Pular para o conteúdo principal

Eu Li: As Filhas do Capitão

Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês a resenha de um romance sensacional, o livro As Filhas do Capitão, escrito por María Dueñas, um dos lançamentos da nossa parceira, Planeta de Livros.

Sinopse

Nova York, 1936. A pequena taberna El Capitán é inaugurada na rua Catorze, um dos redutos da colônia espanhola que então reside na cidade. A morte acidental de seu proprietário, o inconsequente Emilio Arenas, força suas indomáveis filhas a tomarem conta do negócio, enquanto nos tribunais é negociado o pagamento de uma promissora indenização. Abatidas e atormentadas pela necessidade urgente de sobrevivência, as temperamentais Victoria, Mona e Luz Arenas irão trilhar seus caminhos entre arranha-céus, compatriotas espanhóis, adversidades e amores, determinadas a transformar um sonho em realidade. De leitura ágil, envolvente e tocante, “As filhas do capitão” acompanha a história dessas três jovens forçadas a atravessar um oceano, se estabelecer em uma deslumbrante cidade e lutar para encontrar seu caminho. Uma homenagem às mulheres que resistem quando os ventos sopram em sentido contrário e a todos os que viveram - e vivem - a aventura, muitas vezes épica e quase sempre incerta, da emigração."

Minhas Impressões

Eu AMO um bom romance! Um bom drama me faz muito feliz. Há anos li e adorei O Tempo entre costuras e desde então acompanho a carreira desta grande escritora, Maria Dueñas. Antes deste lançamento, a autora escreveu e também lançou aqui no Brasil dois títulos, A Melhor história está por vir e La Templanza (ambos pela Planeta de Livros) que estão na minha lista de futuras leituras. Soube deste lançamento na Bienal do livro e desde então fiquei doida para ler. 

Foi uma ótima leitura . É um prazer ler um livro bem escrito. Maria Dueñas criou um cenário muito interessante para esta família espanhola que emigrou para os EUA nos anos 30. Um romance histórico. Uma mãe passiva, viúva, precocemente envelhecida, que criou suas três filhas com valores familiares rígidos. Três jovens lindas, pouco acostumadas ao trabalho em casa, que dirá ao trabalho remunerado. Da noite para o dia se vêm sem o pai e sem ter como se sustentarem. Assim começa esta trama incrível.

O grande ponto alto do livro são as irmãs Arenas, Victória, Mona e Luz. São inseparáveis, jovens e lindas. O livro narra as aventuras e desventuras de cada uma delas. Suas vidas são sempre entrelaçadas, o amor as une apesar das brigas fraternas. Acompanhamos seus sonhos, segredos, amores, frustrações e muitas revira-voltas.

Um outro ponto forte do livro são os ótimos personagens secundários. Com riqueza de detalhes, María Dueñas constrói um universo vibrante, colorido e muito interessante. A colônia espanhola, as dificuldades de comunicação, o desejo de retorno à terra natal estão presentes nesta trama. Ambições, muita adrenalina, indenizações, uma freira nada convencional e até um príncipe melancólico e doente fazem parte deste romance.

Sobre o livro

Achei a capa linda e adorei a combinação de cores. A diagramação é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável. Planeta de Livros arrasou mais uma vez nesta edição.

O livro é dividido em seis parte e cada uma começa com uma bela ilustração da cidade de Nova York. Mapa, cartazes, telegramas ilustram o texto e tornam a leitura ainda mais interessante.

Não se intimidem com as quase 500 páginas do livro, porque a leitura é muito fluida e rápida. A escrita da autora é ótima, interessante e envolvente. Este é um daqueles livros que você só consegue largar quando acaba a leitura. Leiam! Recomendo muito esta leitura. Depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.

Sobre a autora

María Dueñas é doutora em Filologia Inglesa e professora titular da Universidade de Múrcia. Deu aulas em universidades norte-americanas, é autora de trabalhos acadêmicos e participou de diversos projetos educacionais, culturais e editoriais.
As Filhas do Capitão
Autor: María Dueñas
Ano: 2018
Páginas: 496
Editora: Planeta de Livros
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Planeta | Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é