Eu Li: Tudo Pode Ser Roubado - Giovana Madalosso - Editora Todavia

Olá!
Hoje trago um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Tudo pode ser roubado, da Giovana Madalosso, Editora Todavia.
Quem me conhece sabe que não costumo fazer elogios rasgados, nem entusiasmados, mas este livro merece e muito. Eita livro bom! Confere comigo.

Sabe quando você imagina que vai gostar do livro antes mesmo da leitura? Pois é, foi o que aconteceu com Tudo pode ser roubado
Este é o segundo livro que leio da Giovana. Seu primeiro foi   A Teta Racional, livro de contos. Você pode conferir a resenha aqui. Adorei esta leitura e a escrita da Giovana e por isso já estava ansiosa para ler este, seu primeiro romance.
QUE LIVRO, gente! Como esta moça é talentosa, como escreve bem. 
Desta vez temos uma trama muito original. A personagem é uma garçonete num restaurante badalado. Após o expediente sai com clientes e sempre furta algum objeto da pessoa, ninguém desconfia da moça. Os objetos destes delitos são vendidos para Tiana, uma personagem trans, dona de um brechó de luxo e de um bom coração e por quem passa a nutrir um certo afeto. Tiana representa o lado doce e terno da trama. Certo dia Biel, um cara enigmático e que chama a atenção da nossa protagonista, aparece no restaurante com uma proposta sedutora, uma grana preta para roubar um livro, uma edição raríssima do livro O Guarani. E assim Giovana desenvolve esta poderosa história. 
Escrito em primeira pessoa, temos aqui detalhes sutis que fazem toda a diferença. 
Em primeiro lugar a protagonista não é uma coitadinha, sofredora que precisa roubar para sobreviver. A autora deixa claro que não é este o tom da personagem. Sem ser piegas, ela conseguiu gerar empatia e e me deixou muita curiosidade.  Durante a leitura "conversei com autora, em pensamento" em vários trechos da trama. Me perguntava porque ela cometia estes delitos, tentando traçando hipóteses e entender sua personalidade.
Um dado simbólico, todos os personagens têm nome, menos nossa mocinha. Solitária, demonstra carinho por Tiana e pelo Biel (além de algo mais?). Na maior parte do tempo nossa protagonista é durona, por vezes fria, não se envolve nos relacionamentos e raríssimas vezes fica com remorso ou em dúvida quanto aos seus roubos. 

Giovana criou um universo único, pois ao mesmo tempo que é diferente, ele é muito possível.  Achei interessante conhecer vários personagens diferentes que passam pela vida da nossa protagonista. São homens e mulheres, pessoas interessantes, interessadas, carentes, ricos, doentes, chatos, mas não há envolvimento com eles.

A saborosa escrita de Giovana deixa um gostinho de quero mais e já aguardo com ansiedade seus novos textos.
Relendo o post que escrevi para seu livro Teta Racional, me surpreendi com uma frase que usei lá e que reflete meu pensamento hoje. Transcrevo aqui: prepare-se para um livro intenso, que te tirará da zona de conforto e do lugar comum. Estes, acredito, são os principais méritos do livro. Um livro ótimo, para ser lido sem moderação. 

Olha só que máximo, o livro é tão bom e bem escrito que vai virar filme. Óbvio que eu já estou doida para assistir.  
Acabo a leitura querendo muito conversar Giovana e com outros leitores que leram esta trama interessantíssima. Portanto leiam e depois me contem o que acharam. Vamos trocar impressões sobre Tudo pode ser roubado. Recomendo muito esta leitura. Leiam, leiam!
Amei a capa, achei lindo o colorido. Acima a segunda capa, toda desenhada com elementos da trama (a terceira capa também é assim), adorei. O título do livro é ótimo e passa a mensagem da trama. A diagramação da Editora Todavia é muito boa. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento, revisão perfeita.  O livro é composto por capítulos curtos, que contribuem para uma leitura fluida e envolvente.

Título: Tudo Pode Ser Roubado 
Autor: Giovana Madalosso
Ano: 2018 
Páginas: 128
Editora: Todavia
Avaliação: 5/5 - FAVORITADO
Livro cedido pela autora
Para comprar: Editora Todavia | Amazon.
Adicione o livro no Skoob.
SinopseA protagonista de Tudo pode ser roubado trabalha como garçonete em um conhecido restaurante na região da Avenida Paulista. É nas horas vagas que ela acumula boa parte das suas economias,aproveitando encontros fortuitos nas casas de homens e mulheres aleatórios para roubar roupas de grife e objetos de valor. Até que um desconhecido a aborda no restaurante lhe oferecendo uma bolada para roubar um livro. Não um livro qualquer: a primeira edição de O Guarani, de 1857, arrematada em leilão por um professor universitário que se recusa a vendê-la. A partir daí, a protagonista mergulhará cada vez mais em um estranho submundo que mistura um milionário excêntrico, drogas e sexo.

Sobre a autora: Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975, e vive em São Paulo. É formada em Jornalismo pela UFPR. Durante quinze anos, trabalhou como redatora publicitária. Além de literatura, hoje também escreve roteiros para TV. 
Acompanhe o trabalho da Giovana pelo Facebook e pelo Instagram.



Comentários

  1. hummm, parece interessante a trama. Já fiquei cá a imaginar coisas.
    Dio santo... fui eu quem disse que não gosto de lista, certo? ok
    Vida que segue. Já são oito títulos anotados nesse domingo.
    Livraria Cultura, me aguarde. rs

    bacio e boa semana cara mia

    ResponderExcluir
  2. Legal sua resenha, parabéns, gostei de conferir sua opinião, mas não é um tipo de leitura que me interesse em fazer agora, quem sabe mais para frente não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a autora, mas gostei da premissa. Até porque vc falou tão empolgada na resenha que despertou a minha curiosidade pela leitura rs <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ainda não conheço essa autora, é a primeira vez que eu leio uma resenha desse livro. Você pareceu muito empolgada na sua resenha, e despertou a minha curiosidade em fazer a leitura também. Espero gostar assim, como você.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da premissa do livro e do fato da protagonista não se fazer de coitadinha para cometer seus delitos. E achei muito bacana colocar um clássico na trama, O Guarani. Quero ler antes de sair o filme.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, e achei o enredo bem interessante, fora que saber que a protagonista não tem frescura já é maravilhoso
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeee que resenha linda.
    Não conhecia o livro, mas já preciso.
    Eu também quando digo que um livro é bom é porque ele é muito bom, saber que é um dos melhores que vc leu, me deixou extremamente curiosa para conhecer melhor essa história.
    E caraaaaaa que legal que vai ter filme hehehhee

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem? Gostei bastante do enredo, parece bem interessante, não conhecia o livro, mas anotei a dica aqui, que bom que gostou, pois deixou transparecer na sua resenha, parabéns. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas achei o enredo bastante interessante. A premissa é bem diferente e acho que deve ser uma leitura muito envolvente. Confesso que a capa não atrairia minha atenção, então, adorei conferir sua resenha e conhecer mais sobre a obra. Dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ficado apaixonada por esse livro só pela capa, agora com a resenha fiquei mais instigada ainda a ler.
    Interessante isso da personagem não ter um nome, bem simbólico mesmo.
    Fiquei curiosa para saber o motivo dos furtos e como termina. Dica anotada!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Que interessante, estou a procura de livros diferentes, pois no mes de avril li alguns livors com temas fortes (Abuso e doença), então preciso tirar minha cabeça de tudo isso, kkkkk e esse parece ser um livro assim, como procuro no momento.
    Vou adicionar a minha lista para a próxima compra.
    Otima dica.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Nossa, a trama é realmente bem diferente do que vemos normalmente pelos livros, me interessei bastante pelo livro graças a sua resenha pois a capa não me chamou atenção (e isso diminuiria e muito as chances de eu pegar o livro por vontade própria) mas sua resenha me fez ver o enredo maravilhoso e me.fez vonrade de conhecer a escrita da autora!

    Muito obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  13. Que bom que o livro te agradou tanto assim e que é a segunda obra da autora que curte. O enredo não chamou muito minha atenção, nem mesmo incluindo essa proposta de roubo de um livro raro, mas vou ficar de olho nos próximos livros dela.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem suas obras, mas de fato a sinopse para ser algo interessante e até arrisco a dizer diferenciado?! Gostei e com certeza será dica anotada. A capa é realmente linda e o primeiro chamariz. Adorei a sua resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, só o título já havia chamado a minha atenção, e pela sua resenha eu achei a premissa da história sensacional, já fiquei curiosa para saber mais sobre esses roubos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu não conhecia o livro mais ele me parece interessante. Vou procurar mais sobre a autora e o livro dica anotada

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Que amor você tem por esse livro, hein?
    Eu ainda não conhecia essa autora, mas achei muito legal a forma como ela parece trabalhar seus livros e fiquei muito contente por saber que o livro será adaptado. É uma dica de leitura que não posso deixar de anotar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. todavia


    @todavialivros
    28 de mar
    Mais
    Dica: TUDO PODE SER ROUBADO, de @gmadalosso, é o livro escolhido para o Clube Literário do @SESISP_Oficial que acontece neste sábado (30/3), às 15h, em São Paulo.

    Mais informações: http://bit.ly/madalosso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas