Pular para o conteúdo principal

Eu Li: O Método Bullet Journal

Olá!
Hoje trago a resenha do livro O Método Bullet Journal, de Ryder Carroll, lançamento da nossa parceira, Fontanar, do Grupo Editora Companhia das Letras.


Sinopse
O método Bullet Journal é muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”. Ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal. Aprenda neste livro a registrar o passado; organizar o presente;planejar o futuro.  Um guia certeiro para quem quer tomar as rédeas da própria vida e comemorar um aumento na produtividade.
Minhas impressões
Descobri o bullet journal no final de 2017 e utilizei este fantástico método de organização em 2018. Ao ler este livro, descubro novos aspectos que dão ainda mais sentido para todo este processo. Desde que soube deste lançamento, já o esperava com grande expectativa e ele chegou numa época muito propícia, no final do ano passado. Pude ler e me preparar para a nova edição do meu BUJO, como é carinhosamente conhecido o bullet journal. 

Ryder é o criador desta forma de organização. Ao narrar sua história faz ainda mais sentido porque este método funciona tão bem. O autor tinha sérios problemas de organização e ao receber uma caixa pelo correio, enviada por sua mãe, ele fez uma viagem no tempo com seus velhos cadernos encontrados nesta caixa. Ainda criança passou por vários consultórios de psicologia e de outros profissionais até chegar ao diagnóstico Transtorno de Déficit de Atenção. Conta ainda  que querendo retribuir uma ajuda recebida por uma amiga, se dispôs a lhe mostrar como se organizava com seus velhos cadernos, um método original e muito particular. Esta amiga se encanta com a organização de Ryder e propõe que ele transmita suas idéias para outras pessoas e assim nasceu o bullet journal.

Numa linguagem clara, franca e muito acessível, o autor mostra a parte teórica do seu método e a parte prática. O livro é dividido em sessões didáticas e fáceis de serem seguidas. A preparação, o sistema, a prática, a arte e conclusão compõe este livro inspirador. Não vou detalhar todo o processo, mas posso afirmar que foi uma leitura deliciosa e muito proveitosa.

Tirei várias dúvidas e me peguei balançando a cabeça com Ryder ao concordar com ele em vários aspectos que eu também experimentei. Por exemplo, eu várias vezes me senti frustrada por não conseguir fazer um layout lindo, cheio de desenhos e lettering (letras artísticas). Ele deixa claro que isto é um acréscimo apenas e que deve servir para motivar. O seu método é prático, limpo e claro, sem "muita perfumaria". 

Algumas dicas que eu concordo e trago para vocês, não desista antes de pelo menos três meses. Sempre comece o ano com um caderno novo, mesmo que tenha espaço no anterior, dependendo da sua inspiração, podem ser necessários vários cadernos durante o ano (eu usei dois e Ryder usa de 3 a 4). Fique na objetividade (evite ser um acumulador de informações), ela vai te ajudar a enxergar o processo.

Eu vejo o bullet journal como um misto de agenda e diário e nele coloco minha rotina, meu planejamento, minhas emoções. Segundo Ryder "manter um diário é uma maneira poderosa de facilitar o caminho do autoaprendizado". Indico este método para meus amigos e pacientes no consultório. 

Este livro não é apenas um livro que você lê e depois coloca na estante, ele é um guia de consulta que te acompanhará no ano todo. Muito inspirador e esclarecedor. Recomendo muito esta leitura para quem quer conhecer mais sobre o método e para todos que querem dicas bacanas para deixar a vida mais organizada, prazerosa e criativa. 
Sobre o livro
Achei bonita, simples e elegante . A diagramação é ótima, cheia de gráficos e desenhos, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável.
No final da edição ainda traz depoimentos de pessoas que usam o bullet journal, gostei muito deste detalhe.
O Método Bullet Journal
Autor: Ryder Carroll
Ano: 2018
Páginas: 328
Editora: Fontanar
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob


Comentários

  1. Conheci esse metodo em 2017 e até tentei fazer meu Bujo e que fiz por pelo menos 6 longos meses!! Um feito e tanto para quem não sabe desenhar e fazer aqueles bujos todo lindo que vimos por aí. Estou louca para ler esse livro para fazer um em 2019. Já até tenho um caderno lindo próprio para isso. :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Eu vejo falar do método e tenho muita curiosidade.. Achei esse livro excelente.
    Esse ano estou tentando fazer um planner, vamos ver se dá certo.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é