Eu Li: Arrume Sua Cama


Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é do livro Arrume sua cama, de William H. McRaven,  um dos lançamentos da nossa querida parceira, Planeta de livros, selo Academia.

Sinopse
Dez lições de um almirante das forças especiais para mudar sua vida. Quando foi convidado para proferir a aula inaugural dos alunos de graduação da Universidade do Texas, o almirante William McRaven pensou em compartilhar suas lições sobre liderança. Afinal, em 37 anos de carreira na marinha norte-americana, ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama bin Laden. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, viralizar e ter mais de 10 milhões de visualizações! Impressionado com o impacto e com o apelo universal, McRaven transformou a palestra em livro no qual resume as 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais. Assim como o vídeo, o livro virou um best-seller: ficou meses em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times.
Você escolhe livros pelo título? Eu escolho e este foi um deles. Quando recebi a lista de lançamentos, para escolher os dois livros que tenho direito pela parceria com a Planeta (e é sempre um dilema porque logicamente eu gosto de todos...), este livro me chamou a atenção de cara. Ao ler a sinopse, não tive dúvidas, seria um dos escolhidos do mês. Assim que chegou, furou fila, entrou para a nossa Maratona Literária de Páscoa, comecei e finalizei a leitura no mesmo dia. Me ganhou.

Que leitura inspiradora!! Livro obrigatório para todas as pessoas em posição de liderança (já indiquei para minha chefe) e todos os leitores que querem inspiração e motivação. Terminei a leitura feliz da vida e com vontade de recomendar este livro para todos os meus amigos.

Confesso que não conhecia a história deste homem tão carismático, mas assim que o livro chegou, meu marido contou que tinha visto a palestra dele e era sensacional! Opa, mais um motivo para ler logo o livro, pensei e assim foi.

Arrumar a cama sempre foi uma das minhas primeiras tarefas matinais e sempre insisti para que a turma aqui em casa seguisse meu exemplo. Acredito sim que o dia começa melhor com este ato tão corriqueiro. Me faz bem. Descobrir que McRaven pensa como eu me deixou muito feliz. Ele conta do ritual que era arrumar a cama quando era cadete e este é o ponto de partida do livro. 
"Nada pode substituir a força e o conforto da fé, mas às vezes o simples ato de arrumar a cama pode nos dar o estímulo de que precisamos para começar o dia e a satisfação de terminá-lo bem" (página 20)

"Se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E se, por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para casa e encontrará a cama arrumada - que você arrumou - e, ela lhe dará o incentivo de que o amanhã será melhor. 
Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama." (página 109)

O livro traz sua vivência, suas experiências em guerras e em momentos de muita tensão. Conta sobre o treinamento do SEAL, de como é preciso ter força de vontade, persistência para vencer os obstáculos e como isso pode te fortalecer. Na sua turma iniciaram o treinamento 150 homens e apenas 33 se formaram. McRaven relata momentos de dor e superação, como a sua recuperação após um acidente com paraquedas e momentos de luto de colegas mortos em guerras. Durante a leitura é fácil transportar estes exemplos para nosso dia a dia.


São dez capítulos curtos e intensos, recheados de exemplos. Cada capítulo começa com a frase "se você quer mudar o mundo",  seguida da frase que explica a lição a ser trabalhada. Este recurso facilita a atenção do leitor para o tema proposto.

O autor começa o livro com uma dedicatória linda aos seus três filhos e à sua esposa e eu adorei este início.

Edição caprichada da Planeta de Livros, gostei da capa, o título é a estrela dela e fica em destaque, gostei muito da combinação de cores também. Boa diagramação, letras em tamanho confortável, bom espaçamento.Adorei e recomendo esta leitura altamente inspiradora.

Sobre o autor
O almirante William H. McRaven serviu a Marinha dos Estados Unidos com grande distinção. Em seus 37 anos como SEAL, exerceu o comando em vários níveis. Como almirante quatro estrelas, seu último cargo foi o de comandante de todas as Forças de Operações Especiais. Hoje é reitor da Universidade do Texas.



Arrume Sua Cama
Autor: William H. McRaven
Tradutor: Eliana Rocha
Ano: 2019
Páginas: 128
Editora: Academia - Planeta
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon



Comentários

  1. A capa é muito bacana mesmo!
    Eu não conhecia e achei uma leitura bem interessante. Arrumar a cama sempre foi uma das minhas primeiras tarefas matinais. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também, Fê!
      leia!! Você vai gostar, depois me conta
      Bjs
      Clauo

      Excluir
  2. voce tem tem esse livro ai em pdf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li a versão física, mas existe a versão em e-book! Está disponível no site da editora e nas lojas online. Boa leitura !

      Excluir
  3. quem se interresar pelo livro, em pdf. só seguir o link:
    https://amzn.to/3eReahQ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas