Eu Li: Agilidade Emocional

Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês um livro muito interessante. Quando soube deste lançamento, solicitei na hora, pois gosto muito de livros de psicologia. 
O livro é o Agilidade emocional, escrito pela minha colega, Susan David, psicóloga do corpo acadêmico da Escola de Medicina de Harvard. Este é um lançamento da Editora Cultrix, do nosso parceiro Grupo Editorial Pensamento.

Minhas impressões
Agilidade emocional foi o vencedor, em 2017,  da categoria Psicologia do prêmio "Livros Para Uma Vida Melhor (Books for a Better Life).  Foi uma leitura ótima. Agrega conhecimentos e ensina de uma forma prática.

Realmente é um livro que se destaca dos demais na sua área. Primeiro porque é um livro muito bem escrito, Susan, sua autora tem um currículo sensacional e demonstra todo seu conhecimento através da sua escrita. Também se destaca porque é uma leitura interessante e de fácil compreensão, ou seja, você não precisa ser  psicólogo, ou profissional da saúde para compreender o livro.

Susan é bastante didática e utiliza vários casos clínicos e pesquisas para exemplificar os conceitos, tornando a leitura motivadora e cheia de curiosidade.

Uma das coisas mais raras que eu faço é grifar o livro, normalmente uso post-its para destacar as passagens que mais me chamam a atenção e também para preparar a resenha para vocês. Desta vez, usei marcador de texto, pois este é, com certeza, um livro de estudos e que me acompanhará no dia à dia do consultório.

A idéia básica do livro é treinar as pessoas a enxergarem melhor suas dificuldades. O primeiro passo é aprender a se "desenredar" e através de técnicas comportamentais, prosperar. As técnicas utilizadas por Susan são coerentes, práticas e possíveis. Estas técnicas seguem etapas e são elas: olhar de frente, afastar-se, ser coerente com seus motivos e seguir em frente. Todas estas etapas são explicadas no livro com exemplos e detalhes.

É incrível como estes conceitos fazem sentido e acontecem sempre. As vezes o problema é tão complexo, que é preciso um certo distanciamento para enxergar uma possível solução. 

Susan explica também duas questões que "atormentam" as pessoas e podem atrapalhar muito estes processos, a resistência e a ruminação dos pensamentos e acontecimentos, ou seja o quanto pensar, pensar e pensar sem trégua na questão pode atrapalhar a sua vida.

O livro me trouxe reflexões, me me fez repensar algumas atitudes e comportamentos que apresento, de forma muitas vezes inconscientes, no meu cotidiano.

" Minha meta com este livro é ajudá-lo a se tornar mais consciente das suas emoções, a aprender a aceitá-las e a fazer as pazes com ela e então prosperar, aumentando sua agilidade emocional" (página 14)


Sobre o livro
Achei a capa bonita, ela transmite a mensagem do livro. Adorei a diagramação, prática e clara, contribui para uma leitura mais fluida. 
Páginas brancas, letras em tamanho confortável para leitura. Ótima revisão, sem erros de português. 
Foi uma leitura muito produtiva e que me trouxe muitos questionamentos.
Este exemplar já "mora" no meu consultório.
Recomendo muito esta leitura!

Sobre a autora
Susan David é psicóloga pela Faculdade de Medicina de Harvard, co-fundadora e co-diretora do Institute of Coaching no Hospital McLean e CEO da Evidence Based Psychology, uma consultoria de negócios. Palestrante e consultora disputada, Susan trabalhou com executivos de alto escalão em centenas de importantes organizações, entre elas Nações Unidas, Ernst & Young e o Fórum Econômico Mundial. Seu trabalho foi destaque em inúmeras publicações.  Nasceu na Africa do Sul e mora com a família em Boston

AGILIDADE EMOCIONAL
Autor: Susan David
Ano: 2018
Páginas: 293
Editora: Cultrix
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Comentários

  1. Oie!
    Confesso que não gosto de livros desse genero, mas vou anotar a dica para conferir futuramente. Fiquei bem curiosa depois que li sua resenha, estou empolgada para ler o livro.
    Bjks!
    Histórias se Fim

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Não conhecia o livro, mas gostei da dica, faz muito tempo que não leio livros desse gênero, dica anotada.

    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Clauo, não sei se leria o livro. Faz muito tempo que não leio livros assim. Mas achei bem interessante e completo. Ótima dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O título me chamou a atenção justamente por lembrar algo que seria escrito por um psicólogo. Estou no primeiro semestre do curso de psicologia, e adorando. Sempre tento saber mais da área, mesmo ainda estando no comecinho, e também adoro receber indicações literárias :)
    Embora eu não costume ler esse tipo de gênero, fiquei animada garças aos seus elogios e por saber do prêmio que o livro ganhou. Isso conta muito, e parece ser uma leitura cheia de aprendizados!
    Adorei a resenha *-* beijos, chuchu!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Flor, tudo bem??
    Eu apesar de não ter em minha formação psicologia, gosto muito dos temas abordados.
    Tenho vários livros sobre linguagem corporal em minha estante.
    Achei esse livro bem interessante por trazer ensinamentos para o dia a dia, com certeza vou dar uma procurada nesse livro.
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas