Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Minha Primeira Internação, Sofia Duarte - Editora Kiron

Olá!!
O post de hoje é muito fofo! Este é o primeiro livro que recebo da nossa parceria com a Editora Kiron
Quando eu soube que este livro estava disponível solicitei na hora, pois este tema me interessa muito. Trabalho com pacientes internados e percebo a dificuldade da família explicar este momento delicado para as crianças.
Minha primeira internação foi escrito pela minha colega, psicóloga, Sofia Duarte.
O momento da internação e o período que a antecede geralmente são momentos estressantes e que geram ansiedade não só na criança, como na família toda. Esclarecer o que é a internação de uma forma simples e lúdica é um grande desafio. Neste ótimo livro, Sofia consegue mostrar para os leitores que a internação pode ser um período tranquilo, ou no mínimo possível de ser enfrentado. Utilizando uma linguagem ao mesmo tempo simples e didática, Sofia encontrou um tom adequado e interessante para abordar este tema.
Eu achei muito interessante a forma como a autora contou esta história. Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história do macaquinho Jonas, que precisou ser internado. Utilizou bonequinhos e um cenário muito bacana, de papelão, cheio de detalhes que fazem parte de um quarto de hospital. Sofia nos apresenta a equipe médica e multiprofissional, explicando o papel de cada profissional. Também explica os principais aparelhos e exames médicos. Mostra ainda de forma lúdica o processo de internação, desde a chegada do paciente (aqui no livro, do macaco Jonas) até sua alta hospitalar.
SinopseA hospitalização infantil é um evento estressante que exige muito suporte. As primeiras experiências em saúde podem influenciar muito a forma como adultos enfrentarão enfermidades e lidarão com os mais diversos aspectos de cuidado e autocuidado. Algumas práticas antigas de atenção à saúde da criança promovem visões de inferioridade e incompetência do infante frente ao seu tratamento, bem como uma relação parcial, distante, impessoal e pouco empática entre profissional e paciente. Um modelo mais humano de cuidado vem sendo implementado aos poucos nos últimos anos, que vê a criança como um ser capaz de participar de modo ativo de seu processo de saúde. No intuito de contribuir neste âmbito, Minha Primeira Internação tem o objetivo de mostrar às crianças os principais profissionais, objetos, situações e exames que irão encontrar dentro de um hospital, com vistas a diminuir a ansiedade inicial frente a um evento potencialmente adverso e auxiliar na promoção de autonomia de uma forma lúdica e divertida.
Ficha técnica:
Título:  Minha primeira internação
Autor: Sofia Duarte
Ano: 2017 
Páginas: 40
Idioma: português
Editora: Kiron
Livro cedido em parceria com editora

Composição da minha avaliação:(cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - Excelente 
Adicione o livro no Skoob
A capa é linda, aliás o livro todo é muito bonito. Gostei muito da diagramação, da cor das páginas, do tamanho das letras, que são confortáveis para leitura. Adorei a idéia de utilizar bonequinhos e o cenário de papelão com desenhos e detalhes fofos. Ficou bem diferente e original. Edição caprichada da Editora Kiron! É um livro muito gostoso de ler, não só por quem está passando por uma situação de internação, mas também para elucidar dúvidas e curiosidade de crianças e adultos sobre este tema, por vezes difícil, mas super importante. Gostei muito também do formato do livro, brochura 20X25cm, que facilita o manuseio do livro e a leitura.

Sobre a autoraSofia Duarte é psicóloga especialista em Saúde da Criança, escritora e artista plástica. Formada pela Universidade de Brasília e pós-graduada pela Escola Superior de Ciências da Saúde, desenvolve produtos voltados para Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicologia Pediátrica.

Apesar de ser um livro infantil, recomendo esta leitura para toda a família. Gostei muito deste livro e acho que você também gostará. Ele já faz parte da minha biblioteca no trabalho também.
Para comprar Minha primeira internação
Site da Editora Kiron
Amazon (versão e-book)


Comentários

  1. Achei muito fofo ^^ Amei o post, tem super dicas. Adorei o livro!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que vi sobre seu post no Pinterest e levei um susto, pensei: vou lá ler o blog e aí chego aqui é me deparo com essa cisa linda. Pode ajudar muitas crianças, inclusive hospitalizadas. Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba Gabis!
      Fico feliz que tenha gostado, o livro é muito legal!
      Bjs

      Excluir
  3. Nossa, adorei o livro! Uma internação é complicada pra qualquer um, mas para uma criança é muito pior, esse livro com certeza é de grande ajuda! Também adorei as ilustrações, o cenário de papelão ficou o máximo.

    ResponderExcluir
  4. Assunto super delicado tratado com bastante carinho!! Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Puxa! Que tema importante para um livro infantil! Certamente vai ajudar muitas crianças a entenderem melhor esse momento difícil.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, uma ótima dica, pois por mais simples que seja a internação para as crianças é assustador e com certeza dessa forma fica mais fácil.

    Parabéns a autora pelo livro

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh como gostei dessa dica!
    Me lembro bem quando JM ficou internado, não foi fácil!

    ResponderExcluir
  8. Ótima sugestão de livro. É muito bom ter a leitura para apoiar e ajudar nessas situações difíceis e complicadas.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç