Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Auschwitz Prisioneiro (sobrevivente) 188850

Olá!
Hoje trago o livro Auschwitz Prisioneiro (sobrevivente) 188850, de Maura Palumbo, Editora Duna Dueto.
Eu adoro livros sobre guerras, especialmente sobre o holocausto. Quando soube do trabalho da Maura, fiquei muito curiosa para ler e resenhar seus livros. 
A entrevista que ela deu para o blog você pode conferir aqui

Minhas Impressões
Este tocante livro é baseado na história real de Francisco Balkanyi. Maura Palumbo foi selecionada por ele para escrever sua história, após escrever seu primeiro romance O Perfume das tulipas.
Este livro relata a epopéia trágica de uma família durante o holocausto. Apenas DUAS únicas famílias do mundo todo sobreviveram inteiras ao holocausto, a do Sr. Balkanyi foi uma delas.

Maura detalha a saga familiar, mesclando os capítulos com detalhes da vida de Hitler. Interessante a comparação entre os dois personagens, tão antagônicos. Como todos os livros deste período tão absurdo é uma leitura triste, mas é uma história muito bonita e inspiradora.

Maura utiliza uma linguagem muito interessante nesta trama. Como ocupa o lugar de narradora das lembranças do Sr. Francisco, tive a impressão que era o próprio protagonista que me contava as histórias terríveis deste período tão difícil.

Além da guerra, o livro explica sobre os antepassados de Francisco e como viveram após o término dela. Chamou minha atenção como cada um carrega e elabora de forma diferente, em seu íntimo, esta carga tão sofrida. No final do livro, ele vive no Brasil. Me emocionei com sua garra e sua esperança. O livro passa uma linda mensagem de otimismo, uma verdadeira lição de vida e resiliência.

O livro chama a atenção para questionamentos importantes como por que ninguém bombardeou os campos de concentração. Relata ainda sobre episódios onde coragem e determinação fizeram diferença nas histórias pessoais de prisioneiros.

Olha só que interessante, quando mostrei o livro no Instagram, uma amiga comentou que conheceu pessoalmente o neto dele, pois mora na mesma cidade dela, no Sul do Brasil!

Sobre o livro
A capa é impactante e retrata a mensagem do livro. Bonita e caprichada edição da Editora Duna Dueto.
Ótima diagramação. Letras em tamanho confortável, páginas amarelas, sem erros. 

A escrita da Maura é fluida e a trama bem conduzida. Se leituras sobre guerra e sobre o holocausto te interessam, não pode deixar de conferir este livro. Leia e me conte o que achou. Recomendo esta leitura.

Sobre a autora
Maura Palumbo nasceu em 1963, na cidade de São Paulo. Cursou Direito na PUC-SP e hoje é empresária. Publicou dois livros pela Duna Dueto Editora: O perfume das tulipas e Auschwitz – Prisioneiro (sobrevivente) 186650 – Romance baseado na história de Francisco Balkanyi. Seu terceiro livro, Entre os canteiros, é uma continuação de O perfume das tulipas e retrata a vida no pós-guerra. Ministra palestras sobre Nazismo, Segunda Guerra e temas correlatos em universidades, escolas, centros culturais e para grupos.

Auschwitz Prisioneiro (sobrevivente) 188850
Autor: Maura Palumbo
Ano: 2017
Páginas: 192
Editora: Duna Dueto
Classificação 5/5
Livro cedido pela autora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Comentários

  1. Oi Claudia, livros que falam de guerra sempre comovem, gostei da sugestão!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que capa!
    Eu gosto muito de livros com a temática da guerra e esse parece ser tão emocionante e forte.
    Não sei onde vou parar com tantos livros que quero ler, rs.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é