Eu Li: O Dia que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas.


Olá
Hoje trago trago para vocês a resenha do livro O Dia que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, escrito por Keka Reis, da Editora Seguinte, do Grupo Companhia das Letras.
Sinopse
Parecia um dia comum. Bom, pelo menos um dia comum do sexto ano. Até que, no meio da aula de ciências, Mia recebeu um embrulho inesperado. Um chocolate Pura Magia Aquele chocolate trazia as melhores lembranças de seu pai, e há anos ela não encontrava mais pra vender. Junto com o chocolate, um bilhete "Quer sentar do meu lado hoje na perua?", com a letra do Bereba. E agora? Eles não eram só amigos. Por que tudo estava ficando estranho de repente? O pessoal tinha começado a passar o dia inteiro no celular e a chamar o recreio de intervalo, os adultos só queriam ter conversas sérias, não dava mais para comprar roupa na seção infantil. Como sobreviver a tudo isso e ainda decidir como responder o bilhete.
Minhas impressões
Eu adoro ler livros infanto-juvenis e amo livros com títulos diferentes e grandes. Quando contei pra Keka que leria através da parceria com a Editora Seguinte, seu lançamento, O dia que minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatroela gentilmente me enviou este primeiro livro, para que eu pudesse conhecer melhor esta turminha pra lá de querida.

Foi uma leitura deliciosa! Keka escreve muito bem e consegue captar as nuances de comportamento em jovens pré-adolescentes. Adorei conhecer o universo de Mia, Bereba, Julia F., Jade, a turma da sexta série.

Mia mora com a mãe, perdeu o pai quando tinha quatro anos e é a única da sala que não tem celular. O livro aborda com leveza estes temas. Até o fato de ter perdido o pai não é um drama enorme, é muito triste, lógico, e Mia e sua mãe tem uma relação muito próxima e bacana. Keka dá voz a Mia de forma sensível e amorosa e este é o grande segredo da trama, além, é claro de uma ótima escrita. O livro é divertido e terno. Keka encontra um ótimo tom para narrar os conflitos próprios desta fase, quando tudo muda muito rápido e os jovens se sentem por vezes perdidos

Cenas como a timidez que vem junto de um bilhete especial, quando Bereba deixa debaixo da carteira da escola o chocolate que dá (o ótimo) título do livro, é de grande sensibilidade, pois era a mesma marca de chocolate que seu pai a tinha presenteado ( o último presente que lhe deu) fazem deste um livro muito saboroso. Os dilemas e pensamentos de Mia em ver seu melhor amigo, Bereba, transformar-se em futuro namorado. Temas como a descoberta do primeiro amor, amizade, escola, família, estão presentes neste livro tão especial.

Adorei o encadeamento do texto, na maioria dos capítulos, Keka usa a última frase para ser o título do próximo capítulo. Com isso cria um texto ainda mais ágil e dinâmico. A molecada vai curtir muito este estilo de escrita. 

Embora seja um livro infanto-juvenil, recomendo muito, muito esta leitura para todos os leitores que gostem de livros bem escritos.
Sobre o livro
AMEI o título do livro e a capa. O formato é muito fofo também. Edição caprichada da Seguinte. Páginas amarelas, capítulos curtinhos, ótima diagramação. 
As ilustrações de Vin Vogel são ótimas e completam perfeitamente a história.

Sobre a autora
Keka Reis estudou rádio e televisão na Unesp e começou a  carreira na MTV dos anos 1990, onde escreveu, produziu e dirigiu programas de TV de diferentes tipos e formatos. Depois de experimentar essas diferentes funções, teve a certeza de que queria mesmo era ser roteirista. Atua como freelancer desde 2006 e já colaborou para canais como GNT, Nickelodeon, Nat Geo, Sony, Fox, Warner, TV Cultura, Cartoon Network, Discovery Kids, Gloob e TV Cultura. Seus trabalhos e roteiros já venceram mais de oito editais e alguns concursos internacionais. Em 2016 foi selecionada para fazer parte do Núcleo de Dramaturgia do Sesi e concluiu o curso com a peça Rio Vermelho, uma discussão adolescente sobre a menstruação.


O Dia que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas
Autor: Keka Reis
Ilustrador: Vin Vogel
Ano: 2017
Páginas: 184
Editora: Seguinte
Livro cedido pela autora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Seguinte | Amazon


Comentários

  1. Claudia,
    Eu também amo esses livros com abordagens infanto-juvenis. Eu me identifico muito com esse estilo de leitura, parece que me transporto para minha adolescência... rsrsrsrs... Que ficou lá atrás... Mas, tudo bem, não tenho nenhum preconceito em viver essas aventuras dentro da leitura! Boa dica! Anotadíssima!
    Beijos,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!! Eu adoro livros infanto juvenis e esse parece ser tão divertido. Bom para relaxar depois de uma mais densa.
    Eu também adoro títulos longos e diferentes.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas