Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Desenhados Um Para o Outro

Olá!
Hoje trago a resenha da graphic novel Desenhados Um Para o Outro, de Aline e Robert Crumb, da nossa parceria com a Editora Companhia das Letras, selo Quadrinhos na cia.


Sinopse
Abrangendo quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem igual, Desenhados um para o outro é um retrato hilariante dos Crumb, um casal singular na sua excentricidade e adoravelmente infame. O livro documenta a saga do relacionamento boêmio dos dois, retratando a confusão, a violência e a constante (e maravilhosa) sordidez que é o dia a dia chez Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais. O escopo cronológico de Desenhados um para o outro também serve ao panorama contracultural e de exilados dos Estados Unidos por quase meio século. As histórias começam nos morros do norte californiano, com singelos passeios pela Haight-Ashbury, e vão até uma louca e malfadada aventura pelo deserto do Arizona. Os hippies dos anos 1970, os yuppies dos anos 1980, o nascimento da filha Sophie, o êxodo do casal para a França, está tudo aqui. Este volume extraordinário mostra como essas duas almas profundamente cativantes, neuróticas e atormentadas encontraram a redenção ao se autodesenhar.



Minhas impressões
Eu gosto muito de ler graphic novel e logo que tem lançamento de uma nova, fico de olho. Então quando eu soube de Desenhados um para o outro, solicitei na hora. 

Este livro foi uma grande surpresa, principalmente porque terminei o livro sem saber se tinha gostado dele...rs. Explico melhor. Este livro tem os ingredientes certos para chamar minha atenção, foi escrito por um casal de desenhistas, acompanhamos seu relacionamento, sua rotina, sua história. Só que eu acho que eles "carregaram um pouco a mais nas cores das tintas". Em algumas passagens ficou um tanto quanto escrachado demais. O livro é bom e interessante, mas por vezes exagerado. As tirinhas mostram que o casal às vezes perde um pouco a noção de respeito, no meu entender. Situações hilárias, somam-se à outras que pretendiam ser engraçadas, mas ficaram caricatas demais. Como eles se apresentam como quadrinhos underground, talvez minha estranheza venha por não ter contato com este tipo de quadrinhos e de literatura.

Apesar destas observações o livro é interessante sim. A dupla dinâmica dos quadrinhos desenhou junto, de 1974 a 2011. O pano de fundo é bem interessante, mostrando passagens das épocas vivenciadas. Eles têm uma filha, Sophie em 1981 e depois resolvem morar no sul da França. Foi uma leitura bem doida e agitada.


Sobre o livro
Adorei a capa e a contra-capa, combinou muito com a história deles. Gostei muito do contraste do amarelo, vermelho da capa. A diagramação é ótima, desenhos coloridos e em branco e  preto, com diversas fontes. Chamou a minha atenção o fato desta HQ ter bastante texto, principalmente dos diálogos do casal de autores. A leitura  não foi muito rápida, mas foi bem interessante e muito diferente. Adorei o formato do livro. A Companhia das Letras arrasou mais uma vez nesta edição original.
Esta leitura é indicada para adultos, por conta do seu conteúdo e da sua linguagem.


Desenhados Um Para o Outro
Autor: Aline e Robert Crumb
Ano: 2018
Páginas: 272
Editora: Companhia das Letras
Classificação 4/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç