Pular para o conteúdo principal

Coletiva de Imprensa da Bienal do Livro de São Paulo

Foi com muita expectativa e alegria que participei ontem da coletiva de imprensa da Bienal do Livro de São Paulo 2018.
Realizada na Unibes, o evento reuniu jornalistas para apresentar as principais novidades deste que é um dos eventos literários mais aguardados pelos leitores.
Adorei participar!
Os organizadores apresentaram as curadorias e a programação da Bienal, que está imperdível!
 Fomos apresentado à Sharjah, cidade dos Emirados Árabes. Fiquei encantada com esta cidade belíssima. A participação de Ahmed Al Ameri, Chairman da Sharjah Book Authority (SBA) foi muito interessante.
Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Com o tema "Venha fazer esse download de conhecimento", a campanha traz elementos que humanizam o livro, utilizando pessoas reais nas peças de comunicação e enfatiza a importância do diálogo e da abertura de perspectivas.
A edição ocupa a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m2), recebe selos editoriais de todos os gêneros, mantém o preço do ingresso da última edição – sem reajustes – e cresce em programação cultural: serão 1.500 horas de atividades (200 a mais que a edição anterior) e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.
"Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, além de melhorar a infraestrutura para melhor conforto e circulação dos visitantes. Este ano, a Bienal do Livro está ainda mais multicultural, une entretenimento, conhecimento, inovação e, claro, muita literatura", afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados importantes autores da cena literária do Brasil e do exterior.
O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural BIC®. Este ano, a Arena Cultural BIC® também traz uma grande novidade: o Encontro de fãs. Realizados no período noturno, sempre às 20h, esses encontros reunirão leitores fãs de gêneros literários como fanfic, wattpad e romances de época.
Com o intuito de fomentar o segmento editorial brasileiro também fora do país e expandir o acesso dos brasileiros à rica literatura árabe, esta edição traz como convidado de honra Sharjah, um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro 2019. Sharjah também abriga a Sharjah Publishing City, a primeira zona livre do mercado de publicação e impressão mundial. "Nossa participação na Bienal será uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais nossos laços com o Brasil. Sharjah e Brasil já compartilham vários objetivos, atributos e conquistas e esse evento nos permitirá expandir essa troca de conhecimento e cultura", afirma Ahmed Al Ameri, Chairman da Sharjah Book Authority (SBA).
Outras novidades deste ano são a visitação universitária e a ampliação do dia do Cosplay. Nos dias 7 e 9 de agosto (um dia a mais que na edição de 2016) acontece o dia do Cosplay: quem for vestido a caráter não paga ingresso para o evento. Assim como a visitação escolar, a de universitários pretende conquistar mais leitores.
Espaços culturais
Com uma programação capaz de atingir das crianças aos adultos e com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro marca 2018 com um espaço inédito voltado para debates de educação e inovação: Espaço do Saber Microsoft. Os debates e atividades deste espaço conectam-se com o impacto da inovação na Educação e suas tendências, mostrando sua relação com a literatura – temas bastante presentes e importantes na sociedade atual. Traz também espaços que destacam a literatura regional com discussões sobre patrimônio cultural (Espaço Cordel e Repente), atividades voltadas para o público infantil, juvenil, para os amantes da gastronomia, entre outros. A programação completa do evento pode ser acessada pelo link.
São eles
  • Arena Cultural BIC®- Receberá best-sellers, nacionais e internacionais, como: A. J. Finn; Victoria Aveyard; Soman Chainani; Yoav Blum; Tessa Dare; Lauren Blakely; Charlie Donlea; David Levithan; Marissa Meyer; Fernanda Montenegro; Maurício de Sousa; Mario Sergio Cortella; Luiz Felipe Pondé; Pam Gonçalves; Carol Christo; Babi Dewet; Monja Coen; Bela Gil; Marcos Piangers; Walcyr Carrasco; Adriana Falcão; Padre Elvis; Ziraldo; Nathalia Arcuri; Rafael Cortez; Daiana Garbin; Julia Faria; e turma do Casseta & Planeta.
  • Arena de Autógrafos – Receberá os autores que se apresentarão na Arena Cultural para sessões de autógrafos com os fãs.
