Eu Li: Desenhados Um Para o Outro

Olá!
Hoje trago a resenha da graphic novel Desenhados Um Para o Outro, de Aline e Robert Crumb, da nossa parceria com a Editora Companhia das Letras, selo Quadrinhos na cia.


Sinopse
Abrangendo quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem igual, Desenhados um para o outro é um retrato hilariante dos Crumb, um casal singular na sua excentricidade e adoravelmente infame. O livro documenta a saga do relacionamento boêmio dos dois, retratando a confusão, a violência e a constante (e maravilhosa) sordidez que é o dia a dia chez Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais. O escopo cronológico de Desenhados um para o outro também serve ao panorama contracultural e de exilados dos Estados Unidos por quase meio século. As histórias começam nos morros do norte californiano, com singelos passeios pela Haight-Ashbury, e vão até uma louca e malfadada aventura pelo deserto do Arizona. Os hippies dos anos 1970, os yuppies dos anos 1980, o nascimento da filha Sophie, o êxodo do casal para a França, está tudo aqui. Este volume extraordinário mostra como essas duas almas profundamente cativantes, neuróticas e atormentadas encontraram a redenção ao se autodesenhar.



Minhas impressões
Eu gosto muito de ler graphic novel e logo que tem lançamento de uma nova, fico de olho. Então quando eu soube de Desenhados um para o outro, solicitei na hora. 

Este livro foi uma grande surpresa, principalmente porque terminei o livro sem saber se tinha gostado dele...rs. Explico melhor. Este livro tem os ingredientes certos para chamar minha atenção, foi escrito por um casal de desenhistas, acompanhamos seu relacionamento, sua rotina, sua história. Só que eu acho que eles "carregaram um pouco a mais nas cores das tintas". Em algumas passagens ficou um tanto quanto escrachado demais. O livro é bom e interessante, mas por vezes exagerado. As tirinhas mostram que o casal às vezes perde um pouco a noção de respeito, no meu entender. Situações hilárias, somam-se à outras que pretendiam ser engraçadas, mas ficaram caricatas demais. Como eles se apresentam como quadrinhos underground, talvez minha estranheza venha por não ter contato com este tipo de quadrinhos e de literatura.

Apesar destas observações o livro é interessante sim. A dupla dinâmica dos quadrinhos desenhou junto, de 1974 a 2011. O pano de fundo é bem interessante, mostrando passagens das épocas vivenciadas. Eles têm uma filha, Sophie em 1981 e depois resolvem morar no sul da França. Foi uma leitura bem doida e agitada.


Sobre o livro
Adorei a capa e a contra-capa, combinou muito com a história deles. Gostei muito do contraste do amarelo, vermelho da capa. A diagramação é ótima, desenhos coloridos e em branco e  preto, com diversas fontes. Chamou a minha atenção o fato desta HQ ter bastante texto, principalmente dos diálogos do casal de autores. A leitura  não foi muito rápida, mas foi bem interessante e muito diferente. Adorei o formato do livro. A Companhia das Letras arrasou mais uma vez nesta edição original.
Esta leitura é indicada para adultos, por conta do seu conteúdo e da sua linguagem.


Desenhados Um Para o Outro
Autor: Aline e Robert Crumb
Ano: 2018
Páginas: 272
Editora: Companhia das Letras
Classificação 4/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas