Pular para o conteúdo principal

Eu Li: ABCDelas

Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é de um livro muito lindo, ABCDelas, escrito e ilustrado por Janaina Tokitaka, lançamento da Companhia das Letrinhas, do grupo Companhia das Letras.


Sinopse
Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas "masculinas". Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. O leitor será convidado a descobrir a história da aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado, da bióloga inglesa Margaret Elizabeth Fountaine, da chef de cozinha francesa Eugénie Brazier e de tantas outras profissionais incríveis.
Este ano uma das minhas propostas é ler mais livros infantojuvenis, que eu considero ótimas leituras para todas as idades. Quando vi este lançamento da Companhia das Letrinhas, foi amor à primeira vista! Que edição mais linda. Quando ele chegou, só confirmei o quanto ABCDelas é uma lindeza, o livro é um presente.
Janaina Tokitaka é uma artista paulista, extremamente talentosa e transformou este livro, numa arte linda. Este é um trabalho de empoderamento feminino, que alia a força das histórias, de mulheres que se destacaram nas suas profissões, que enfrentaram todo tipo de dificuldade para isso, com a leveza das ilustrações belíssimas.
A autora já me conquistou na dedicatória, pois dedica seu livro "a todas as professoras que teve durante a vida".
ABCDelas traz o perfil de 26 mulheres, com histórias de vida interessantes, mulheres que lutaram para conquistar seu espaço e fizeram a diferença na vida de muita gente. Elas me chamaram muito a atenção, pois a autora foi criativa e cuidadosa na sua pesquisa. Todas são muito interessantes. Destaco a aviadora Anésia Pinheiro Machado, já conhecia sua história e a quem sempre admirei muito. Adorei encontrá-la aqui também, aliás como o primeiro perfil. 
Gostei muito da forma que Janaina apresenta estas mulheres para seus leitores. Cada perfil tem como título a profissão e em seguida o nome e as datas e locais de nascimento e morte (algumas personalidades ainda estão vivas). Apresenta ainda um resumo breve e informações sobre curiosidades e sem seguida, Janaina escreve em formato de conto sobre cada uma delas. Os perfis são apresentados sempre da mesma forma, em uma página, o texto, na página ao lado a ilustração da personagem com a sua letra correspondente. Muito linda esta apresentação.
Amei a capa, adorei o formato grande do livro, as ilustrações em aquarelas lindíssimas, as cores. Diagramação maravilhosa e impecável da Companhia das Letrinhas, que sempre capricha muito e arrasa. Cada detalhe é pensado com cuidado e carinho inclusive a numeração diferente das páginas, adorei! Leiam ABCDElas! É um livro lindo e importante para leitoras e leitores de todas as idades. Um livro para ler, reler, ler com/para as crianças e dar de presente. Super recomendo esta leitura inspiradora.
Sobre a autora
Janaina Tokitaka nasceu em São Paulo, em 1986, e é bacharel em artes plásticas pela USP. Além de escrever e ilustrar para crianças e adolescentes, ela ministra cursos e oficinas sobre ilustração. Ela já publicou Tem um monstro no meu jardim e Eugenia e os robôs, entre dezesseis outros títulos.

ABCDelas
Autor: Janaina Tokitaka
Ano: 2019
Páginas: 64
Editora: Companhia das letrinhas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é