Doação de Sangue - 20 COISAS DO BEM

Hoje é dia de Blogagem Coletiva do Projeto #20coisas!!
Para ver as postagens anteriores clique aqui, aqui e aqui.
A idéia desta postagem é mostrar algo bom que você faz ou que você conhece: voluntariado, doação de sangue, doação de medula, doação de roupa, doação de comida, ajuda à moradores de rua, atividades de igreja que ajudam outras pessoas, ONGs, ONGs de animais, etc..

Trouxe para vocês uma atividade que me deixa muito feliz. Sou doadora de sangue há um bom tempo. Completei minha décima doação de sangue voluntária pela Fundação Pro-Sangue e com isso ingressei no Clube Irmãos de Sangue!!

20 coisas sobre doação de sangue
  1. É necessário estar em boas condições de saúde.
  2. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  3. Pesar no mínimo 50 kg.
  4. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  5. Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  6. Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  7. Homens podem doar a cada 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses)
  8. Mulheres podem doar a cada 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
  9. As doações podem ser agendadas pela internet, é fácil e rápido. Eu sempre agendo e sou atendida de forma rápida e tranquila. Clique aqui.
  10. Antes de deixar o banco de sangue, o doador deve permanecer sentado por, pelo menos, 15 minutos. Coma e beba o lanche oferecido.
  11. Tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após a doação. Isto ajudará na reposição do volume perdido durante a doação. Esta medida é particularmente importante nas primeiras 4 horas após a doação.
  12. Evite subidas pesadas e exercícios físicos extenuantes por 12 horas. Esta conduta previne sangramentos e ajuda na cicatrização do local onde a agulha foi colocada. Também permite que seu corpo se ajuste à perda de volume ocorrida na doação.
  13. Mantenha o curativo no local da agulha por, no mínimo, 4 horas. Se notar que o local voltou a sangrar, aplique uma pressão sobre o local por 2-5 minutos e então troque a curativo, mantendo-o por mais 4 horas.
  14. Se, após deixar o banco de sangue, sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas. Estas medidas evitam quedas da própria altura e aumentam a circulação de sangue na cabeça, aliviando rapidamente os sintomas.
  15. Se achar que existe uma razão pela qual o seu sangue não deve ser utilizado para transfusão e você não pode ou não quis dizer isto durante a doação,  entre em contato o mais breve possível com a Pró-Sangue e solicite que seu sangue seja descartado. O descarte será totalmente confidencial. Isto é de grande importância para a segurança da transfusão do sangue que você doou e dos pacientes que recebem seu sangue.
  16. O processo de doação é rápido, e a doação demora em média 20 a 25 minutos.
  17. Normalmente perto de feriados os estoques de sangue costumam baixar, aproveite para doar. As doações são sempre necessárias.
  18. As pessoas geralmente não tem o costume de realizar doações de sangue voluntárias. Doe sempre que possível, mesmo que você não conheça ninguém que precise de doação de sangue. Conscientize seus amigos e familiares também! 
  19. Confira as unidades da Fundação Pro-Sangue disponíveis para doação.
  20. Doar sangue é um ato de amor. É incrível como faz bem! Sempre saio do posto de doação com uma sensação maravilhosa de auxiliar, mesmo que um pouco, quem precisa.
Doe sangue você também!! Participe desta campanha tão importante.
Doar sangue é doar amor!

Não esqueça de passar nos blog das meninas. Confira as postagens delas, tem muita coisa bacana! Esta postagem foi idéia da Karen Peressuti.
Andy Vieira - Divagações de Leitora
Hanna Carolina - Mundinho da Hanna
Heloisa Lofrano - Onde Cê Vai Loko
Juliana Bronchini - Juliana Bronchini
Juliana Passerini - Descomplica os trinta
Karen Peressuti - Férias pra Ontem
Michelle Graça - Michellandia
Tatiane Carneiro - Tatiane C de Souza
Tatiane Santana - Escritora de Quinta


Comentários

  1. Oi Claudia!
    Doar sangue é realmente importante, porém nunca doei porque sempre to fazendo uma tattoo nova hehe
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Doar sangue é uma das ações mais lindas que podemos fazer pelo outro. Pena que nem todo mundo pode fazer isso... Eu sou uma dessas pessoas, doei sangue uma única vez, mas minha pressão era tão baixa que o sangue não saía direito na bolsa... Já pensei em tentar novamente, mas tive Zika e fui vacinada por duas vezes cotra febre amarela, então nem sei se posso fazer isso tão cedo também... mas continuo achando uma ação linda e super apoio quem pode fazer... =)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Oie, Clauo!!

    Que post mais legal e bonito! Parabéns pela iniciativa, é um ato de amor ao próximo!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas