Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Querido Senhor Presidente

Olá queridos leitores
A resenha de hoje é do livro infanto-juvenil, Querido senhor presidente, escrito por Sophie Siers, da Editora Melhoramentos.

Sinopse
Você já quis construir um muro quando era criança? Ass: Samuel. Samuel tem um problema. Ele tem que dividir o quarto com o irmão mais velho e isso não é fácil. Quando Samuel vê uma entrevista na televisão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump falando sobre o muro que ele construirá na fronteira do país, ele percebe que uma solução está à mão! Mas, Samuel não imaginou que planejar e construir um muro poderia ser tão complicado...
Recebi este livro da editora e fiquei muito curiosa para ler, pois achei o título diferente e a edição muito bonita. Eu adoro os livros da Editora Melhoramentos. Foi  uma leitura muito interessante, que me surpreendeu positivamente.
Samuel é um menino que divide o quarto com seu irmão mais velho. Ao ver a notícia, na TV, do muro que o presidente Trump quer construir, tem a idéia de escrever para ele e dizer que também quer construir um muro, dividindo seu quarto, mas que encontra várias resistências para seu projeto.

Durante a trama, Samuel envia várias cartas ao presidente contando sobre suas idéias sobre o seu muro. Nestas ingênuas cartas, o menino fala sobre seus sentimentos, sobre a necessidade de ter um espaço só seu, a dificuldade de compartilhar espaço, atenção e emoções com o irmão, sobre relacionamento familiar. O livro mostra também os momentos que o presidente recebe as cartas de Samuel.
O livro é um encanto! A autora encontrou um tom leve e poético, para falar sobre assuntos por vezes pesados como segregação e necessidade de espaço. Acompanhamos as hipóteses de construção do muro de Samuel, bem como suas descobertas de compartilhar, de respeitar o espaço do outro, para assim ter o seu espaço também. Um livro fofo, mas com significados profundos. 
O texto da Sophie é muito bom e as ilustrações da Anne Vileneuve são lindas, formando um livro lindo e sensível, uma grande lição e importante recado também para o presidente. Recomendo esta leitura encantadora para leitores de todas as idades! Leiam e depois me contem o que acharam, vou adorar saber.

Querido Senhor Presidente
Autora: Sophie Siers
Ilustradora: Anne Vileneuve
Tradutor: Luciano Vieira Machado
Ano: 2018
Páginas: 32
Formato: 27 cm X 20 cm
Editora: Melhoramentos
Adicione no Skoob 
Para comprar: Melhoramentos | Amazon 



Comentários

  1. Estou adorando as indicações, gosto muito de livros infanto-juvenil. E eu também já tive vontade de fazer um muro como o Samuel, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Eu também adoro. Quem nunca, né, Fê?
      Bjs, querida

      Excluir
  2. Adorei a capa e as ilustrações. Aliás, uma das coisas que me chama a atenção nos livros infanto juvenis são esses quesitos, além da história. Fiquei com vontade de conferir essa obra, parece ser uma leitura muito gostosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, a leitura é ótima e super atual
      Também me encantam as capas e as ilustrações, lindas!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç