Minha caixinha da #TagLivros

Hoje eu quero te mostrar o presente que recebi da @taglivros! Chegaram as caixinhas de abril. Nem preciso dizer que fiquei mega feliz, né?! ❤🥰 Recebi os livros: TAG Inéditos: 📚 O Beijo do Rio, do @volp___, @harpercollinsbrasil TAG Curadoria: 📚 Indígenas de férias, do Thomas King, @dublinense - com projeto gráfico maravilhoso da @luisazardo Os livros vieram nos seus boxs colecionáveis, com marcador de página e com suas revistas, sobre o autor e obra. Adorei os detalhes e vou contar mais sobre eles nas resenhas. Recebi ainda como mimo dois quadrinhos com frases que eu adorei: Do Machado de Assis E do Fiodor Dostoiévski Que tal? Vem ler comigo! E olha só que legal, em julho a TAG Livros completará 8 anos! São noventa e seis meses e mais de duzentos e cinquenta mil leitores. Uau, que sucesso, parabéns!! E eu estou alucinada para conhecer e ler os dois livros prometidos ( na TAG Inéditos e na Curadoria) para a comemoração! Você também ficou curioso para saber quais serão? Posts relaciona

Um prato por região - Pratos típicos e suas curiosidades


PRATOS TÍPICOS E SUAS CURIOSIDADES

No lançamento da Editora Alaúde, Culinária brasileira, muito prazer, a jornalista gastronômica, Roberta Saldanha, reuniu durante 5 anos de pesquisa mais de 170 receitas de diversos profissionais da culinária nacional, criando a verdadeira geográfica gastronômica nacional.
Na obra, a autora apresenta diversos ingredientes, bebidas e pratos principais típicos de cada região e suas curiosidades.
Veja abaixo 5 curiosidades sobre receitas típicas de cada região do país.

REGIÃO NORTE – BAIXARIA
../Imagens/Pratos/Baixaria.jpg
 Divulgação
Preparado com cuscuz de milho esmigalhado, carne moída bem temperada e molhadinha e, por cima de tudo, gema mole de ovo estrelado e cebolinha. Receita típica do Acre, “é um prato apetitoso, que mata a fome e se come com gula, sem modos. Daí o nome baixaria”, explica a chef Mara Salles.

REGIÃO NORDESTE – ARROZ DE CUXÁ
../Imagens/Pratos/arroz%20de%20cuxa.jpg
 Divulgação
Um dos mais antigos pratos da culinária do Maranhão, leva camarão seco, folhas de vinagreira, gergelim torrado e farinha de mandioca pilados até formar um creme, que é acrescido de arroz branco preparado sem tempero e com pouca água. É servido com peixe frito.

REGIÃO CENTRO-OESTE – MOJICA
../Imagens/Pratos/mojica.jpg
Divulgação
Prato amazonense de tradição indígena, feito com carne de siri, caranguejo ou peixe cozida até desmanchar e engrossada com farinha de mandioca. É famosa a mojica de pintado do Mato Grosso, um ensopado de peixe com mandioca, pimentão verde, colorau, azeite e temperos verdes, servido com arroz empapado e sem sal ou com pirão feito com o próprio caldo do ensopado. No Mato Grosso do Sul, é conhecida como peixada pantaneira.

REGIÃO SUDESTE – FILÉ À JK
../Imagens/Pratos/File_a_JK.jpg
Divulgação
Filé-mignon à milanesa, recheado com queijo e presunto, acompanhado de arroz com ervilhas e ovos, batata e banana fritas. Reza a lenda que o prato foi criado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em uma de suas inúmeras visitas a Minas Gerais.

REGIÃO SUL – XIXO
../Imagens/Pratos/Xixo.jpg
Divulgação
Espetinhos de madeira que intercalam carnes temperadas (de boi, porco ou frango) com tomate, cebola e pimentão verde, assados.

E aí? Qual você quer experimentar primeiro? Eu gostei de todos, mas acho que vou começar pelo Filé à JK!!
Estou doida para ler este livro! Infelizmente não consegui ir no seu lançamento, mas é um livro delicioso e muito bem escrito.

Eu adoro dar livros de presente e deixo esta dica para vocês, compre para presentear quem curte gastronomia. Comprei para um casal de amigos, que comemoram bodas de prata. Olha só que presente mais bacana e diferente!

Para comprar o livro Culinária brasileira, muito prazer

Comentários

Postar um comentário