Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Meu Pecado


Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é sobre um dos lançamentos da nossa querida parceira, Planeta de livros, Meu pecado, de Javier Moro. 

Sinopse
Nesse romance histórico, baseado em uma incrível história real, a protagonista é a atriz espanhola Conchita Montenegro. Em 1930, com apenas 19 anos, ela sai de Espanha e segue rumo a Hollywood, em busca de sucesso na capital do cinema. Graças a sua beleza, sua inteligência, sua forte personalidade e sua tenacidade, quem antes era apenas uma jovem promessa se torna uma das principais estrelas de sua época. Seu olhar penetrante e extremamente envolvente acaba conquistando Leslie Howard, um dos atores mais célebres do momento. Leslie, no entanto, era um homem casado, com mais que o dobro da idade de Conchita. Isso não é um empecilho para os dois, que se apaixonam e começam um tórrido romance, entre festas dignas de sonhos e estreias triunfais nas maiores e mais disputadas telas do mundo, entre passeios a cavalo e voos panorâmicos pela costa californiana, entre a paixão e a traição. Treze anos depois, em plena Segunda Guerra Mundial, a história de amor tem um desenlace inesperado, quando os dois amantes se reencontram em Madrid. Sem saber, esse encontro irá influenciar o curso da guerra, orientando a participação de Espanha no conflito.



Aguardava com expectativa este lançamento. Este é o terceiro livro que leio do Javier Moro. Se você gosta de um bom romance, vai curtir Meu pecado. Adianto que é um romance típico, com disputas amorosas, redenção, lágrimas e frases feitas. Ingredientes que contribuem para uma leitura fluida e interessante. Javier é mestre nisso tudo e eu adoro. Ele escreve uma cena ótima e no final arremata com uma frase super, hiper clichê, daquelas que reviro os olhos e penso: "ah, Javier, pra que esta intensidade toda?!"...rs. Enfim, faz parte do seu estilo e já espero por isso. 



O que eu mais gosto na escrita deste talentoso autor espanhol é que ele alia dados biográficos e reais com ficção. Isso torna a trama envolvente e fluida. Fico pensando o que é realidade e corro na internet para pesquisar. Neste livro, não foi diferente. Javier me apresentou a personagens que nunca tinha ouvido falar, mas que foram importantes e fizeram muito sucesso. Conheci Conchita Montenegro, uma estrela espanhola, que fez muito sucesso em Hollywood. Conchita conviveu com astros como Charles Chaplin, Clark Gable e  Greta Garbo. Foi casada com um brasileiro Raoul que também fez sucesso na Broadway. Confesso que não conhecia estes atores e foi o que mais me agradou na história. O fato de ser ambientado na época da segunda guerra mundial também me agrada muito, pois adoro esta temática.

O título, Meu pecado, vem do perfume usado pela protagonista e tem um valor afetivo. Foi o perfume que seu grande amor, Leslie Howard (um dos galãs do filme E O vento levou) lhe deu e sugeriu que fosse sua marca registrada. Lá fui eu pesquisar e o perfume existiu mesmo. Da marca Lanvin, vinha num vidro negro e dourado.

A trama é ágil e fluida. Javier vai e volta na trama, mesclando fatos mais antigos com outros mais atuais. Com este recurso fica mais interessante acompanhar as reviravoltas e os destinos dos personagens. Ambientado na década de trinta, o autor fez um belo trabalho de contextualização da época.

Edição bonita da Planeta de Livros, eu adorei a capa. Boa diagramação, letras em tamanho confortável, bom espaçamento. Alguns errinhos de grafia, que não comprometem a leitura e devem ser corrigidos na próxima edição, me chamaram a atenção. Gostei muito e recomendo esta leitura deliciosa

Sobre o autor
JAVIER MORO (Madri, 1955) colabora desde muito jovem com a imprensa nacional e estrangeira. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista com diretores como Ridley Scott. É autor de vários romances, entre os quais se destacam Paixão Índia, Caminhos de liberdade, O pé de Jaipur e As montanhas de Buda, lançados pela Editora Planeta.


Meu Pecado
Autor: Javier Moro
Tradutor: Adriana Marcolini e Teresa Souza
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: Planeta
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon


Comentários

  1. Clauo, que resenha linda!! Adoro o autor e é justamente essa mistura de dados biográficos e reais com ficção, que me fascina. Eu também faço pesquisas e adoro isso.
    Não sabia que saiu esse e já vou anotar aqui!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet