Eu Li: Tarô Psicológico Para Iniciantes

 Olá!
Hoje trago uma resenha diferente para vocês. O livro é o lançamento do Grupo Editorial Pensamento, Tarô psicológico para iniciantes, escrito pela Corinne Morel.

Sinopse: Em Tarô Psicológico para Iniciantes, a renomada taróloga francesa Corinne Morel propõe o estudo aprofundado dos arcanos maiores, com base nos seus significados simbólicos e psicológicos. Apresentando uma abordagem prática do tarô a serviço do autoconhecimento e da busca dos nossos potenciais, Corinne inclui um teste na linha de personalidade de Jung e tiragens psicológicas exclusivas, ligando a abordagem analítica e comportamental, para mostrar como elas se complementam para uma leitura que ajude a dar sentido aos acontecimentos da vida, analisando suas causas e propondo soluções para os desafios do cotidiano.


Minhas impressões
Confesso que quando vi este lançamento fiquei bem curiosa para ler, mas bem reticente. No final a curiosidade venceu e eu solicitei o livro, ainda bem! 
Tinha certo preconceito com a prática do uso do tarô dentro da psicologia. Esclareço que este meu preconceito diz respeito ao tempo atual, pois Jung foi um grande estudioso do tema e depois vários outros grandes nomes da psicologia se aprofundaram nele também. Me incomoda o caráter "adivinhatório e mágico" que comumente as pessoas atribuem a ele.

Corinne além de psicóloga, é uma estudiosa do tarô e escreveu vários livros tanto de psicologia quanto de simbologia. Sua escrita é ótima e a leitura foi muito prazerosa e esclarecedora. A autora explica que o objetivo do tarô psicológico é instruir a pessoa a respeito do seu potencial e não do seu futuro. Trabalha tanto os aspectos conscientes quanto os inconscientes e achei isso fantástico.

A autora explica que "tanto a tarologia quanto a psicologia têm o mesmo objetivo, o conhecimento de si mesmo. Visam a uma compreensão do ser humano e dos mecanismos conscientes e inconscientes que constituem a base da dinâmica das decisões e ações individuais e coletivas." A partir desta explicação inicial o texto passou a fazer muito sentido para mim e a leitura fluiu de forma surpreendente, principalmente na segunda parte do livro. 

Entendo este livro como um manual prático. Sabe aquele livro que não se resume a uma simples leitura? Que você lê, depois volta a consultar muitas vezes? Este é um deles. O livro é dividido em duas partes. Na primeira Corinne explica porque escolheu o Tarô de Marselha e o motivo de utilizar somente os arcanos maiores, que são 22 cartas. Ela vai abordar cada uma destas cartas com explicações sobre diversos parâmetros. São sempre os mesmos para cada carta: estudo geral dos elementos simbólicos, sentido psicológico, cenário de vida, palavras chave, desejo - medos - sentimentos, potencialidades, estratégias e divisa. A segunda parte do livro são os aspectos práticos, nela a autora explica os métodos do tarô psicológico e as diferentes tiragens que elaborou. Achei esta parte ainda mais interessante, diferente e dinâmica. Através dos estudos de caso fica mais fácil compreender sua técnica.


"As lâminas representam tanto desejos, angústias ou sentimentos quanto potencialidades, meios ou incapacidades. Em nenhum caso devem ser interpretadas como se exprimissem realidades. Trata-se de tiragem analítica. O tarô é utilizado com um objetivo pedagógico de autoconhecimento."

Faço uma sugestão a vocês, acho que é ainda mais interessante ler o livro com um tarô ao seu lado. Eu li sem e quero reler, desta vez depois que adquirir o meu tarô (sim o livro me despertou o desejo de ter um e estudar mais este tema fascinante). Acredito que com o tarô em mãos, as explicações façam ainda mais sentido, embora o livro seja bem didático e de fácil entendimento.

Sobre o livro
A capa desta edição é linda e muito caprichada, adorei as cores utilizadas. Diagramação perfeita da Editora Pensamento! Letras em tamanho confortável, páginas brancas, ótimo espaçamento, sem erros de ortografia.
Cada capítulo da primeira parte começa com uma imagem da carta do arcano maior correspondente ao tema.Se você tem curiosidade para aprender mais sobre tarô recomendo muito esta leitura! Me diga o que achou do livro, vou adorar saber. 

Sobre a autora
Corinne Morel é professora de práticas sociais na Universidade Lumière de Lyon (França), psicológa, numeróloga e estudiosa de tarô, além de autora de inúmeras obras de  referência nas áreas de psicologia e do simbolismo. Há vinte anos oferece cursos de tarô.

Tarô Psicológico Para Iniciantes
Autor: Corinne Morel
Ano: 2018
Páginas: 312
Editora: Pensamento
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora | Amazon




Comentários

  1. Que interessante a proposta desse livro, eu fiquei bem curiosa agora. A Pensamento sempre tem ótimos livros e com temas bem atrativos, além dessa capa ter ficado linda.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Super interessante esta visão sobre o Tarô sempre nos foi ensinado como algo errado do ponto de vista religioso, mas faz muito sentido no que diz respeito a um meio de trabalhar aspectos de nossa personalidade e este livro deve ter boas respostas para ajudar nesta área! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu tive dois taros comigo, mas foi por curiosidade infantil. Na escola tinha uma garota que deitava cartas para os colegas e isso acendeu em mim um pequeno interesse. Durou pouco. Mas eu nunca encontrei esse caráter adivinhatório e mágico, que citou. Sempre vi como mapas de realidades. Ele não lhe apresenta o futuro, a bem da verdade ele te faz olhar para trás e recalcular as rotas. Talvez tenha sido por isso que o senhor Carl Gustav Jung tenha se interessado por essas 'poderosas' lâminas. Aliás, se tiver um cão, o chamarei de Carl, sempre gostei do nome do homem, nem tanto de suas teorias. rs
    bacio

    Ps. Viajei para tempos outros, idos... ainda bem que não tenho mais os taros (marselha e egípcio) comigo. Ou já iria ali brincar com os arcanos maiores. rs

    ResponderExcluir
  4. Estou bruxaria natural, e dentro dela é tarô faz parte, mas confesso que gosto muito de me aprofundar. Não é comigo, sabe? Mas tenho uma amiga que ama tarô, e que também faz psicologia. Vou indicar para ela... e também vou ver se leio, pois curso psicologia e adoro saber de todas as áreas e métodos hehe :) ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Vi uma postagem sobre esse livro, fiquei curiosa mas só me decidi a fazer o pedido depois de ler a sua resenha. Sou professora de Tarot, pós graduada em Psicologia Transpessoal e tenho certeza de que vai me ser muito útil.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  6. Adoro a teoria do Jung.

    Não acredito em esoterismo, mas entendo que eles carregam conteúdos psicológicos da humanidade já que antes da Psicologia surgir eles meio que ocupavam o lugar dela.

    Bem legal sua dica!


    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  7. Queria saber se vem as cartas na compra deste livro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson
      Não veio com meu livro e pelas informações no site da Editora acredito que não vem. Porque quando inclui, eles avisam e chamam de box. Em todo caso mandei um e-mail pra editora e assim que me responderam eu aviso aqui, ok?

      Excluir
  8. Queria saber se vem as cartas na compra deste livro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado desde já..um forte Abraço!!!

      Excluir
    2. Adilson, segue a resposta da editora:
      "Este título não acompanha cartas. Mas tem outros tantos livros da Pensamento que tem o tarô incluso, pede pra ele dar uma olhadinha no nosso site."
      Espero ter ajudado. Um forte abraço!
      Claudia

      Excluir
  9. Olá Claudia,Muito obrigado pela resposta,Ajudou muito sim.Um forte Abraço,Deus abençoe seu Site,sua vida ,seus negócios,seja em tudo muito bem sucedida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas