka
Ano: 2019
Páginas: 64
Editora: Companhia das letrinhas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das letras

Comentários

Postagens mais visitadas