  • Espaço do Saber Microsoft - Novidade nesta edição, o espaço, inédito trará uma programação voltada para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação. Entre os temas em destaque no Espaço Saber estão: acessibilidade e inclusão na sala de aula, desenvolvimento da formação leitora, aspectos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Serão apresentados também alguns casos nacionais de sucesso, que utilizaram as soluções da Microsoft para melhorar e acelerar os processos educacionais e tendências para o setor.
  • Cozinhando com Palavras – espaço com debates, aula-show e bate-papos dedicados à reflexão sobre a relação da gastronomia com diversos aspectos culturais, entre eles, a literatura. Importantes temas sobre diversidade, questões sociais e de patrimônio cultural estarão em destaque nesta quinta edição do Cozinhando com Palavras. Pela primeira vez, o ambiente recebe o chef colombiano Juan Manuel Barriento, do estrelado El Cielo, que tem um trabalho intenso de capacitação de ex-guerrilheiros e refugiados. Outros nomes que marcam presença no espaço: Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e até o apresentador Zeca Carmago.
  • Salão de Ideias - Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, contemplará discussões atuais e de amplo interesse, estabelecendo relações entre as questões sociais e as artes, como a literatura, a música e o cinema. Mesas sobre os temas: Fakenews, lideranças negras, o protagonismo da mulher negra, abolição da escravatura, feminismo e outras importantes discussões atuais. Debates sobre gêneros literários também serão destaque no Salão como crônicas (com Miriam Leitão e Antônio Prata), Poesia (Ryane Leão e Alice Sant' Anna, Romance Policial (Raphael Montes e Vitor Bonini), entre outros.
  • BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias) - Duas praças, com caminhões biblioteca e atividades para o público, apresentarão desde saraus, contação de histórias e slams até espetáculos de música e literatura. Nomes como Elisa Lucinda, Eva Furnari, Xico Sá, Sergio Vaz, entre outros, estarão presentes na programação.
  • Auditório Edições Sesc São Paulo – espaço para encontros criados a partir dos livros das Edições Sesc e dos temas presentes na programação da instituição. Serão oferecidas mesas sobre cinema, música, filosofia, história, arquitetura, meio ambiente, antropologia, entre outras, além de temas importantes da atualidade.
  • Espaço Infantil – Tenda das Mil Fábulas Correios - o nome foi escolhido em homenagem ao nosso convidado de honra, Sharjah, nos Emirados Árabes, e faz referência a uma obra bastante representativa na cultura árabe: o Livro das Mil Fábulas, conhecido no ocidente como o Livro das Mil e Uma Noites. O espaço traz atividades para as crianças, nas quais estão presentes fábulas, lendas, histórias, contos e mitos, com destaque para a diversidade cultural brasileira e a diversidade humana. Entre os autores confirmados na Tenda estão: Ana Maria Machado, Lázaro Ramos, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Daniel Munduruku, Cristino Wapixana e Yaguarê Yamã.
  • Espaço Cordel e Repente – contará com cordelistas e repentistas de 8 estados do Nordeste, além de poetas radicados em São Paulo Rio de Janeiro e Brasília. Além de oficinas, debates e encontros com autores. Entre os nomes que participam de atividades neste local estão: Moraes Moreira, Socorro Lira, Maciel Melo e Bráulio Tavares.
  • Espaços de Autógrafos Suzano – Três espaços receberão autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro.
  • Espaço Papo de Mercado - Espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro. Serão debatidos temas como: autopublicação, livros brasileiros no mundo, feiras literárias, negociação de direitos autorais com países árabes, tendências de mercado e a importância da exportação para o mercado hoje.
Principais números desta edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Investimento
R$ 32 milhões
Área ocupada total
75 mil metros quadrados
Expositores
197 expositores
Espaços culturais
14
Horas de programação
1500
Autores nacionais
291
Autores internacionais
22
A 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Microsoft, BIC®, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP, Itaú Cultural e Abigraf.
Encontrei a querida Lilian Cardoso, responsável pela LC Agencia de Comunicação. Tenho muito carinho e orgulho desta parceria. Eles fazem um trabalho incrível e foi minha primeira parceira literária. Adoro esta parceria!
A organização do evento foi impecável e ainda recebi este kit maravilhoso, com artigos personalizados da Bienal. Ganhei uma ecobag linda, um guarda chuva, avental, cartazes e marcadores. Amei!
Em breve, mais informações sobre a programação pelo site ou pelas redes sociais
Serviço
25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
03 a 12 de agosto de 2018
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / 02012-021 São Paulo – SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet