Pular para o conteúdo principal

Clube da Leitura de Outubro - O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias


Olá queridos leitores!
Sábado foi dia do nosso Clube da Leitura. Aqui eu contei um pouco mais sobre a nossa história

Lemos e discutimos o livro Violino Cigano (e outros contos de mulheres sábias) - Regina Machado. Como sempre foi uma reunião deliciosa! Desta vez foi ainda mais especial, pois uma das participantes, além de fonoaudióloga é contadora de histórias e aceitou meu convite para nos contar uma história antes da discussão. Foi emocionante.

Sinopse
Das três filhas de um viúvo rico, apenas a mais nova, Leila, é flor que se cheire. As insuportáveis Dronha e Catina, além de invejarem a beleza e a simpatia da caçula, só poderão arranjar casamento quando esta tiver casado primeiro. E eis que a inveja e a raiva acabam levando Dronha a empurrar sua irmãnzinha em um precipício. Não há testemunhas. O sumiço da garota permanece um triste mistério para todos. Mas Leila voltará à vida na forma de um violino mágico, e nas mãos de um jovem pastor irá espalhar, com sua música, antigas verdades que por muito tempo ficaram ocultas.
Esta história da cultura cigana, que narra uma força feminina que ultrapassa a morte, e as outras histórias de amor, luta e sabedoria fazem parte do conjunto colorido e original que forma este volume. Coletados na tradição oral de vários países e povos, como o Brasil, o Tibete, o Turquestão, a Armênia e a Grécia, entreoutras, e narrados de maneira muito especial pela contadora de histórias Regina Machado, os contos de "O violino cigano" apresentam uma séria bastante variada de encantadoras (e corajosas) heroínas.
Minhas impressões
Gosto muito de ler contos! Algumas pessoas acreditam que contos são para crianças, mas mesmo os de fadas, podem e devem ser lidos por e para adultos. Estou aprendendo cada vez mais o poder das metáforas. Utilizo cada vez mais contos nos meu trabalho e acredito muito no seu poder terapêutico.

Os contos pesquisados e selecionados pela autora são maravilhosos. Gostei muito do seu trabalho de seleção e de orientação do material encontrado. Ao iniciar cada capítulo, Regina explica porque escolheu aquele conto. Ela parece conversar com o leitor e sua escrita me encantou. Não conhecia seu trabalho e fiquei apaixonada. Pretendo reler estes contos várias vezes. Aliás esta é uma dica, escolha um conto e releia várias vezes e/ou leia os contos alternadamente com outras leituras. Estes contos são fortes, de rara beleza e grande simbolismo. Recomendo muito esta leitura inspiradora!! Leiam e depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.


Sobre o Livro
Gostei da capa e da escolha das cores. As ilustrações de Joubert são belíssimas!! A diagramação é ótima, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, bom espaçamento, revisão impecável. A leitura  é  fluida e interessante. Companhia das Letras arrasou nesta bonita edição.

O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias
Autor: Regina Machado
Ano: 2004
Páginas: 130
Editora: Companhia das Letras
Classificação 5/5 - favoritado
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Em novembro vamos ler o livro Anarquistas graças à Deus, da querida Zélia Gattai e em seguida mostrarei aqui para vocês como foi nosso clube da leitura. Até o mês que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #20

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Esta semana continuo fria! Chegou uma frente fria que derrubou as temperaturas por aqui e ela ainda não foi embora. Tivemos passeio encontros especiais, Clube da Leitura, ótimas leituras, academia quase todos os dias e muito trabalho . Você também sai carregada assim de casa? Olha eu na segunda feira! Marmita, sacola com material de trabalho, jaleco, mala de academia, porque se for para casa eu nao volto para malhar... Friozinho delícia! Eu amo! Zacarias bem quentinho de roupinha por aqui. Mesmo com o frio, fui a semana toda na academia, menos na sexta, pois acompanhei meu pai numa consulta. Lá dentro é bem quente, então treino de shorts e regata, mas na saída estava gelado, por isso, roupas quentinhas para ir casa e vamos que vamos. Esta semana, consegui aproveitar duas vezes, meia hora do meu almoço no trabalho, para ler. Amo estes momentos, são muito bons e me fazem muito bem. Da série, as alegrias que os livros me traze