Zito no Blog dos Nomes


Meu marido, Amore Mio, se chama Zito.  Ele sempre reclama que o nome dele nunca aparece em listas de significados de nomes e que as pessoas acham que seu nome é um apelido, mas não é, é nome mesmo. 
Conheci um BLOG muito, muito especial, o Blog dos Nomes. Adorei o formato e a proposta do blog e passei a seguir com assiduidade. Outro dia comentei a história do nome do Zito com a Patrícia Monteiro, uma das blogueiras responsáveis pelo Blog e perguntei se elas poderiam pesquisar seu nome. Qual não foi minha surpresa hoje ao ver o post do Zito! Com a autorização das  autoras do blog, transcrevo abaixo o post na íntegra. O post original vocês encontram aquiVamos conferir?

O pequenino Zito, o amoroso Zito! Estamos perante um nome curtinho que esbanja simpatia! Possui semelhanças gráficas com Vito e Tito, já abordados aqui no blog, mas a letra Z inicial confere uma força sutil a Zito (confesso que tenho admiração por nomes que começam com essa letra tão misteriosa e marcante).

Zito é a forma masculina de Zita, nome que se originou a partir de uma antiga palavra italiana (mais especificamente vinda da Toscana)  que significa menina; para Zito o significado é, como já imaginam, menino. Na língua italiana Zito é também usado como sobrenome. Uma outra origem para Zita é a húngara. Nesse caso é um diminutivo de Felicitás, que em português quer dizer felicidade. Menino ou felicidade são significados que enternecem. Não seria errado afirmar que Zito é o nosso menino feliz!

Uma informação que achei interessante e vale a pena mencionar é que na língua croata, Žito (nesta grafia) é a palavra para trigo.
O nome passou a ganhar mais adeptos por conta de Santa Zita, ícone cristã que viveu durante o século XIII. É considerada a padroeira dos empregados domésticos por conta da fidelidade com que serviu durante toda sua vida à família italiana Fatinelli. Santa Zita é comemorada em 27 de abril.

Apesar de serem nomes próprios, tanto Zito quanto Zita também são usados como apelidos/diminutivos de outros nomes. Zito pode ser a forma curta de Zezito, apelido de José, e Zita de Rosa ou Teresa (Rozita e Terezita).

E por falar em diminutivos, foi através de um portador ilustre que o nome ganhou repercussão. José Ely de Miranda, conhecido como Zito, foi um dos mais importantes futebolistas brasileiros de todos os tempos. Vencedor das Copas do Mundo de 1958 e 1962, Zito se tornou uma das lendas do futebol e inspirou muitos pais na nomeação de seus filhos. O IBGE confirma essa hipótese, já que a maioria dos 1.043 brasileiros chamados Zito, nasceu durante a década de 1960, justamente a época do auge do jogador nos gramados. O nome é mais usual na região nordeste, com destaque para Pernambuco. Mas a moda foi passando e hoje Zito é muito pouco visto. Para terem uma ideia não recebeu nenhum registro no estado de São Paulo no ano passado (em 2016 foi registrado 1 vez).

É aceito em Portugal mas é praticamente inexistente em terras lusas. Segundo a SPIE, durante o período de tempo que vai de 1920 a 1980, foi registrado apenas 4 vezes (em 1951 e 1977). O registro mais recente de que se tem notícia no país  é de 2014, quando foi registrado 1 vez (no composto Zito Roger).

Personalidades (a maioria vem de sobrenomes):
Zito Righi - músico brasileiro;
Antonio Zito - futebolista italiano;
Dominic Zito - coreógrafo americano;
Joseph Zito - diretor de cinema americano;
Vicente Zito - futebolista argentino.

Gostam de nomes curtos? Zito poderia estar entre suas escolhas?
Patricia Monteiro 
Fontes Consultadas: Arpen/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Nameberry, SPIE, Wikipédia. 
Ah, que delícia ler este post! Muito, muito obrigada pelo carinho, querida Patrícia.
Vocês não imaginam a surpresa e a felicidade do meu Zito! Ele achou que fosse uma feliz coincidência e ficou que nem criança por aqui. O maridão aqui nasceu na década de 60 também. Meu menino que me traz tanta felicidade!
Também gosto da força sutil do Z e ele vem fazer companhia para dois nomes muito importantes para mim, o da minha avó Zélia e meu filho peludo, Zacarias.
Obrigada por fazer nosso dia especial, querida Patrícia.
Beijos meus e do meu menino feliz.


O Blog dos Nomes nas redes sociais

Com este post encerro minha participação nesta edição do BEDA! Foram 31 dias de postagens diárias, que exigiram disciplina e algum esforço, mas que foi muito compensador e motivador. Adorei participar pela terceira vez e fico muito orgulhosa por ter cumprido os três desafios integralmente. Não deixei de postar um único dia. Nosso próximo BEDA será em abril de 2019. Até lá!!


Comentários

  1. Ah Cláudia, que lindo! A maior realização com o trabalho que fazemos no Blog dos Nomes é quando nossos posts atingem o objetivo e conseguem atender às expectativas de nossos leitores. Adorei pesquisar sobre Zito, um nome tão carinhoso que merece ser mais divulgado. E quantos nomes com Z em sua vida, essa letra é muito especial!
    Muito obrigada pelo compartilhamento! Vc é amor ❤ Abraços em nome de toda a Equipe O Blog dos Nomes 🤗😘💕

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Clauo!!!
    Eu amei o post e claro saber mais sobre o nome Zito.
    Parabéns também a Patricia pelo belo trabalho.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa... que legal. Gostei muito deste trabalho.... e imagino que tenha sido um trabalho árduo mesmo. Afinal pesquisar por raridade é sempre mais difícil rs
    Agradeço de coração a Patricia Monteiro e sua equipe por disponibilizar um trabalho tão bom e detalhado.
    obrigado.

    Zito!

    ResponderExcluir
  4. Na Itália esse nome é bastante comum... na rua onde cresci em Genova tinha o signore zio Zitto que a portuguesa da rua achava que era um nome só 'ziozitto' e morria de rir do nome dele, ao menos até ela entender que zio é tio e as crianças o chamavam assim porque ele era um signore amabile. rs
    E que delícia esse post da Patricia.
    Adorei

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia que legal saber mais sobre este nome acho um nome super simpático, o Beda foi incrível amei participar junto com voces bjos grande.

    ResponderExcluir
  6. Fantástica ! Parabés ! muito lindo o trabalho d vc´s ! adorei

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas