Eu Li: Querido Senhor Presidente

Olá queridos leitores
A resenha de hoje é do livro infanto-juvenil, Querido senhor presidente, escrito por Sophie Siers, da Editora Melhoramentos.

Sinopse
Você já quis construir um muro quando era criança? Ass: Samuel. Samuel tem um problema. Ele tem que dividir o quarto com o irmão mais velho e isso não é fácil. Quando Samuel vê uma entrevista na televisão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump falando sobre o muro que ele construirá na fronteira do país, ele percebe que uma solução está à mão! Mas, Samuel não imaginou que planejar e construir um muro poderia ser tão complicado...
Recebi este livro da editora e fiquei muito curiosa para ler, pois achei o título diferente e a edição muito bonita. Eu adoro os livros da Editora Melhoramentos. Foi  uma leitura muito interessante, que me surpreendeu positivamente.
Samuel é um menino que divide o quarto com seu irmão mais velho. Ao ver a notícia, na TV, do muro que o presidente Trump quer construir, tem a idéia de escrever para ele e dizer que também quer construir um muro, dividindo seu quarto, mas que encontra várias resistências para seu projeto.

Durante a trama, Samuel envia várias cartas ao presidente contando sobre suas idéias sobre o seu muro. Nestas ingênuas cartas, o menino fala sobre seus sentimentos, sobre a necessidade de ter um espaço só seu, a dificuldade de compartilhar espaço, atenção e emoções com o irmão, sobre relacionamento familiar. O livro mostra também os momentos que o presidente recebe as cartas de Samuel.
O livro é um encanto! A autora encontrou um tom leve e poético, para falar sobre assuntos por vezes pesados como segregação e necessidade de espaço. Acompanhamos as hipóteses de construção do muro de Samuel, bem como suas descobertas de compartilhar, de respeitar o espaço do outro, para assim ter o seu espaço também. Um livro fofo, mas com significados profundos. 
O texto da Sophie é muito bom e as ilustrações da Anne Vileneuve são lindas, formando um livro lindo e sensível, uma grande lição e importante recado também para o presidente. Recomendo esta leitura encantadora para leitores de todas as idades! Leiam e depois me contem o que acharam, vou adorar saber.

Querido Senhor Presidente
Autora: Sophie Siers
Ilustradora: Anne Vileneuve
Tradutor: Luciano Vieira Machado
Ano: 2018
Páginas: 32
Formato: 27 cm X 20 cm
Editora: Melhoramentos
Adicione no Skoob 
Para comprar: Melhoramentos | Amazon 



Comentários

  1. Estou adorando as indicações, gosto muito de livros infanto-juvenil. E eu também já tive vontade de fazer um muro como o Samuel, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Eu também adoro. Quem nunca, né, Fê?
      Bjs, querida

      Excluir
  2. Adorei a capa e as ilustrações. Aliás, uma das coisas que me chama a atenção nos livros infanto juvenis são esses quesitos, além da história. Fiquei com vontade de conferir essa obra, parece ser uma leitura muito gostosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, a leitura é ótima e super atual
      Também me encantam as capas e as ilustrações, lindas!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas